Armada de Dumbledore: 17 anos depois

quarta-feira, 9 de julho de 2014



Quem diria que em época de Copa do Mundo de Quadribol (isso mesmo, você leu certo) uma das melhores notícias viria da maliciosa repórter Rita Skeeter? Para quem não se lembra, Rita Skeeter é a repórter do Profeta Diário que fez a cobertura do Torneio Tribuxo em Hogwarts, conhecida por apresentar alguns fatos (fofocas) distorcidos da realidade. Estou falando nela porque a brilhante J.K Rowling publicou no Pottermore um conto inédito de Harry Potter: um artigo escrito pela jornalista especulando sobre os participantes da Armada de Dumbledore, 17 anos depois dos acontecimentos relatados no último livro.



Para quem acompanha Harry Potter desde criança e não consegue suprir a falta que os livros fazem, esse é um grande presente da escritora porque mostra o destino dos personagens, infelizmente agora distantes de nós. É uma notícia que nos traz nostalgia e uma certa melancolia por esse ser o único modo de saber 'o que está acontecendo' agora que não temos mais as histórias, mas certamente nos desperta muito carinho por esse grupo de bruxos, tornando nosso dia um pouquinho melhor. Confira na íntegra a reportagem, direto de O Profeta Diário!

ARMADA DE DUMBLEDORE REUNIDA PARA FINAL DA COPA MUNDIAL DE QUADRIBOL/center>

escrita pela correspondente de fofocas do Profeta Diário, Rita Skeeter

Existem celebridades – e existem celebridades. Vimos muitas caras famosas do mundo bruxo a nos agraciar aqui no Deserto da Patagônia – Ministros e Presidentes, Celestina Warbeck, a banda controversa americana The Bent-Winged Snitches – todos causaram urros de excitação, com membros da multidão se espremendo para conseguir autógrafos e até lançando Encantamentos de Ponte para alcançar as alas Vips acima das cabeças na plateia.

Mas quando a palavra se espalhou no acampamento e estádio que uma certa turma infame de bruxos (não mais aqueles adolescentes de rosto jovem que tinham no seu apogeu, porém ainda reconhecíveis) tinha chego para a final, a excitação foi além de tudo já visto. Enquanto a multidão se debandava para encontrá-los, as tendas se esvaziavam e as crianças pequenas mal se continham. Fãs de todos os cantos do mundo se espremeram na área onde diziam que os membros da Armada de Dumbledore estavam, desesperados para ter um vislumbre do homem que eles ainda chamam de O escolhido.

A família Potter e o resto da Armada de Dumbledore ganharam acomodações na seção VIP do acampamento, que é protegida por encantos pesados e patrulhada por bruxos-seguranças. A presença deles acarretou numa multidão, todos ali com esperança de ver seus heróis. Às 15 horas do dia de hoje, eles ganharam o que queriam, quando Potter levou seus filhos James e Albus para visitar o complexo onde ficam os jogadores, onde ele apresentou-os ao apanhador búlgaro Viktor Krum.

Prestes a completar 34, existem alguns fios cinzas no famoso cabelo negro do auror, mas ele continua usando seus distintos óculos redondos que alguns podem dizer que caem melhor numa criança de 12 sem estilo. A famosa cicatriz de raio tem companhia: Potter agora tem corte feio acima de sua bochecha direita. Pedidos de mais informações sobre a proveniência meramente produzem a resposta de sempre do Ministério da Magia: “Nós não comentamos sobre as missões super secretas do Departamento de Aurores, como já falamos 514 vezes, sra. Skeeter.” Então o que eles estão escondendo? Estaria o Escolhido enredado em mistérios que podem um dia explodir todos nós, mergulhando-nos numa nova era de terror e mutilação?

