Duelo Artístico #1 - Alice in Steampunk Land


terça-feira, 18 de agosto de 2015



Oi pessoal! Vocês lembram-se do Game of Drawings? Para quem não acompanhou, trata-se de uma competição muito bacana entre alguns amigos em que há cada etapa era proposto um novo tema, que deveríamos explorar para melhorar nossas habilidades e descobrir quem era o melhor desenhista. Como desde que o concurso acabou não tenho desenhado com regularidade, eu e um dos competidores resolvemos iniciar um novo torneio baseado ainda em algo anterior ao Game of Drawings, o DUELO ARTÍSTICO!

O Duelo Artístico é uma competição de desenhos entre eu e meu amigo Kuamoto, composta de três temas a serem escolhidos por três jurados. O primeiro assunto já foi desafiador tanto pela dificuldade quanto pela criatividade requerida: deveríamos retratar algum cenário do clássico Alice no País das Maravilhas, mas em uma versão steampunk.

Para quem não sabe, steampunk é um gênero ficcional retratando uma realidade em que as máquinas a vapor evoluíram muito mais do que a tecnologia digital, resultando em um 'futuro' ambientado na época vitoriana repleto de máquinas analógicas, relógios, engrenagens e muitas vezes elementos que fazem parte do nosso cotidiano, mas construídos com a tecnologia da época, como computadores de madeira. Neste desenho, o objetivo era ambientar Alice em um universo steampunk, apresentando personagens, mas tendo como mais importante o cenário.



There is no Time to Tea Party. Imagine um universo caótico em que a magia foi substituída por engrenagens, o Coelho assumiu o lugar do Chapeleiro Maluco (ou será que foi o Chapeleiro que enlouqueceu e matou o Coelho) e não há nem mais tempo para uma festa de chá. Pensei em retratar um cenário bem steampunk, com engenhocas e relógios, mas inserindo alguns elementos que encontramos na história de Alice no País das Maravilhas, como cartas, narguilé e afins. Até a lagarta está ali!

Com este desenho, todos os jurados me colocaram em primeiro lugar. Eu tenho bastante dificuldade em criar cenários e fiquei muito feliz de conseguir desenhar esta cena, em que tudo se completa e os elementos não brigam entre si. Mas acho que poderia ter feito um melhor trabalho quanto às proporções, para dar dimensão ao meu desenho, e apesar do grande avanço para quem odeia pintar, ainda tenho muito o que aprender, já que não brinquei com a luz e sombra neste desenho. E vocês, o que acharam? Apesar de tudo eu gostei do resultado e gostei muito de retratar este tema, espero que os próximos sejam ainda melhores!

Postagens Relacionadas

3 comentários

  1. Eu e tu conversamos no Facebook sobre o desenho ♥ Espero ter feito críticas construtivas pro próximo desafio, Vicky! E espero que aquele tutorial que eu te passei seja uma mãozinha pra um level up na técnica de colorir :)

    ResponderExcluir
  2. Merecida a primeira colocação! Sua ilustração ficou maravilhosa, fiquei admirando tos os detalhes antes de comentar =D

    Agora quero uma versão de Alice com ilustrações suas hahahahah
    Beijos

    PS: Te adicionei no grupo!! Seja bem vinda, e espero que goste dos temas de lá.. Se tiver sugestões é só dizer ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu fico louca quando vejo um trabalho tão lindo assim!
    Aprecio de verdade este talento, porque eu não tenho habilidade nenhuma para desenho. Achei a releitura tão incrível! É difícil fazer um trabalho bom de uma história tão conhecida! :)
    Parabéns pela escolha! <3
    Um beijo,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir