Crítica: X-Men Dias de um Futuro Esquecido


sexta-feira, 6 de junho de 2014



Depois do ótimo X-Men: Primeira Classe e um não tão ótimo Wolverine: Imortal, novamente somos presenteados com um novo filme dos mutantes, nos permitindo fazer uma reflexão acerca do ódio ao diferente em meio a diversas cenas de ação e uma viagem no tempo: X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido.



Quando Mística (Jennifer Lawrence) descobriu sobre o desenvolvimento do Projeto Sentinela e matou seu criador Tyrion Trask (Peter Dinklage) em 1973, mal sabia que estaria desencadeando uma série de acontecimentos que levaria ao futuro apocalíptico de 2013, em que qualquer pessoa com o gene da mutação é perseguida e morta pelos robôs Sentinela. Nesse futuro, em que Xavier (James McAvoy/Patrick Stewart), Magneto (Michael Fassbender/Ian McKellen), Tempestade (Halle Bery), Mancha Solar, Blink e poucos mutantes sobreviveram, cabe ao Wolverine (Hugh Jackman) voltar ao passado, tentar unir os rivais Xavier e Magneto e impedir a morte do Dr. Trask, a captura de Mística e tudo o mais que fosse acontecer.



Misturando os eventos de X-Men: Primeira Classe com X-Men: O Confronto Final, esse filme promove uma interessante viagem no tempo em que encontramos um jovem Xavier mais humano, um Magneto roubando a cena como sempre e um contexto intrigante envolvendo a Guerra do Vietnã, a criação do programa Sentinela e medo e ódio contra os mutantes. Como era de se esperar do ótimo elenco, as atuações estão muito convincentes e há um envolvimento tanto com a história quanto com os personagens em si, graças aos talentos dos atores James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence e também dos veteranos.



Apesar de a trama ser bem empolgante e o roteiro do filme em si ser bem construído, o filme deixa questões em branco levantadas pelos filmes anteriores e para falar a verdade, ficamos sem saber até que ponto X-Men: O Confronto Final foi ignorado. Ao contrário dos quadrinhos, é Wolverine que é enviado ao passado no lugar de Kitty Pride (dá mais audiência) e não é mencionado como ela conseguiu seu poder de “enviar as pessoas no tempo”. Entretanto, nada deixa o filme menos impressionante, chegando a ser considerado, talvez, o melhor da série.



X-Men: Dias de um Futuro Esquecido é um filme que mistura indispensáveis cenas de ação características dos filmes de super-heróis com um memorável arco dos X-Men. Divertido, empolgante e muito bem produzido, o longa retrata a viagem no tempo de uma forma formidável, trazendo uma história reflexiva quanto aos valores e empolgante para o espectador, nos deixando ansiosos para um próximo filme.

Postagens Relacionadas

17 comentários

  1. Imagino que tu tenha a mesma dúvida que eu (e, se não, ou tu fica com ela ou me responde)
    Quando o Xavier do passado lê a mente do Wolverine do futuro, ele vê a Jean sendo morta. Quando a Jean morre, ela já tinha matado Xavier.
    COMO O XAVIER DO FUTURO TÁ VIVO, se a Jean matou ele???

    ResponderExcluir
  2. Oii Vick!! :D Obrigada imensamente por comentar no meu blog!
    Ainda não li sua critica porque eu quero ver o filme antes, mas depois eu volto e comento.
    Mas olha, a pagina do face da pra mudar o nome sim, mas tem que ter menos de 200 seguidores, e eu nõ consigo diminuir os 43 que falta, pra ficar só com 199. haha Ai eu desisti e criei de novo :s Mas nem da nada, depois eu alcanço de novo :P
    Olha, tbm tenho a impressão de que com layout fofinho tbm não vou ser levada a sério.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Devo dizer que a primeira intenção em mandar o Wolverine na viagem no tempo era de "encurtar a história". Nas HQs, Kitty que viaja no tempo por uma série de outros fatores, que tornam o arco mais longo. Mas a explicação de 30 segundos do filme é perfeita: Logan é mandado devido ao poder de regeneração. E, sim, também dá mais audiência mandar o Logan :)

    Não considero que X-Men: Confronto Final tenha sido ignorado em partes, mas com abertura para nova história devido às alterações no passado.

    Como sempre, adorei tua crítica sobre o filme.

    ResponderExcluir
  4. Débora, tu entende o que aconteceu em relação à "morte" do Xavier com a cena extra de Wolverine: Imortal. Mas é fichinha já pra quem pegou HQs desse arco que foi uma morte fingida por n motivos. :)

    ResponderExcluir
  5. Eu não li os HQs, mas to curtindo bastante os filmes! A viagem no tempo da Shadowcat parece que é algo só desse arco dos quadrinhos, porque normalmente ela nem tem esse poder lol. No mais as mudanças pra adaptação parecem terem sido razoáveis, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  6. Olha nesse assunto não posso opinar pois via apenas os desenhos e isso há anos atras...
    Mas eu adoro *-*

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  7. Eu sou fã de X-Men e estou louca para assistir esse movie :)
    Eu gostei de Wolverine: o Imortal, assisti no cinema...
    Beijos <3
    Tem post novo no blog :)

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Preciso primeiro assistir todos os outros anteriores a este... mas gostei da tua resenha sobre o filme e me interessei :)

    Bjo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  9. Hhahaha assim q dei "publicar" no meu primeiro comentário, começou a propaganda na Globo do filme de Segunda Feira depois da novela...

    X Men - Primeira Classe !! ;)

    Bjoo !

    ResponderExcluir
  10. Confesso que nao sou muito fa de x-men, mas quero muito assistir!
    http://www.anadodia.com/

    ResponderExcluir
  11. O ponto alto desse filme foi o Evan Peters! Ele está demais!
    Lindo, no começo não acreditei nele como Pietro, mas me surpreendeu, e aquela cena dele com o Magneto! MUUUITO BOA!

    http://livrologias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ótima crítica, eu assisti e simplesmente amei!
    Beijos
    isabellalmeida.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  13. Oii,

    Adorei a sua critica, confesso que não é meu tipo de filme favorito, mas eu assisto (mesmo não sabendo nada dos quadrinhos)... Enfim, vou assistir em um futuro proximo :)

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  14. Bah, amei sua crítica também. Estou ansiosa para assistir esse filme, acompanho X-Men apenas pelos filmes e desenho animado, confesso, mas me interesso muito pela história desses super-heróis ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Tenho tanta vontade de ver esse filme! Mas já nem me lembro dos outros dois! :(

    ResponderExcluir
  16. É, eu não tenho muita paciência pros filmes, apesar de no passado ter lido e ter gostado bastante dos quadrinhos. Mas adoro o Michael Fassbender, é sempre bom ver ele em cena.

    ResponderExcluir
  17. Ouvi e li ótimas críticas sobre o filme até o momento, e a sua me deixou com mais vontade de assistir ao filme rsrsrsrs

    Começou bem, citando o ódio que temos ao que é diferente :)

    Beijão !

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir