Book Club: 12 meses na estante


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016



Oi pessoal! Como o ano começa depois do Carnaval, a postagem coletiva do Book Club é uma divertida tag sobre os meses do ano: 12 meses da estante. O objetivo é relacionar os meses com alguns livros de acordo com suas características. Bem, vamos ver o que está na minha estante!



Janeiro - o mês que inicia um ano novo: Um livro com uma citação que você goste.


O Retrato de Dorian Gray (resenha). Não se trata apenas de uma citação: é todo o prefácio. O livro inicia com um prefácio instigante, questionador, atraente e incomodativo, abordando majoritariamente o problema estético e apresentando características semelhantes aos pensamentos que encontraremos no decorrer da leitura. No prefácio, Oscar Wilde declara que "não existe livro moral nem imoral - os livros são bem ou mal escritos" e discorre sobre o papel do artista. Por fim, termina: toda arte é inútil.


Fevereiro - mês do Carnaval: O livro com a capa mais colorida da sua estante.



O Manual da Garota Geek. Ganhei esse livro em um concurso e cheguei a conclusão de que ele é o mais colorido da minha estante, com cores "alegres" e uma temática...bem...geek. Vocês podem conferir a resenha aqui.


Março - Dia Internacional da Mulher: Um livro que tenha uma mulher como capa e como autora.



Escolhi Little Women pelo título, por ser da autora Louisa May Alcott e por ter várias mulheres na capa. Foi um sucesso de crítica, se passa durante a Guerra de Secessão dos EUA e conta a história de quatro irmãs com distintas características. Ainda não li este livro.


Abril - em abril, águas mil: Encontre na sua estante o último livro que te fez chorar.



Ao mesmo tempo em que Cem anos de solidão retrata absolutamente todas as emoções humanas (felicidade, tristeza, amor, intimidade, confiança, ambição, loucura, carinho) por meio das suas incontáveis personagens, a obra prima de Gabriel Garcia Marquez é um retrato fiel de um único sentimento: solidão. A "tristeza" presente na obra não é óbvia, vai se achegando aos poucos à medida que acompanhamos a ascensão e declínio de Macondo até o livro chegar no seu final devastador.


Maio - mês das mães: Um livro com enredo sobre família.


Cem Anos de Solidão retrata cem anos da história da família Buendía, formada por uma infinidade de Aurelianos e José Arcádios. Apesar de os Aurelianos serem mais intimistas e estudiosos e os José Arcadios mais impulsivos e trabalhadores, cada um dos personagens está inserido em um contexto diferente, e apenas a velha Úrsula se faz presente nos vários momentos da família.


Junho - mês dos namorados: Um livro que tenha um romance de tirar o fôlego.


O Morro dos Ventos Uivantes retrata o amor proibido entre Heathcliff e Catherine Earnshaw. Ambos são personagens intensos e de forte sentimentos, que nutrem um amor colossal um pelo outro - mas Cathy se casa com outro por dinheiro. Cathy é uma jovem mimada, de temperamento explosivo e passional, enquanto Heathcliff começa como um homem apaixonado, mas se torna alguém amargurado e vingativo, sempre atormentado por aquele sentimento tão belo que se chama "amor". Heathcliff é considerado também um herói byroniano, "cuja paixão é tão intensa que chega a destruir a si mesmo e aos outros a seu redor". O verdadeiro amor nunca morre!


Julho - mês do inverno: Um livro com capa em tons de frio.



Ponto de Impacto, o segundo romance de Dan Brown! Em meio a uma crise política, a NASA encontra na geleira Milne um estranho objeto que comprova a existência de vida extraterrestre, descoberta esta que pode gerar certo impacto nas eleições para presidente dos Estados Unidos. Sendo assim, a Casa Branca envia Rachel Sexton para avaliar a autenticidade do objeto, mas quando a analista descobre indícios de uma grande conspiração, ela e sua equipe são perseguidos por assassinos que a todo custo tentam encobrir a verdade.


Agosto - mês do desgosto: Um livro que você jamais leria de novo.


Maldição do Cigano, do maravilhoso Stephen King. Conta a história de Bill Halleck, um advogado obeso que, por atropelar uma cigana, sofre uma maldição e começa a emagrecer subitamente. O que parece ser algo positivo, revela-se uma verdadeira maldição, pois a perda desenfreada de peso até a subnutrição só pode levar a um destino: morte. Acharam a sinopse interessante? Pois é, eu também não.


