Resenha: O Chamado do Cuco


terça-feira, 26 de agosto de 2014



Ano passado, um certo autor chamado Robert Gailbraith foi muito elogiado pelo seu romance de estreia, “O Chamado do Cuco”. Desconfiados da qualidade da obra escrita por um velho veterano do exército e com as simples frases em latim, O Chamado do Cuco nada mais é do que a última obra de J.K Rowling, lançada em abril de 2013.



Em ‘O Chamado do Cuco’, o frustrado detetive Cormoran Strike é contratado por John Bristow para investigar a morte da famosa modelo Lula Landry, que supostamente cometeu suicídio jogando-se da sacada do seu milionário apartamento. Com a ajuda da eficiente secretária Robin, Strike passa a investigar a vida, a família e o ciclo de amizades de Lula, entrando no mundo dos famosos e conhecendo todas as intrigas, tentações, futilidades, complexidades e ilusões desse meio, guiando-se por diversas opiniões dos conhecidos de Lula até encontrar (ou não) o verdadeiro assassino.



O Chamado do Cuco é um ótimo romance policial escrito por uma autora que sabe nos envolver em uma narrativa com todos os elementos de uma boa história, em que cada vez nos interessamos mais pelo mistério e pelos personagens inseridos. Por meio de duvidosos depoimentos, descobrimos a relação da família de Lula e valoramos a importância das entrevistas da melhor amiga Ciara Porter, do motorista supostamente íntimo de Lula, da fixação que o rapper Deeby Macc tinha por ela, o relacionamento conturbado com o namorado e suspeito Evan Duffield e o depoimento da drogada vizinha Tansy Bestigui que jurou se tratar de um assassinato, certos de que, se não foi um suicídio, o assassino de Lula é um deles.

O livro chama atenção não só pela trama principal e a maneira como é desenvolvida, mas por todos os seus personagens. Enquanto todos do mundo de Lula são encobertos por uma ambiguidade ao mesmo tempo fútil, complexa e irresistível, acompanhamos a competente Robin e sua indecisão entre mudar de emprego e ganhar mais ou concretizar um sonho de infância, trabalhando em um escritório de detetive. Ainda, assistimos ao fracasso de Cormoran Strike, que saiu sem uma perna da guerra do Afeganistão e passou a morar no escritório após ser abandonado pela noiva, mas possui inteligência e eficiência para solucionar o caso. É um livro cheio de nuances, em que além do mistério principal investigamos personagens bem sucedidos, desesperados, impulsivos e, acima de tudo, humanos.



“O Chamado do Cuco” é uma deliciosa combinação de um romance policial com uma das minhas escritoras preferidas, J.K Rowling. Muito superior à Morte Súbita, O Chamado do Cuco consegue nos introduzir em um mundo de celebridades ao mesmo tempo em que nos motiva a tentar solucionar um mistério, sendo uma trama envolvente e complexa e nos fazendo ansiar por mais uma aventura desta dupla inesperada.

Postagens Relacionadas

12 comentários

  1. Em toda livraria que eu vou tem pelo menos uns 10 desses livros na estante, mas não li ainda porque não acho que faça meu estilo, mesmo assim cada dia que vejo algo sobre ele vem um pouco de curiosidade e vontade de ler, então acho que um dia vou ceder só não sei quando. rsrsrs

    http://reinodosbrigadeirosoficial.blogspot.com.br/

    Beijos e até logo.

    ResponderExcluir
  2. OIi,

    Esse livro está na minha litsa faz um tempo. Preciso comprar *-*

    Adooorei sua resenha!!

    Beijinhos,

    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca para ler esse livro !! Ficou ótima sua resenha...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tinha visto esse livro, mas estou mesmo procurando indicações de livros investigativos.
    E esse parece ser muito bom.. Anotado!

    Beijos


    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  5. Nossa o enredo realmente é interessante, excelente dica (como sempre, né Vick?) *-*

    Beeijo :*

    www.faroestemanolo.com.br

    ResponderExcluir
  6. quero muito ler ele, mas não acho por aqui :c
    thingsofeve.blogspot.com.br
    instagram.com/lynnzzle

    ResponderExcluir
  7. Oi Vickawaii! ^^
    Ebaa consegui convencer! EU recomendo assistir primeiro o anime e depois ler o mangá. o/
    Na minha opinião gosto muito da estória =D

    Bem que gostaria de ter um tempo para ler algum livro... O que preciso na minha vida é literatura =/
    Pela capa do livro já chama atenção D=

    Kiss

    ResponderExcluir
  8. Adoro romance policial! Vou dar uma olhada se encontro esse livro por aqui!

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei MUITO de Morte Súbita. Agora, se esse aí é superior, preciso ler hahaha
    Vou procurar agora mesmo!
    <3

    ResponderExcluir
  10. Com certeza, estou ansiando por ler a nova aventura dessa dupla!!
    Também fiz resenha desse livro lá no blog e gostei muito da sua!!
    Muito completa e concordo com sua opinião!
    BJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito ler, mais ainda não consegui comprar
    ansiosa demais
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu já li esse livro e adorei também! A J.K. Rowling é boa em tudo o que faz, né? Engraçado que ouvi muita gente questionando Morte Súbita, mas eu, de fato, gostei. Achei interessante como ela conseguiu interligar a vida de todo mundo. Embora com um final sombrio - mas sabemos que ela gosta de mortes - achei que fez sentido.

    Esperando ansiosamente novos livros dela!

    Beijoos!

    ResponderExcluir