Crítica: 007 - Operação Skyfall


sábado, 24 de novembro de 2012


Oi gente! Voltando de um pequeno recesso devido aos meus estudos (sou blogueira de primeira viagem, desculpe pela ausência), hoje trago para vocês mais uma crítica de um filme cuja franquia comemora cinquenta anos em 2012. Estou falando de 007: Operação Skyfall.


O filme começa nos presenteando com uma clássica cena de ação (com direito à perseguição de moto sob os telhados de Istambul e uma luta em cima de um trem), seguida por uma abertura ao som de Adel cuja arte gráfica é, no mínimo, interessante. Logo no início, nos deparamos com uma missão falha e um James Bond que, assim como sua superior M (Judi Dench) e o próprio serviço secreto, já não se encontra mais nos dias de glória. O espião, que havia sido dado como morto e estava levando uma vida tranquila e descompromissada em uma ilha qualquer, volta á ativa ao saber de um ataque terrorista à sede da agência MI6, tendo então que encontrar o responsável pelo ataque e pelo roubo do HD com a identidade dos agentes secretos, ao mesmo tempo em que tem que se adaptar ao novo mundo, que não conta com canetas explosivas como nas eras anteriores.



007: Operação Skyfall conta com ótimas cenas de ação e, portanto, bons efeitos visuais e fotografia, até porque algumas cenas do filme se passam em Xangai, Macau e Istambul, garantindo a riqueza dos cenários. A trilha sonora também estava adequada - rendendo uma certa nostalgia - e o elenco estava impecável, com destaque para a atuação de Javier Bardem, que fez de um personagem possivelmente clichê um vilão altamente icônico e interessantíssimo, à altura de James Bond. Ele tem cabelos e sobrancelhas pintadas, é caricato nas suas aparições e é bem afetado, mas consegue ser cruel quando necessário e além de inteligente é responsável por um dos melhores diálogos do filme. Daniel Craig também mostra toda a atitude do espião, estando bem confortável no papel.


Apesar da história principal ser um tanto batida (filho reprimido em busca de vingança), o filme traz uma reflexão bem interessante sobre o antigo e o novo, mesmo que a abordagem não tenha sido tão aprofundada. Esse embate do antigo com o novo é visto tanto na própria trama (M sendo julgada como antiquada, Q com um certo ar de superioridade por ser um cientista jovem) quanto nas inúmeras referências aos filmes e épocas anteriores, com direito à um Aston Martin DB5 e confronto final na antiga propriedade inglesa Skyfall.

Depois de ver Operação Skyfall, posso dizer que os cinquenta anos de 007 foram muito bem comemorados em um filme empolgante com muitas cenas de ação e diálogos inteligentes, que promete agradar tanto os fãs antigos quanto os novos de Bond. Não chega a ser um filme brilhante, mas foi muito bem feito e constitui em uma ótima homenagem à série. Como é sentenciado no final do filme, "ele irá voltar", e é graças à Operação Skyfall que aguardarei com expectativa mais um filme do agente 007.

Postagens Relacionadas

25 comentários

  1. 007 é realmente um clássico, que felizmente não perdeu brilho com o passar dos anos. Considero-o a "versão urbano-tecnológica do Indiana Jones" XD. Pela crítica o filme é bem o que imaginava, e com certeza vou assistir assim que puder =)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha! Fiquei louca para ver o filme!! Acredita que eu nunca assisti nenhum filme do 007??
    Beijinhos!

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Suas resenhas são ótimas, hein? Adoro.
    Não sou muita fã de 007, mas já assisti alguns. Assistirei esse quando puder.
    bjoks

    ResponderExcluir
  4. Os filmes do James Bond são sempre divertidos, né? Gostei bastante de Skyfall, especialmente da participação do Javier Bardem, maravilhoso!

