Book Challenge #3: The Secret Adversary


quinta-feira, 15 de maio de 2014



Com as provas se aproximando, fica cada vez mais difícil encontrar um tempo para ler (ainda mais em inglês!), mas finalmente vim atualizar a sessão Book Challenge com a resenha de um livro escrito por uma das minhas autoras prediletas: The Secret Adversary (O Inimigo Secreto), da Agatha Christie.



The Secret Adversary é o primeiro livro da autora a nos apresentar a dupla de detetives amadores Tommy e Tuppence, que aparecem em outras quatro obras. No início da história, Tommy e Tuppence estão desempregados e em busca de novas emoções, quando por acaso um homem misterioso os contrata para encontrar Jane Finn, uma menina desaparecida desde a primeira guerra mundial, junto de importantes documentos que comprometem a Inglaterra e outros aliados. Entrando no caso quase por brincadeira, os dois começam a ser perseguidos e se envolvem numa verdadeira aventura, emocionante, porém perigosa.



Diferente dos outros livros da autora, The Secret Adversary possui muita ação e distancia-se da essência das ‘histórias de detetive’, ou pelo menos, das que apresentam a investigação e reflexão das chamadas células cinzentas de Poirot. Nessa história, há vários perigosos, raptos, assassinatos e outros elementos de “filmes” de ação, tornando a narrativa bastante dinâmica e com vários acontecimentos importantes em cada capítulo.

O dinamismo da história infelizmente prejudica em muito um dos aspectos que eu mais gosto da Agatha Christie: a possibilidade de participar e tentar solucionar o mistério. Enquanto na maioria das histórias refletimos para tentar descobrir quem é o assassino, nessa somos apenas espectadores, lendo sobre uma aventura, mas não participando dela. Talvez seja por esse motivo que eu demorei tanto para ler o livro, que na verdade é relativamente curto e pode ser lido em pouquíssimo tempo.





The Secret Adversary tem uma história rápida e divertida, não tendo potencial para ser um livro marcante ou algo do tipo, mas cumprindo bem seu papel de entreter. Tanto Tuppence quanto Tommmy são personagens carismáticos e fáceis de se identificar, mas é certo que os casos adquirem uma atmosfera mais interessante quando tratados por um certo detetive belga.

Postagens Relacionadas

10 comentários

  1. Gosto mais de livros de romances bobos, mas livros como esse são muito bons em entreter a minha mente preguiçosa. Amo isso. *w* Parece uma boa leitura!

    ResponderExcluir
  2. Não conheço estes livros, conheço A Escolha!
    Beijinhos adocicados!

    Montada no Estilo | www.montadanoestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Agatha Christie não faz muito meu tipo!
    http://www.anadodia.com/

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu já parei pra ler muita coisa, mas até hoje nada da Agatha, nada mesmo. Mas não foi falta de vontade, acho q foi apenas um erro de percurso [mas meu aniversário está chegando].

    Acho muito legal como a escritora fascina as pessoas, pq normalmente quem começa um de seus livros, já quer correr pra ler os outros.

    Quem sabe um dia...

    --------------------------------------------------------------------------

    O Led é sensacional...quem me dera ter visto os seus shows dos anos 70

    Mas eu nasci em 85 ai complica tudo.

    Vc vai ficar mais velha...será que vc ganha algum presente.

    Bjos

    PS: Obrigado por festejar a minha volta, mas como eu sempre ensaio uma e acabo morrendo na praia...fica complicado acreditar, mas creio q dessa vez eu volltei mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Adoro Agatha Christie!!! E passei minha pequena coleção para minha filhota de 13 anos que está amando!
    Sempre é bom reler... Adorei o seu blog e super te seguindo...

    Beijinhos... :*
    +FUN http://futeisuteisenecessarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gente em inglês ! Q chique vc ! :D

    Sabe q eu não lembro se alguma vez na vida já li um livro dela ? Não lembro mesmo. Mas preciso ! :)

    Bjo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  7. Amiga ótima resenha o livro deve ser maravilhoso
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  8. Já li 3 resenhas sobre a autora e cada vez mais interessada. Adorei!!

    Boa sorte nas provas <3

    Beijinhos,

    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ótima resenha, parabéns !!
    Não conhecia essa autora , contudo fiquei com vontade de ler o livro :)

    Obrigada por visitar o meu blog, volte sempre.
    Bjuss Girl
    apenasumdiariovirtual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito chegada em histórias nesse estilo, mas tenho uma prima que simplesmente ama, principalmente Agatha e um outro autor cujo nome me falha à memória x.x

    ResponderExcluir