Ou será que essa ferida tem uma origem mais humilde, uma que Potter está desesperado para esconder? Será que talvez sua esposa o amaldiçoou? Será que rachaduras estão começando a aparecer numa união que os Potters estão determinados a promover como feliz? Será que devemos interpretar algo no fato de sua mulher Ginevra estar perfeitamente contente ao deixar seu esposo e filhos em Londres enquanto treina para a Copa? Ninguém sabe se ela realmente tem o talento ou experiência necessários para ser mandada para a Copa Mundial de Quadribol (sabemos sim – Não tem!!), mas vamos encarar, quando seu sobrenome é Potter, portas se abrem, confederações esportivas internacionais se curvam em reverência e editores do Profeta Diário te dão destaques na capa.

Como seus fãs devem se lembrar, Potter e Krum competiram um contra o outro no polêmico Torneio Tribruxo, mas aparentemente não guardam nenhum ressentimento, já que se abraçaram quando se viram (o que aconteceu naquele labirinto? É tentador especular, dado o quão caloroso foi o cumprimento dos dois). Depois de meia hora conversando, Potter e seus filhos retornaram para o acampamento, onde socializaram com o resto da Armada Dumbledore até a noite.

Na tenda ao lado estão os amigos mais próximos do Potter, aqueles que sabem tudo sobre ele, mas sempre se recusaram a falar com a imprensa. Estão eles com medo, ou são os próprios segredos deles que eles temem que sejam vazados, manchando a lenda criada em torno da derrota Daquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado? Atualmente casados, Ronald Weasley e Hermione Granger estiveram com Harry Potter em quase todos os momentos de sua trajetória. Como o resto da Armada de Dumbledore, eles lutaram na Batalha de Hogwarts e sem dúvidas merecem os aplausos e medalhas por sua bravura dados a eles pelo mundo bruxo.

Logo após o fim da batalha, Weasley, cujo famoso cabelo ruivo parece ligeiramente mais rareado, também conseguiu um emprego no Ministério da Magia junto com seu melhor amigo, mas saiu dois anos depois para co-gerenciar o altamente bem-sucedido empório de piadas e truques bruxos, o Gemialidades Weasley. Estaria ele, como falou na época “feliz por ajudar meu irmão Jorge num negócio que eu sempre amei”? Ou ele se encheu de ficar sempre à sombra de seu amigo Potter? Será que o trabalho no Departamento de Aurores foi muito para um homem que admitiu que a destruição das Horcruxes Daquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado o deixou “profundamente mal”? Dessa distância, ele não mostra nenhum sinal óbvio de doença mental, mas o público não pode olha-lo de mais perto para poder tirar suas próprias conclusões. Isso não é suspeito?

Hermione Granger, obviamente, sempre foi a femme fatale do grupo. Reportagens da época revelaram que, quando adolescente, ela brincou com o coração de Potter antes de ser seduzida pelo musculoso Viktor Krum, e finalmente namorando com o fiel companheiro de Potter. Depois de uma carreira meteórica que a tornou Chefe do Departamento de Execução de Leis Magicas, ela agora está inclinada a ir ainda mais alto no Ministério, e também é mãe de Hugo e Rose. Será que Hermione provou que uma bruxa pode ter tudo (Não – olhem seu cabelo.)?

Além disso, temos aqueles membros da Armada de Dumbledore que receberam ligeiramente menos publicidade que Potter, Weasley e Granger (estariam eles ressentidos? Quase que com certeza.) Neville Longbottom, agora um professor muito popular de Herbologia na Escola Hogwarts de Magia e Bruxaria, também está aqui na Patagonia com sua esposa Hannah. Até recentemente, o casal vivia no Caldeirão Furado em Londres, mas boatos afirmam que Hannah não apenas foi treinada para Curadora, como também está se candidatando à vaga de enfermeira em Hogwarts. Fofocas sugerem que ela e seu marido gostam de Whisky de Fogo mais do que esperaríamos de pessoas que cuidam de nossas crianças, mas sem dúvidas esperamos que ela tenha sorte na sua empreitada.

