Meme: Cinco livros para ler em 2013


sábado, 20 de abril de 2013



Depois de um tempinho afastada dos livros (ano passado li basicamente Sidney Sheldon e os livros da faculdade), 2013 tem sido um ano bom para colocar as leituras em dia. Já li Morte Súbita e As Vantagens de ser Invisível, estou lendo As Crônicas de Gelo e Fogo e também li alguns livros antigos e renomados, como Admirável Mundo Novo e O Grande Gatsby. São apenas alguns livros que estavam na minha lista, mas tem muitos outros que pretendo ler. Enfim, chegando ao objetivo do post, um dos assuntos que eu mais converso com o Ferds do Maldito Vivant é justamente literatura, e ele me indicou para um meme muito legal que é falar cinco livros que eu lerei em 2013.

Anna Karenina


Consagrado como uma das melhores obras de Tolstói, o clássico Anna Karenina narra a polêmica história de amor e adultério entre a protagonista Anna Karenina e seu amante. Mais do que um romance, essa obra se questiona sobre valores da sociedade e sobre o significado da vida em si, tratando de ciúme, fidelidade, família, progresso, classe rural, fé e justiça. É um livro bastante contestador e profundo, que se passa na Rússia czarista e contém muitas críticas sociais. "Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira".

Os Miseráveis


Quem leu minha crítica, sabe que Os Miseráveis foi um dos filmes mais lindos e envolventes que eu já vi (fui no cinema três vezes!). Com uma história tão interessante e profunda como essa, não posso deixar de correr atrás do livro também. Os Miseráveis, de Victor Hugo, se passa numa França conturbada pelas revoltas estudantis, miséria e sede por revolução. Nesse contexto, o rígido inspetor Javert persegue Jean Valjean, um homem que ficou preso 19 anos por ter roubado um pão, acabou com sua condição de ex-condenado e enriqueceu, passando a levar uma vida honesta. É Jean Valjean que acaba por cuidar de Cosette, filha da sofrida Fantine, aprendendo o significado do perdão, compaixão e claro, amor.

Herança


Devia ter uns doze anos quando comecei a ler os livros de Christopher Paolini, e rapidamente me encantei com a história de Eragon, um jovem camponês que um dia, encontrou um ovo de dragão e passou a cuidar de Saphira, sendo instruido por Brom. Nessa jornada (que vamos concordar, tem milhares de elementos de Harry Potter, Senhor dos Anéis e etc), há vários personagens ricos e interessantes, como a elfa Arya, raças perigosas e muitas batalhas. Herança é o quarto (e último) livro da saga, em que o Cavaleiro de Dragão Eragon tem que salvar a Alagaësia.

Tales and Poems of Edgar Allan Poe


Eu gosto bastante de histórias mais sombrias e misteriosas, logo, sempre tive curiosidade de ler algo de Edgar Allan Poe. Como estava querendo um livro em inglês (mais tarde falo sobre isso!), acabei comprando esse título, mas deve existir algum correspondente em português porque trata-se de uma compilação de várias histórias e poemas do escritor. Inclusive, nesse livro tem seu poema mais conhecido: O Corvo, representando a "inexorabilidade da morte e seu impacto sobre o personagem". Gosto bastante de contos bem escritos e de coisas sobrenaturais, estou certa que será uma ótima leitura!

Cem Anos de Solidão


Considerada uma das obras mais importantes da literatura latina, Cem Anos de Solidão conta a história de sete gerações da família Buendía, que vivem em uma mítica e remota aldeia da América Latina chamada Macondo. É complicado fazer uma sinopse desse livro porque nenhuma que eu li faz jus ao que aparentemente essa história promete, pela complexidade dos seus personagens e dos eventos e emoções que ocorrem com eles. Esperem por uma resenha, pois esse é o próximo livro da minha lista, e o que mais me recomendaram.
__________

Então, esse foi um dos memes que eu mais gostei de fazer, pois me atiçou mais ainda a curiosidade desses livros que estão há algum tempo na minha lista. Indico a Raah, a Lari, a Biih, a Lu e a Maíra, mas todos podem fazer. Beijos!

Postagens Relacionadas

11 comentários

  1. eu tenho e ja li "100 anos de solidão"
    e pra ser sincera, eu nao captei a mensagem :(
    mas fazem 4 anos que eu li, vou tentar ler de novo pra ver se entendo.
    e sou doida pra ler a serie de livros do Eragom, porque a anos vi o filme e apaixonei.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou querendo ler OS MISERÁVEIS e esse de Edgard Allan Poe eu já li, ótima escolha, amiga, mesmo.
    Beijãaaaaaaaaao

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  3. Ótimas escolhas, beijos <3
    http://alinebencke.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que legal esse meme! Já posso contar os livros que já li esse ano, ou é pra contar só a partir de hoje?

    Ah, eu não vou fazer um post já sobre o meme, mas no fim do ano eu faço tabom?

    xoxo
    http://cloudl4nd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Queria ler Os Miseráveis também... Adorei o meme, acho que vou fazer também ^^

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum desses, mas curti! Despertou curiosidade.. hehe
    Beijocas, ótima semana!
    http://mairacaetano.com/

    ResponderExcluir
  7. Também quero ler Cem Anos de Solidão - mas acho, que não esse ano, talvez ano que vem. Anna Karenina, Razão e Sensibilidade, Laranja Mecânica, Os Miseráveis e O Apanhador no Campo de Centeio é que estão na minha listinha para esse ano.
    Amei o post ;)
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. De todos da lista eu só não li Herança, os outros eu indico mil vezes!
    Gosto muito dos clássicos e os que já li da lista, para mim, são clássicos que vale a pena ler e reler.
    O novo filme de Anna Karenina é lindo, já viu?

    Beijos

    thevitro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Caraca, excelentes leituras as 2 primeiras. Também tenho vontade, quem sabe um dia :)
    E vc fez resenha de Admirável Mundo Novo e O Grande Gatsby?

    Helena
    https://hassdc.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sua lista.

    Você já tem os Miseráveis?

    Eu não gosto do Gabriel Garcia Marquez, acho excessivamente chato sem contar a sua obsessão pelo detalhe das coisas.

    adorei q tenha feito o meme...

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu comecei a ler Cem anos de Solidão e estou gostando haha. Eu adoro ler também, mas infelizmente esse ano não li muito como eu gostaria.

    Boa sorte com a leitura (:

    ResponderExcluir