Setembro - mês da primavera: Um livro cuja capa tenha flores ou pássaros.



Fernão Capelo Gaivota é um livro incrível que retrata a paixão pela liberdade. Trata-se da história de uma gaivota chamada Fernão que não se conforma em apenas voar para se movimentar e buscar alimentos: ele voa porque gosta, porque quer ir além, porque quer - metaforicamente - voar mais alto. No momento que Fernão começa a treinar novas acrobacias, certo alvoraço é causado entre as outras gaivotas, que questionam a bela visão de vida de Fernão. Preciso reler este livro, pois é inspirador.


Outubro - o único mês cujo nome inicia e termina com a mesma letra: Encontre um livro cujo título inicie e termine com a mesma letra.



Anna Karenina, uma obra-prima de Tolstói. De um lado, o livro aborda o caso extraconjugal de Anna Karenina, uma bela mulher que se envolve romanticamente com o oficial Conde Vronsky e deixa a família para ficar com seu amante, mas sente-se minada pela insegurança, pelas aparências, por o que os outros irão falar. De outro lado, acompanhamos a história de Konstantin Levin, morador da área rural que sente um terno amor por Kitty e constantemente indaga-se sobre o rumo que a política e a sociedade russa está tomando. Enfim, é uma obra incrível sobre a Rússia Czarista, com ênfase na aristocracia e nas relações humanas.


Novembro - o verão está chegando!: Um livro que tenha amarelo ou laranja em sua edição (capa ou lombada).




Morte Súbita é o primeiro romance de J.K Rowling depois do sucesso Harry Potter e nele a autora apresenta uma história mais madura, marcada por personagens odiosos e diversos conflitos sociais. Confiram a resenha aqui.


Dezembro - mês do Natal: Um livro que tenha verde ou vermelho em sua edição (capa ou lombada).



C-C-Combo! Esses dois livros são interessantíssimos pois são dicionários especiais, apresentando vários significados nas palavras de Gabriel García Márquez e William Shakespeare. Aliás, para Gabriel:

"Os adultos inventaram o 25 de dezembro para brincar com as bugigangas que o Menino Jesus traz para as crianças. Às 12 horas da véspera do Natal, os adultos andam pela casa, medindo a esperançosa respiração dos meninos, sem poder conter o desejo de bater forte no tambor ou de sentar-se na sala e começar a tocar o orgãozinho mecânico que está guardado no armário desde a última quinzena". (Textos caribenhos, Obra jornalística 1, 1948-1952, "Brinquedos para adultos", p. 513.




Espero que tenham gostado dos livros escolhidos (noventa por cento são bem recomendados), respondam à tag e claro, participem do nosso grupo do Facebook, onde a cada mês indicamos uma nova postagem coletiva e uma nova resenha!

Verônica | Wanila | Cecilia | Amanda | Isadora

Postagens Relacionadas

22 comentários

  1. Você falou de tantos livros aqui, tantos livros que eu já li. Chega me bateu a lembrança de ler alguns, como Fernão Capelo Gaivota, O Morro dos Ventos Uivantes (que vou reler em breve)... Quero muito ler Ana Kareniana, sério, estou com esse livro faz séculos no kindle! Adorei essa "tag", acho que vou incluir-me nesse projeto.

    Um beijo, www.setecoisas.com!

    ResponderExcluir
  2. Olá! :) Desses livros citados no post, li O Morro dos Ventos Uivantes, até estou devendo a resenha no meu blog já faz tempo, não sei porque diabos não escrevi haha. E tenho muita curiosidade com Fernão Capelo Gaivota e Anna Karenina, tanto o livro quanto o filme.
    Beijo! :*
    http://www.kuroneko1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas respostas! Não li quase nenhum desses e fiquei com vontade de ler, hahaha.