Por último entre os principais membros da Armada de Dumbledore, temos, obviamente, Luna Lovegood (agora casada com Rolf Scamander, neto do aclamado Magozoologista Newt). Ainda encantadoramente excêntrica, Luna anda pra lá e pra cá na seção VIP com hobbies compostos com as cores de todos os 16 países qualificados. Seus gêmeos estão “em casa com seu avô”. Seria esse um eufemismo para “Muito perturbados para serem vistos em público”? Certamente alguém mais rude poderia sugerir isto.

Diversos outros membros da Armada estão aqui, mas é entre esses seis que os holofotes brilham mais forte. Onde quer que uma cabeça vermelha esteja, alguém pode deduzir que pertença a um Weasley, mas é difícil de dizer se é de Jorge (endinheirado co-fundador do Gemialidades Weasley), Carlinhos (domador de dragões, ainda solteiro – porque?) ou Percy (Chefe do Departamento de Transportes Mágicos – é sua culpa que a rede Flu está tão congestionada!). O único fácil de indentificar é o Gui que, pobre homem, é gravemente desfigurado depois de seu confronto com um lobisomem e, mesmo assim (encantamento? Poção do amor? Chantagem? Sequestro?) é casado com a inegavelmente deslumbrante (porém sem dúvidas cabeça-de-vento) Fleur Delacour.

Provavelmente veremos esses e outros membros da Armada de Dumbledore nos camarotes Vip’s no final da Copa, contribuindo para o glamour do evento. Vamos torcer para que o comportamento de dois de seus jovens herdeiros não causem embaraço para eles, trazendo vergonha para aqueles que honraram seu sobrenome bruxo.

É sempre complicado invadir a privacidade de adolescentes, mas a verdade é que qualquer um próximo de Harry se beneficia e precisa pagar com a pena de despertar interesse do público. Sem dúvidas, Potter vai ficar triste em saber que seu afilhado de 16 anos Teddy Lupin – um esguio meio-lobisomem com cabelo azul-brilhante – está se comportando de um jeito que prejudica a realeza bruxa desde que chegou no acampamento VIP. Talvez seja pedir demais que o sempre ocupado Potter eduque seu selvagem afilhado com uma rédea mais curta, educação que foi confiada à ele pelos pais do garoto antes de morrerem, mas estremecemos só de pensar no que pode acontecer caso o Lupin não sofra uma intervenção urgente. Enquanto isso, O senhor e a senhora Gui Weasley talvez fiquem felizes em saber que sua linda e loira filha Victoire parece se sentir atraída para qualquer canto escuro que Lupin esteja enfiado. A boa notícia é que ambos parecem ter inventado um método de respirar por suas orelhas. Não consigo pensar em outra maneira deles conseguirem ter sobrevivido por tempos tão prolongados de, como diziam na minha época, ‘amassos’.

Mas não sejamos severos! Harry Potter e seus companheiros nunca disseram que eram perfeitos! E para aqueles que querem saber exatamente o quão imperfeitos eles são, minha nova biografia: Armada de Dumbledore: O lado negro dos soldados dispensados estará disponível em 31 de Julho.




A reportagem termina declarando que "Harry Potter e seus companheiros nunca disseram que eram perfeitos". Bem, para uma geração que cresceu com sede de leitura, absorvendo toda a magia e valores como amizade e coragem presentes nos livros, eles podem até não ter dito, mas eles eram perfeitos, e é por isso que 17 anos depois do lançamento do primeiro livro conseguimos sorrir ao ler um conto de uma das mais talentosas escritoras da história, porque fez parte das nossas vidas.

Postagens relacionadas

13 comentários

  1. Eu nunca gostei de HP. Foi estranho, eu estava na escola quando o Bruxo apareceu, na biblioteca de lá era o mais locado, tinha uma fila imensa, tanto que a escola providenciou mais 5 cópias e proibia que o livro fosse renovado mais de 2 vezes.

    Sempre gostei de fantasia, mas parece que faltava algo. Ou a culpa era minha mesmo...eu sempre fui contra o que era popular...(sic)

    Mas respeito o trabalho da J.K Rowling [e quem faz cosplay de HP tb], o que ela contribui para a literatura Inglesa é algo admirável, ela escreveu seu nome na história.

    PS: Estou respondendo os comentários, diretamente no Blog tá...

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oii Vick! :3
    Sempre gostei de HP! Não sou tão pottermaníaca como vc, mas... Enfim..
    Adorei ler o profeta e sim, continuo não gostando da Rita Skeeter, o gente insuportável! hahaha Adoro a série de livros, acho que alguns personagens não precisavam morrer, incluindo o Dobby e a Edwiges, e gostaria que tudo durasse para sempre! haha

    Adorei!
    beijos,
    www.cinefilandobr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O que dizer sobre esse conto que eu mal conheço e já considero pakas? USHAUSHAU ♥ ♥

    Gente, sério, muito amor por esse texto, JK Rowling arrasando como sempre.
    Para nós fãs, esse foi um dos melhores presentes, como tu disse, poder saber como estão os personagens, ter um pouco deles mesmo a história tendo ~acabado~.... nossa, sem palavras <3

    ResponderExcluir
  4. Aaah, ainda não tinha lido conto!!! Que bom que você postou aqui e eu encontreei! Nossa, adoreei! Gente, será que vem mais livros por aí? Talvez a biografia citada pela Rita? Por favor, por favor, fiquei com um gostinho de quero mais! Cresci viciada por Harry Potter e parece que, mesmo com 20 anos, ainda não sei me controlar diante da série hahaah

    Adorei o post!!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vick!
    Preciso dizer o quão feliz fiquei quando vi essa materia no profeta? hahahaha
    Sou dooooooida por HP, desde pequena, fiquei muito empolgada!
    Ana do dia

    ResponderExcluir
  6. Que incrível *começa a chorar*
    Foi uma história que marcou muito minha infância/adolescência, só de ler um pouquinho, a nostalgia já me dá arrepios e palpitação.
    Muito bom lembrar de momentos tão maravilhosos assim!
    Amei o post, parabéns.

    http://raposalaranja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que legal.. amo harry potter e me deu uma vontade de reler os livros.
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca fui Harry-Potter-maníaca, então fico meio por fora dessas novidades. Mas acho bacana a autora liberar esse tipo de "bonus" para os fãs, consigo imaginar a alegria de receber "notícias" de um personagem tão querido.

    ResponderExcluir
  9. que legal ela escrever mais uma historia ne? da um fechamento para os fas da historia. sou fa de senhor dos aneis e infelizmente o escritor esta morto e nao pode fzr isso mas seria legal :)
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
  10. Oii,

    Não sei se já te disse, mas nunca fui fã, comecei a assistir porque meu namorado insistiu. Estou no ultimo filme e estou adorando! (livro é muito caro nesse momento) Ainda não li o conto, vou esperar mais um pouco pra ler. Depois de ver o ultimo filme...
    Beijinhos,
    Blog EC&M | entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ah, que coisa mais mágica! Eu gosto muito de Harry Potter, acho uma graça. E sempre acho incrível quando um autor nos dá um presente assim! :D

    Beijos.
    www.jadeamorim.com

    ResponderExcluir
  12. 17 anos ??

    Sério mesmo q já faz td isso ?

    Putz, como eu tô véiaaaa ! Huahuahuahuahua.

    Li todos os livros e adoreeei. Gostei desse presentinho da autora ;)

    Beijão !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada por HP e saber desse conto me deixou muito empolgada. Ainda não o li porque quero desfrutá-lo ao máximo! rs Lerei hoje antes de dormir. Adorei o nome do seu blog, também vivo procurando formas de chegar à minha Terra do Nunca!

    Beijo

    www.ratasdebiblioteca.com

    ResponderExcluir

Comente com o Facebook:

Newsletter

Inscreva-se na newsletter do bloguinho! ♥
* indicates required



Projetos do blog



I'll follow the Sun