Anime: Shingeki no Kyojin


quarta-feira, 18 de setembro de 2013



Oi gente! Não estou acompanhando o lançamento de animes novos, mas como este é assunto direto entre meus amigos da faculdade e está sendo fortemente recomendado em blogs no geral, não pude deixar de assistir Shingeki no Kyojin.


Shingeki no Kyojin nos apresenta um universo pós-apocalíptico, em que quase toda a humanidade foi dizimada por criaturas humanoides chamadas titãs. Desde então, os humanos viveram por cem anos em paz protegidos por um sistema circular de muralhas (as muralhas Maria, Rosé e Sina), sem nenhum incidente e acreditando estarem seguros. A história começa quando o protagonista Eren Jaeger presencia um repentino ataque dos titãs, que quebram a muralha e promovem uma catástrofe em que grande parte dos habitantes das cidades fronteiras à Muralha Maria são exterminados, inclusive a mãe de Eren. O garoto promete vingar sua mãe, e em busca desse objetivo ele se alista no exército com sua irmã adotiva Mikasa Ackerman e seu amigo Armin Arlet, sendo treinados para proteger as muralhas e matar titãs. Três anos de treinamento se passam sem que nada ocorresse, até que eles partem em missão quando um novo ataque acontece.


Sinceramente, eu sei que a premissa de “gigantes atacando a humanidade” não é algo lá muito chamativo. Eu fiquei bem relutante em assistir a esse anime porque por mais bem comentado que estivesse sendo e por mais impactante fosse a abertura (sério, é muito boa), continua sendo uma história de gigantes atacando a humanidade. Por que assistir então? Primeiro, porque mesmo assim a história é envolvente. Ficamos ansiosos para ver como a humanidade vai reagir em uma nova batalha, aflitos para saber o destino dos personagens e empolgados nas cenas de lutas, boas não só pelo contexto como também pela brilhante animação gráfica, uma das melhores que eu já vi. Ainda neste campo, muito elogiada é abertura, composta por cenas do mangá, da história e por uma música bem impactante.


Outro ponto interessante de Shingeki no Kyojin é a construção dos personagens, pois mesmo que não gostemos deles ou eles sejam secundários, em geral sabemos os motivos que os levam a tomar determinadas atitudes, de forma que suas características são bem exploradas. Infelizmente, para que isso ocorra, existe também um dos pontos negativos do anime: é muito demorado. Por um lado isso é ótimo, porque aparentemente não estão deixando nada de fora, estão tomando cuidado para que não alcance o mangá (tipo Full Metal Alchemist, que jogaram um Zeppelin no final) e explorando bastante os personagens, as características de cada titã, as descobertas, etc. O problema é que levamos cinco episódios querendo descobrir uma coisa para no final todo mundo ser simplesmente devorado e ficarmos a ver navios, o que é meio frustrante e prejudica a narrativa.


Shingeki no Kyojin encerrará a primeira temporada com vinte e cinco episódios e mesmo que o mangá ainda esteja em andamento, provavelmente haverá uma continuação e também um filme, tamanho o sucesso do anime. É uma ótima escolha para quem gosta de animes bem desenvolvidos, de universos pós-apocalípticos e muita ação. Não deixem de assistir!

Postagens Relacionadas

9 comentários

  1. Na verdade, eu acho que ele tem deixado a desejar quanto à parte estética. A animação lembra muito a que era feita anos atrás (Claymore mandou lembranças). Mas o roteiro supre essa lacuna.

    Ah, você me perguntou a partir de qual capítulo ler o mangá:
    Capítulo 30 : quando a titã fêmea sai correndo com o Eren na boca (leia aqui: http://mangareader.com.br/Lista/mangas/210-shingeki-no-kyojin). Recomendo que comece a partir daí.

    ResponderExcluir
  2. Também não tenho tempo para acompanhar os lançamentos, então assisto os shoujo que estão na minha lista há décadas. Estou gostando de assistir histórias apocalípticas então vou colocar SNK na minha lista.
    Beijos
    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir
  3. Meus amigos só falam desse anime emeu irmão adora kkkk

    Beijos,
    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  4. Não sou grande fã de anime, ou seja, não acompanho muito esse universo rsrsrs. Mas esses dias, pela manhã, assisti Mirmo Zibang (desenho que via quando eu era beeem pequenininha) e As Aventuras de Panda e Seus Amigos (fofo demais, eu amava quando era menor também)... é, só assisto desenhos japoneses infantis hehehe.
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito da hora, ainda mais por misturar titãs :3

    Blog: sugar-dance.org/blog (estou de volta :3)

    Bjos! :3

    ResponderExcluir
  6. AFES VICKY, você e essa sua mania de me fazer ter vontade de ver filmes que nem chamariam minha atenção se não tivesse lido sua resenha. Molier, eu já tenho 2983982 filmes pra ver e você ainda me vem com um filme massa >em anime<? RAPAZ ISSO É SACANAGE.
    Tá,agora sério: me dá um conselho? D: É que bom, seu blog é mais centrado em resenhas de filmes e tal, certo? É que eu tô pensando em centrar meu blog num assunto só também, e pensei em fotografia, mas acho que ia ficar muito paradón, então sei lá. você que é leitora mais ~frequente~ lá do blog, acha que eu sou boa em postar sobre o quê? D:
    Enfim, beijinhos quiridaw. \m/
    its-becky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Há meses tenho episódios de Shingeki no Kyojin no pc, e nada de assistir. Puramente preguiça e o desânimo que você mencionou no post... ^^" mas um dia em me disponho e assisto de vez! Hehe
    Bom post :)

    ResponderExcluir
  8. OLá? essa comunidade ainda existe??????????????

    ResponderExcluir