Reflexões acerca da amizade


domingo, 20 de julho de 2014





É impossível não se emocionar lendo Marley & Eu. A história do pior cachorro do mundo é um livro envolvente e divertido, com cenas engraçadas, momentos de carinho e que nos faz chorar com a triste despedida daquele amigo. Entretanto, há uma situação bastante sutil e que poucos prestam atenção, mas é igualmente triste: o melhor amigo do dono de Marley e quem insistiu ao casal para adotar um cachorrinho, passa a morar em outra cidade e, com o tempo, torna-se apenas um conhecido.

O personagem em questão cuidou de Marley e era sempre retratado como alguém próximo de John, mas no último capítulo em que aparece tem apenas uma conversa casual com o antigo amigo. Isso acontece muito na realidade, de pessoas que eram tão unidas a ponto de considerarem ser uma amizade eterna se afastarem, se tratarem apenas como conhecidos. Infelizmente, esse afastamento não ocorre por alguma briga ou falta de interesse em manter a amizade: ocorre por ramos distintos, descompasso de horários, grupos diferentes, cidades distantes. A vida quis assim.



Pensar deste jeito nos dá muita tristeza quando lembramos dos nossos antigos amigos e nos perguntamos como será o futuro dos grupos atuais, e por muito tempo eu fiquei com trauma de perder minhas amizades, tendo em vista que as melhores amigas da infância são pessoas que eu perdi quase totalmente o contrato. Mas quando eu penso nelas me vem sentimento de gratidão por terem contribuído tanto para a minha vida, sinto carinho, felicidades ao receber notícias boas e, acima de tudo, sinto saudades.

Essas saudades refletem todos os momentos que passaram, mas também incluem todos os passeios não feitos, as conversas não compartilhadas, tudo que poderia acontecer se as pessoas mantivessem o contato. Por esse motivo, acho tão importante preservar nossos amigos e não deixar que rumos diferentes estraguem a alegria, o companheirismo, a diversão, a preocupação com o outro, o carinho e todos os valores bons contidos em uma amizade.



Nesse Dia do Amigo quero agradecer por cada pessoa que passou na minha vida, seja meus amigos de infância, que mme ajudaram a ser quem eu sou, seja os que eu vejo diariamente e posso contar sempre ou que demoro meses e meses para ver, mas no reencontro tudo volta a ser como sempre foi. O que faz de uma amizade ser eterna não é um conceito temporal, não é a duração: são os sentimentos envolvidos e os momentos compartilhados, porque estes são eternos.

Postagens Relacionadas

15 comentários

  1. Fiquei emocionada com o seu texto...

    Tenho ou tinha uma amiga que quando começou a namorar, me deixou de lado, daí deu errado, voltamos a nos falar e nossa amizade voltou. Quando começou namorar novamente, aconteceu a mesma coisa... Eu até me impotava muito, hoje bate só uma decepção. Aprendi a não esperar tanto das pessoas, infelizmente. Não tenho muitos amigos, tenho bastante colegas. Mas já me fazem o feliz suficiente ;)

    Adorei o seu texto.

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  2. É... eu tenho amigos q achei q fossem pra sempre e se perderam pelos caminhos da vida. Tem outros q ainda continuam em contato mas q não é como antes... se eu parar pra pensar nos momentos da minha vida em q eles faziam parte, capaz q começo a chorar aqui hehhee.

    Dá muita saudade mesmo de um tempo maravilhoso q passou e não volta mais.

    Hj existem amizades diferentes, como a nossa por exemplo... virtual ! :) E tb tem suas historias.