    ResponderExcluir
  4. Já disse que amo a sua estante? hahaha Pois repito!
    Eu nunca li O Morro dos Ventos Uivantes, acredita? Já ouvi tantas opiniões diferentes, umas tão negativas, que até desanimei para ler. Mesma coisa de Anna Karenina, mas esse ainda continuo com a vontade de ler.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Vicki,
    Essa tag é muito legal. Fiquei pensando em quais livros escolheria. Gostei da sua escolha para mês de julho!
    Bjs

    www.achadosdamila.blogspot com.br
    www.facebook.com.br/achadosdamila

    ResponderExcluir
  6. Alguns desses eu já li: Cem anos de solidão, O Morro dos Ventos Uivantes e O Retrato de Dorian Gray. Estão entre os livros favoritos da minha vida! Belas escolhas :)

    Beijos!
    Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
  7. Menina, achei super legal a TAG! ^^
    Aproveitei pra pegar os livros como indicações.. rs
    De todos, só conheço um deles, o Ponto de Impacto.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Confeso que de todos esses livros eu só conheço mesmo o Morte Súbita porque estou lendo no momento rs Esse Manual da Garota Geek, Cem anos de solidão e Anna Karenina, eu vejo muito por aí, mas ainda não li rs
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
  9. Você gosta de Gabriel Garcia Márquez, não é mesmo? hahahaha. Somos dois. Estou lendo Cem anos de solidão e me surpreendi com a narrativa do autor, a maneira como ele cria estórias dentro da estória e os minicontos, sem mencionar a comédia e o drama, sensacional!

    Curti seu blog ;)

    http://sociedade-do-saber.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já ia dizer que dos livros que você escolheu para essa tag, só tinha o Manual da Garota Geek, mas aí vi o Morte Súbita da JK Rowing, outro que eu tenho na estante, hahaha. Muito interessante os livros que você mostrou, é uma estante bem diferente da minha.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curiosa com o livro do manual para garotas geek *--*. Que que ele aborda?

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  12. Fernão Capelo Gaivota, deve ser o livro de auto ajuda mais velho do mundo.

    Eu vi o filme na escola algumas vezes, gosto do personagem super carismático, eu tenho o livro também...rsrs comprei no SEBO a uns 5 anos atras.

    Achei estranho vc comentar em um post antigo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Vick! Achei muito interessante esse seu post, mas a verdade é que não li nenhum dos livros presentes nele. >_>
    Gosto mais de Stephen King e Sidney Sheldon. Hahahahahaha

    Enfim, eu te marquei em uma tag que fui indicada, se você tiver interesse, deixarei o link para você.

    http://ninhodecorvo.blogspot.com.br/2016/02/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  14. Que legal, eu vi no blog da Cecília as respostas dela também... Achei tão criativa essa TAG. Até mesmo pq acabo pegando novas dicas de livros!
    Beijos!!
    Blog Amanda Hillerman

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Cara, que tag legal!
    Se ela não fizesse parte dessa blogagem coletiva eu até faria.
    Eu adoro responder coisas assim!

    † sessão proibida †

    ResponderExcluir
  16. Oooi! Tudo bem?

    Flor, posso roubar a Tag pro meu canal? Haha sorry, sei que não fui indicada, mas vai ter um dia sem post lá essa semana e tava procurando alguma legal para preencher o dia. Se me der o ok eu uso! Nunca li Dorian Gray, mas adorei o quote. Nossa, Cem anos de solidão eu já li, e caíram algumas lágrimas sim. Não me matei de chorar, mas escapou um pouquinho. Ponto de Impacto eu amo *--* o único que já li do Stephen foi Sob a Redoma, se não tive coragem de ler os outros nem a primeira vez, imagina reler! Super te entendo. Fernão Capelo Gaivota <3 meu tio me deu quando eu era criança, foi um dos primeiros livros que li e me marcou pra sempre. Anna Karenina curti o filme, mas nunca tive muita vontade de ler o livro. Sei lá, dizem que a narrativa é meio parada e chata. É assim mesmo?

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. E não é que eu adorei essa tag? Já li alguns dos livros selecionados, mas estou tentando entender a sinopse do "Maldição do Cigano" rs sério mesmo? Não me atraiu nem um pouco e quem diria que veio da cabeça do mestre?

    ResponderExcluir
  18. Quanto livro, minha meta é tb tirar um tempo pra ler assim!
    Ainda vou conseguir! :P

    www.memoriasdeumaguerreira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Essa coleção do "Complete &..." tá maravilhosa, sério!
    Eu tô no 6º livro do ano, vamos ver se continuo com esse pique de leitura!
    Eu não curti muito o morte súbita, ficou cansativo a narração e teve um fim 'vamos terminar logo com isso';
    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  20. Adorei seu post e essa TAG, super interessantes!
    Posso fazer um post no meu blog com essa TAG também?
    É a primeira vez que visito seu blog e estou adorando. Parabéns!!
    Um beijo!

    https://mundodalis.wordpress.com/
    https://www.facebook.com/mundodalis/

    ResponderExcluir