    ResponderExcluir
  5. Oi Vic,
    Ainda não assisti ao filme... Mas sua resenha está demais, me convenceu :)
    Beijo, tenha uma ótima semana
     Just Carol

    ResponderExcluir
  6. To doida pra ver esse filme,amei sua resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Vickawaii,
    eu já ouvi a música composta pela Adele (♥) e gostei muito e não tem como um filme do 007, não ter muita ação que faz a gente ficar tenso do começo ao fim. Esse ainda não assisti, mas gosto muito dos filmes dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não assisti! Deve ser legal :)

    pinkpimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ele parece ser um filme realmente incrível, mesmo com alguns pequenos deslizes.

    Quero muito ver!

    ResponderExcluir
  10. Nunca assisti nenhum dos filmes de 007. E não curti muito a música que Adele fez para o filme :/
    Tava vendo seus desenhos e me apaixonei. Parabéns :)

    Beijos
    delicadaeegoista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa não assisti o filme,adorei sua resenha!!!
    realityofgirl.blogspot.com.br
    Beijoos!!!

    ResponderExcluir
  12. AInda nn assisti, mas to querendo muuuutio, ainda mais depois da sua resenha *o* Adoro 007, desde o começo.As trilhas sonoras são sempre demais! Enfim, adorei a post <3
    xo,
    its-becky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. To querendo muito assistir!!
    Beijos
    Blog: http://www.blogdacaroln.com.br

    Fan Page: https://www.facebook.com/blogcaroln

    ResponderExcluir
  14. gostei do filme

    http://blogclubeteen.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu adorava ver 007, mas quando via era pequena, mas toda aquela ação, o cenário sempre me chamava atenção. Não tinha conhecimento do lançamento. Boa semana! :}

    O blog já têm post novo, vem dar uma olhada na Maratona de Tutoriais!
    http://www.world-cutest.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não assisti ao filme ainda.. então não tenho muito o que comentar sobre isso.
    Maaaas... ultimamente tenho visto muitos canais do youtube sobre livros e resenhas. Tem uns realmente incríveis de pessoas com gosto parecido com o meu... uma coisa maravilhosa! :)

    E daí, tô te falando isso porque acho demais que você deveria criar um canal também! Pra colocar vídeos das suas resenhas! Acho que você é uma das pessoas que tem as melhores resenhas, sabia? Tem sempre uma boa opinião sensata das coisas. Adoro passar por aqui! E acho que o vídeo poderia complementar muito o blog, já pensou na ideia? :)

    ;*

    ResponderExcluir
  17. eu ainda não assisti esse filme, pra falar a verdade, 007 é um filme que eu não tenho tanto interesse de assistir :D mas gostei desse ator, o Daniel ele se interagiu bem com o personagem :D

    mas esse fiquei com vontade de assistir, por ser a comemoração dos 50 anos do personagem, quando sair pra baixar, eu vou baixar pra assistir :DDD


    adorei a crítica :D beijinhos :*
    http://japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  18. Ainda não assisti esse filme, mas eu gostei bastante e estou bem afim de assistir.
    victory-blog1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. ñ sou tãão fã de 007, gosto dos antigos ;)

    ResponderExcluir
  20. Não tenho o que dizer sobre esse filme ainda, pois não assisti, mas é claro, pretendo muito assistir. :D Esperando chegar aqui o/

    www.ecleticus.com

    ResponderExcluir
  21. Quero muito assistir esse filme, não tive tempo de ir quando estava no cinema aqui da cidade D:
    República Crash - Clique Aqui

    ResponderExcluir
  22. Eu amo filme de ação, então esse foi até uma boa dica! Mesmo que eu não entenda muito pelas postagens de filme, só pelo nome eu gosto de assitir.

    http://saladadefrutasbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Aiii!! Eu quero assistir! :) Mas moro no interior e aqui ainda não chegou!! hahahaha Bjos

    http://www.scrapbi.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Acredita que eu ainda não assisti nenhum filme de 007? Acho que sou um ET. Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Não sei porque mas foi um filme que eu não quis e nem quero assistir,rsrs

    Beijo
    www.garotaxmulher.com

    ResponderExcluir