Resenha: O Hobbit


domingo, 9 de dezembro de 2012



Acho que todos que tiveram a oportunidade de entrar em contato com a obra de J. R. R. Tolkien através de O Senhor dos Anéis estão ansiosos para a estreia de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, que conta uma história igualmente mágica e genial sobre a grande viagem de Bilbo Bolseiro que, entre tantas aventuras, encontra o Um Anel. Pensando nisso, resolvi escrever uma resenha sobre o livro O Hobbit, que já adianto: vale a pena ler.


O livro começa nos apresentando Bilbo Bolseiro, um hobbit que leva uma vida tranquila e pacata, limitada à festas, chá das cinco e caminhadas pelos bosques, assim como as outras criaturinhas de sua espécie. Tudo isso muda quando Gandalf, um mago amigo da família por parte dos Tûks, convida Bilbo para participar de uma aventura. A princípio Bilbo recusa, mas como no dia seguinte um grupo de anões zangados e bagunceiros aparecem na sua casa para tomar chá e chamá-lo para a aventura, Bilbo resolve participar da expedição, tornando-se o ladrão da comitiva que partia rumo a montanha solitária para recuperar o tesouro de Smaug, o dragão.

E assim eles começam a jornada. Inicialmente, Bilbo fica bastante mal-humorado e não entende porque justamente ele foi escolhido, até porque ele não mostra muita desenvoltura como ladrão ao encontrar três trolls gigantes, logo no início, mas ao longo do livro surpreende salvando a vida de todos e também sua própria vida em passagens que requerem esperteza e habilidade. Aliás, uma dessas passagens é justamente quanto a comitiva é surpreendida por Orcs nas Montanhas Sombrias e, na confusão, Bilbo acaba separando-se dos demais e encontrando Gollum, que, como quem conhece O Senhor dos Anéis sabe, estava até então com o precioso anel.


Apesar de ser um momento marcante, não se engane ao pensar que O Hobbit conta a história de como foi reencontrado o Anel e apenas isso. O Hobbit é uma obra incrível com identidade própria, e que do início ao fim é repleto de aventuras e momentos importantes. A caravana encontra águias gigantes, se hospedam na residência de Beorn, viajam pela Floresta das Trevas, se envolvem com elfos, batalham contra Orcs e muito mais. A narrativa é (graças à Eru Ilúvatar!) bem mais fácil e menos densa que a de O Senhor dos Anéis, e os momentos de tensão e batalhas são equilibrados com situações realmente divertidas, de forma que o livro flui fácil e a leitura é bem agradável.

Eu recomendo O Hobbit pois é um livro bom de se ler e com uma história ótima, pensada nos mínimos detalhes. Talvez seja até redundância falar, mas Tolkien criou um universo fantástico, com criaturas extraordinárias, cenários perfeitos e até mesmo um idioma novo. Quem se interessa pela história mas não lê O Senhor dos Anéis ou, arrisco dizer, O Silmarillion (arrisco pois este último ainda não li) está perdendo de ler uma obra-prima, pois vale a pena ler quantas páginas for para entrar mais em contato com este universo. Para essas pessoas, recomendo a leitura de O Hobbit, pois quem o lê certamente irá atrás dos outros livros, iniciando assim, uma jornada inesperada.

Postagens Relacionadas

14 comentários

  1. Realmente parece ser um livro muito bom! Já me recomendaram, pois gosto muito de ler este tipo de livro. Acredita que eu nunca li ou cheguei a ver um filme completo de 'O Senhor dos Anéis'? Heheh!

    Beijos, Carol!
    Part Of Me

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, to louca pra ler esse livro!! Como a Carol ↑ disse, parece ser muito bom mesmo. Beijos <3
    http://tobelegant.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Li um pedaço do livro. Pra falar a verdade, eu ia só folhear umas páginas sem muito interesse, e quando eu vi tinha lido quase metade da história XD.
    A história é muito boa e o filme deve ser também, pelos trailers pelo menos os efeitos parecem ser bons e as cenas bem fiéis ao que a história dá a entender. Veremos se a resenha aqui também vai ser boa...

    ResponderExcluir
  4. Vários amigos meus já leram esse livro, estou super curiosa para lê-lo também. Adorei sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Realmente o Livro é fantastico . Eu li lá pelos 11 anos de idade - mas o livro nem era meu ~~shorey . Não me lembro de muitas coisas, mas sua resenha me fez avivar :33
    Você "redige"(sempre coloca entre aspas porque acho que está errado xD ) muito bem :33 Está de parabéns !

    Senhor dos Anéis eu até comecei a ler, mas naquela idade ficava com muito sono para continuar e parei mesmo bem no iniciozinho . Assim que eu tiver um emprego que me pague bem e não me trate como escrava, irei comprar todos os livros ( e uma nova remessa pois alguns meu gato batizou D: ) .

    Vc é um amor e ainda ama queen ♥ suhausahsauuau bjbj
    Yuuko.

    htt://mangetsu.com.br/neko

    ResponderExcluir
  6. To doida pra ler esse livro!! Gostaria de convidar você para participar da primeira Comunidade Brasileira de Blogs! La você dá dicas, participa e até pode ser o blog da semana. O site é novinho! Dá uma passadinha por lá.
    Beijos, Ana
    www.cbblogers.com

    ResponderExcluir
  7. parece muito bom esse livro. mesmo que eu nunca tenha assistido senhor dos anéis (confesso), tenho vontade, quem sabe lerei esse livro?hahaha
    beijão flor
    croquidemoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Hobbit é muito legal. Achei até mesmo que a história é bem mais tranquila de ler que o SDA e tão 'mágica' quanto. Ansioso pelo filme :)

    ResponderExcluir
  9. Eu li O hobbit há algum tempo e amei! *-*
    É realmente fantástico :)
    Quero muito ler logo O senhor dos anéis, mas ainda não tive tempo.

    Beijo grande :*

    ResponderExcluir
  10. Eu li o Senhor dos Anéis e também assisti os filmes. Esse livro eu ainda não li, mas me parece ser bom tb :D
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    Instagram: stephanieparizi

    Ps: tem sorteio na barra lateral do Lola!, venha conferir ^^

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia o livro,

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua resenha! (: Nunca li senhor dos aneis e nem assisti os filmes, mas não é por falta de vontade e sim por tempo :/ Mas agora nas férias quero ler todos. Inclusive o Hobbit, e sua resenha me deixou com mais vontade de ler. hahaha

    http://esquecerelembrar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Li O Hobbit depois de ler O Senhor dos Anéis (acho que quase todo mundo, ahha)! É um livro encantador mesmo sendo para crianças, queria ser filha do Tolkien, já pensou ser filha de um gênio contador de histórias que escreve um livro para seu filho? Sonho! Li O Silmarillion esse ano e não dá para sintetizar o livro em uma resenha ou em um comentário: a forma que Tolkien contou a história da criação pelos valar e a criação de Valinor, a cidade oculta dos Valares. É um livro perfeito e denso, tanto que demorei mais de duas semanas para lê-lo e O Senhor dos Anéis li em duas semanas os três!

    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca li o livro, mas assisti aos filmes e pensei; " O livro deve ser fantástico" por que livros é sempre melhor, mas fiquei com certo medo de comprar pois dizem que o filme é muito melhor e que o livro é péssimo, mas pelo que li aqui não é o que parece ser e aumentou mais ainda minha vontade de comprar. ♥

    ResponderExcluir