    O dia do Amigo foi ontem mas, como não passei ontem por aqui, deixo hj o meu abraço e um muito obrigado por vc fazer parte da minha vida Vick lindona :)

    Beijo grandeeee !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  3. Entendo completamente o que diz. Tenho pessoas que passaram na minha vida e é isso aí, simplesmente passaram, tem gente que não falo há anos.
    Sempre fui de poucas amizades e as vezes me sinto sozinha, mas acontece, né? Tento preservar o máximo que posso daqueles que me são importantes! :)

    Beijos
    Realidades Utópicas

    ResponderExcluir
  4. Que lindooo!
    Muitas pessoas só passaram na minha vida , mas mesmo só passando tem algumas que tenho afeição até hoje!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vicki!
    Concordo muito com voce, a gente mede a amizade pelo sentimento!
    Minha melhor amiga é alguem que ta sempre distante de mim, nossos amigos não são os mesmos, nossos encontros quase nunca dão certo, mas se eu precisar de um órgão, sei que ela vem correndo me doar o dela. Saber que eu posso contar com ela faz com que nosso sentimento seja muito maior do que o grupo de amigos que eu vejo quase todo dia.
    Beijos, Ana do dia

    ResponderExcluir
  6. Amizade é, sempre foi e sempre será a coisa mais importante da humanidade!
    Ao menos é assim que eu penso!

    DANCIN' OF DAYS.
    http://dancinofdays.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que post lindo sobre amizade!!! Vou encaminhar o link para as minhas amigas queridas, quero que elas leiam essa sua reflexão tão bonita. <3

    ResponderExcluir
  8. Que lindo! Concordo com você! ♥

    ResponderExcluir
  9. Texto perfeito demais ♥ eu também tinha esse medo de perder amizades, mas com o tempo vai ficando as amizades verdadeiras, que serão guardadas pra sempre no coração ♥
    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto ♥
    é um pouco triste pensarmos que nossos amigos não vão estar para sempre aqui, é a lei da vida, né, infelizmente uma hora ou outra os caminhos bifurcam e a gente se separa, o importante é ter noção de que nada vai apagar os momentos, as risadas, os colos e todas as coisas que só um amigo verdadeiro faz

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  11. Lindo Post!
    Eu sou filha única, então desde sempre me apeguei muito aos meus amigos e vi alguns se distanciarem justamente pelos rumos opostos que seguimos na vida. A saudade é muita né? Ainda bem que as lembranças são algo que ninguém pode tirar de nós e sempre temos a oportunidade de fazer novos amigos!

    Lindo seu blog querida!

    www.camillanunes.com

    ResponderExcluir
  12. Achei linda a forma que usou as palavras, pq infelizmente é verdade.. o é triste pensarmos nisso .. mas amigos que são amigos prevalecerão sempre =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Pois é, Vick, já pensei sobre isso várias vezes. Tive algumas decepções, principalmente depois que entrei na faculdade, onde no começo tudo é uma maravilha. Depois a turma se desfaz, vamos formando e cada um vai pra um canto... Tenho sentido muita falta de um amigo em especial que se mudou de cidade e nem tive a chance de me despedir ;~
    Enfim, acho um tema bem delicado pra se tratar, né? E que bom que vc trouxe pro blog!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Oi Vic!
    É tão triste saber que os amigos de hoje podem não ser os amigos de amanhã. Sim, é muito triste perder amigos, mas fazer novas amizades e manter lembranças é desafiador e importante para a nossa construção enquanto pessoas (a frase no texto que você falou sobre amigos de infância é incrível) e ao final acaba sendo compensador ter amigos, mesmo que o sentimento de amizade não seja eterno. Seu texto ficou incrível e traduz muito bem o que é amizade!
    Abração, Ju.
    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir
  15. Fiquei emocionada com o seu post já na primeira parte. Óbvio que eu tbm não tinha reparado/pensado nisso. A gente fica entretido com o cachorrinho e olha: baita observação sua.
    Acho que não exista uma pessoa no mundo que não se identifique com o que você disse aqui. Infelizmente a gente vai seguindo rumos diferentes e as pessoas se afastam. Adultecer é uma bosta.
    Ha um tempo atras, estava fazendo uma mega-faxina-do-destralhe-e-desapego, e achei umas fotos antigas, cartinhas das amigas, agendas velhas. E vou te dizer: tive q me esforçar para lembrar o nome de alguns rostos nas fotos. E é triste isso. Mas eu percebi com o seu post, que eu tbm sou grata a essas pessoas.
    E amanha vou chamar uma amiga para um café. Pq quem se perdeu talvez não tenha mesmo volta, mas quem tá aqui ainda merece um carinho ♥

    ResponderExcluir