8 on 8: Livros


sábado, 8 de novembro de 2014



Oi gente! Primeiramente, houve uma importante mudança no nosso projeto de fotografia: agora somos 8 on 8! A Crystal, do blog Diários de um Piquenique entrou no projeto e agora postaremos oito fotos em todo dia oito do mês. Bem vinda, Crystal!

O tema escolhido para este quinto mês foi livros. Livros é uma das minhas principais paixões e justamente por isso, já fotografei livros nos temas anteriores e em postagen especiais do blog, como minha estante de livros. Para esse 8 on 8 ficar diferente, resolvi personalizar um pouquinho o tema e apresentar a vocês os 8 livros mais importantes da minha vida. Não são os melhores, ou os mais importantes no cenário mundial, mas os que mais significaram ou tiveram impacto para mim.



Pronto, já foram sete livros! É quase desnecessário comentar sobre Harry Potter, porque é notório que essa série me acompanha desde os sete anos de idade e literalmente cresci com os personagens, tanto que tinha a mesma idade dos protagonistas quando fui na pré-estreia das Relíquias da Morte Parte II. E tenho certeza que, mesmo quem nunca teve contato (até mesmo quem odeia!), se ler logo virará fã, porque é uma história envolvente, completa, divertida, tensa, mágica, tudo! Contei dessa coleção aqui.



Quem acompanha o blog sabe das minhas preferências literárias. A verdade é que eu não gostaria de livro nenhum se não fosse pelos meus pais, que desde pequenina me ensinaram sobre o prazer da leitura, ou seja, tudo tem um início. No meu caso, o início foi ainda antes de eu saber ler, com um livro infantil que já pelo título notamos a delicadeza e como deve ser inspirador: Lindos sonhos. Depois, outro livro super importante que contribuiu para minha vida foi Uma História por Dia - e eu realmente lia uma história por dia, me interessava por uma história super legal mas preferia aguardar porque não era o dia certo!



Com sete anos foi a vez de Meu Pé de Laranja Lima, o primeiro livro 'grande' que eu li. É um livro bastante emocionante que me foi apresentado pela minha mãe e representa meu marco inicial para leituras, tanto que escrevi sobre ele aqui. Um ano depois, minha mãe apresentou outro livro de alguém que se tornaria uma das minhas escritoras preferidas: O Caso dos Dez Negrinhos, de Agatha Christie. Esse é o melhor livro da autora e recomendo sem sombra de dúvidas, você pode encontrar minha resenha aqui!



Um pouco mais crescida, conheci outro livro extremamente importante, que me fez não só adorar o autor como também adorar estudar Platão, Marx, Locke e tantos outros filósofos: O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. É uma história de uma menina de quinze anos que repentinamente começa a receber cartas resumindo os estudos dos grandes filósofos e sendo questionada e incentivada a questionar o mundo. Esse sim figura como um dos melhores livros que eu já li, e você pode ler minha resenha aqui!



Vamos apresentar um livro lido apenas ano passado, mas inspira e inspirará fortemente a minha vida: Os Miseráveis. Dessa vez, é impossível descrever até mesmo uma sinopse: posso falar que é a história de um ex-detento que é perdoado por um padre do roubo que cometeu, da fixação pela lei de Javert, do desespero de Fantine, mas é muito mais que isso, até porque a história abrange muitos personagens e períodos. Os Miseráveis é uma história de amor, perdão, compaixão, revolução, redenção. É a obra mais completa que eu já li, a história mais bonita e inspiradora. Os Miseráveis é um exemplo!



Em contrapartida, uma obra sobre hedonismo, narcisismo, hipocrisia, influências, beleza e perdição, que logo em seu prefácio prega que toda arte é inútil: O Retrato de Dorian Gray. Também no prefácio, é ensinado que "não existe livro moral nem imoral. Os livros são bem ou mal escritos", e essa máxima se faz verdadeira ainda mais por ser exposta no livro mais bem escrito e um dos mais instigantes que eu já li. Concordando com as opiniões ou não, Oscar Wilde é um escritor simplesmente genial e considero seu livro uma verdadeira obra-prima, com uma história impactante de um belo jovem que troca sua alma por juventude eterna. Não deixem de ler a resenha e principalmente o livro, que é simplesmente genial.

xxx

Bom gente, é isso! Eu sei que acabei falando mais de livros e fugindo um pouco da fotografia, mas na verdade esse foi o tema que eu mais gostei e adorei compartilhar um pouquinho mais da minha 'vida literária' com vocês! Espero que tenham gostado do post e não deixem de conferir as fotos das outras meninas! E para vocês, quais foram os livros mais marcantes que já leram?

Gabi | Isa | Crystal | Monica |Verônica | Wan| Ane

Postagens Relacionadas

9 comentários

  1. Harry Potter coisa linda! Saudade desses livros!

    bjs de Filipinas,
    Gabi Barbará
    Barbaridades!

    ResponderExcluir
  2. EEEE obrigada pelas boas vindas! :D
    AMO esse box do Harry Potter, queria :(
    Achei criativo você ter feito um top 8 livros da sua vida! Parabéns! :D

    ResponderExcluir
  3. Adorei a capa do seu Oscar Wilde, é antigo?

    Gosto desses posts de fotografia, sempre vejo coisas legais.

    Sobre o que comentou. Eu ia colocar o HP na lista, mas....sabe como é...rsrsrsrs....

    Agora me explica como um blog pode ser uma profissão?

    Aguardo as respostas..até agora só tenho visto coisa boa.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Realmente o Retrato de Dorian Gray é um dos melhores livros que já li também. Lembro que depois que terminei de ler, a estória ficou na minha cabeça por muito tempo...Fiquei com vontade de ler os Miseráveis e retomar a leitura do Mundo de Sofia que uma vez comecei mas empaquei =§ Ah e dos livros infantis, eu adorava uma coleção da Disney de uma história por dia se não me engano a coleção era dividida por estações do ano...

    ResponderExcluir
  5. Sério, adorei os livros que você fotografou! A maioria eu já li e, realmente, são muito bons!

    Harry Potter é sem comentários - até hoje, quando perguntam qual é o melhor livro que já li, respondo outro qualquer. Aí as pessoas ficam meio assustadas "Ué, pensei que fosse Harry Potter". Então eu digo: Harry Potter não conta. Ele sempre ganharia!. rs

    Desses, O Caso dos Dez Negrinhos e O Mundo de Sofia também me marcaram muito!

    Taí: quero muito ler Os Miseráveis agora! De verdade! hahha

    Adorei o meme! Beijoos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei, Vicky!!
    Essa sua coleção de HP é maravilhosa!! <3

    ResponderExcluir
  7. Livros é muito amor, muito legal esse tema ♥ Seus livros são maravilhosos >.<

    Beijos
    Fanpage | Instagram
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  8. Ahh, curti muito seu post, Vic! Legal você ter escolhido os livros importantes pra você :)
    Esse box do HP é lindo, lindo, lindo ♥
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a proposta diferente que você deu ao 8 on 8 desse mês, bem bacana mesmo!
    Gostei também das fotos e das explicações.

    Beeijos

    ResponderExcluir