Resenha: O Manual da Garota Geek


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Recentemente, fui convidada para dar uma entrevista à Rádio Unisinos para explicar aos ouvintes um pouco sobre o universo geek. Para tanto, nada melhor que recorrer ao livro que ganhei em um concurso justamente por ter respondido da melhor forma o que é ser uma garota geek, e foi assim que passei algumas horas lendo O Manual da Garota Geek.

resenha livro O Manual da Garota Geek
Título: O Manual da Garota Geek
Autora: Sam Maggs
Editora: Gente
Páginas: 192 páginas
Comprar: Compre o livro pela Amazon ou Saraiva


O Manual da Garota Geek é um livro divertido e descontraído que faz jus ao que o título propõe, pois tem como premissa ser um 'guia' para garotas interessadas no universo geek. A começar pela definição dada pelo livro, geek é uma pessoa movida por suas paixões, seja por quadrinhos, seriados, literatura, jogos e acredite, até por John Green. O Manual começa timidamente explicando sobre os diversos tipos de fandoms (grupos de fãs) e explicando as características de cada um, os termos e debates intermináveis, mas acaba tratando de assuntos super úteis como se programar para convenções e planejar seu cosplay, até um tema importantíssimo que é constantemente deixado de lado nesse meio: feminismo.

resenha livro O Manual da Garota Geek


A leitura é agradável e no meu caso foi possível me identificar com 85% do livro, pois ele traz várias referências a séries, personagens, teorias consagradas e até casais que shipamos, como Destiel (esse fica para quem sabe). O Manual da Garota Geek também dá dicas de como fazer amizades, como transformar nossas amigas em geeks e, apesar da temática, as dicas não se restringem a esse universo: você pode muito bem retirar dicas para passar uma tarde divertida com as amigas, se reunir com os amigos, etc. Também quero deixar claro que, apesar de ser o público alvo, o livro não é só para garotas (não temos preconceito!) e nem só para geeks: todos podem lê-lo e ainda, acabar se convertendo.

O Manual da Garota Geek traz a opiniões de várias profissionais sobre o que é ser uma garota geek (mulheres envolvidas na criação de séries ou livros) e ainda dá dicas de onde podemos encontrar jogos com heroínas, histórias que nos interessem, sites para conhecer. Na verdade, o mais legal do livro é justamente isso, ele ter sido pensado para meninas como eu, que gostam desse universo e pouco a pouco estão ganhando espaço. Quanto a isso, o livro explica em diversos momentos sobre o feminismo, a importância de meninas serem mais aceitas em jogos onlines (afinal, alguns caras ou ficam babando por nós sermos mulheres, ou assumem que jogamos mal), a legitimidade que temos para gostar do Batman e da Mulher-Maravilha e da escolha que temos em fazer cosplays, seja de uma personagem fofa, seja sensual, seja a versão que escolhemos.

resenha livro O Manual da Garota Geek

(Escudo Hylian e Mastersword: Chifre do Unicórnio)


O livro é realmente bem divertido, mas o mais legal é a mensagem que ele passa: está tudo bem em gostar do que você gosta. Está tudo bem em ser quem você é. O Manual da Garota Geek não faz julgamentos e não interessa se você joga desde a infância ou nunca leu uma história em quadrinhos, se ama Harry Potter, mas nunca leu Senhor dos Anéis. Ele não acha que você está "tentando aparecer" e não acha que você tem que ter determinados conhecimentos para se considerar geek. Na verdade, pouco importa se você é geek e pouco importa o que os outros acham. A mensagem do livro é seja você mesmo e não tenha medo de gostar de animações mesmo sendo adulta.

Termino essa resenha parafraseando O Manual da Garota Geek: Embora o restante da humanidade acredite que as geeks são pessoas muito estranhas, a verdade é que apenas amamos e nos envolvemos demais com as melhores coisas da vida.

Postagens Relacionadas

7 comentários

  1. Tenho que ler esse livro, adorei sua resenha e a temática do seja vc mesma!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/2015/10/diy-toalha-frozen.html

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro também, adorei, é muito legal..
    não me identifiquei com 85% que nem você, mas acho que uns 50% sim kkkkk ;)
    é muito divertido, adorei.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ja vi várias resenhas sobre esse livro e todo mundo adorou, talvez eu o coloque para minhas próximas leituras =D
    bjus
    http://acidadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser legal mesmo, principalmente por ser escrito para garotas nerds! Já quero ler.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  5. A capa desse livro por si só já me conquistou <3

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
  6. Geeeeeeeeeeeeeeeeeeente, não conhecia! Que gracinha! Já quero! :(

    http://www.memoriasdeumaguerreira.blogspot.com

    ResponderExcluir