Bento Gonçalves: Epopeia Italiana e Maria-Fumaça


quarta-feira, 15 de junho de 2016



Meu namorado me deu um presente incrível: em junho viajei pela primeira vez Bento Gonçalves, capital brasileira do vinho, famosa pelas vinícolas e pela presença da cultura italiana. Passamos uma tarde maravilhosa e resolvi contar um pouco do nosso passeio para vocês.



Nossa primeira parada foi a Epopeia Italiana, uma espécie de apresentação que propõe uma "viagem no tempo", contando a história de um dos primeiros casais italianos que chegou em Bento Gonçalves. Depois da exposição de trajes típicos da época, passamos por diversas salas temáticas nas quais assistimos vídeos sobre a imigração italiana, mostrando os sonhos de Lázaro e Rosa em se mudar para o Brasil, a viagem de navio de 36 dias e a chegada no Sul do Brasil. Quando chegaram ao 'paradiso', nada foi como imaginado: não receberam apoio, tiveram que desbravar a mata para chegar à Bento Gonçalves, começaram tudo do zero. É muito interessante conhecer a história da família, até porque eles são os donos da Epopeia Italiana, do Passeio de Maria-Fumaça e alguns comércios da cidade.



Saindo da Epopeia Italiana, fomos para Garibaldi, terra dos espumantes. No ônibus para Garibaldi, uma enóloga explicou a importância do vinho e da uva para a região e como os mais jovens também se envolvem nos negócios da família, tanto que tem faculdade de enologia. Ou seja, apesar da indústria ter se modernizado, as vinícolas ainda são bem tradicionais, e é muito legal ver o apego pela cultura. Também ficamos sabendo que a região dos vinhos é reconhecida mundialmente e é em Garibaldi que se faz o único champagne do Brasil, vez que a patente foi registrada pela família Peterlongo. Mesmo que feitos com o mesmo processo, os outros só podem ser chamados de 'espumante'.



Visitamos a Cooperativa Garibaldi para conhecer as pias e fazer a degustação de vinho. Enquanto a guia nos explicava sobre o procedimento e as pias, podíamos ler várias frases inscritas de filósofos, pensadores e cientistas famosos, todos enaltecendo o vinho. Normalmente, eu não bebo vinho (nem nada), mas isso pode mudar depois da degustação: foi muito gostoso! Provamos o vinho tinto seco, vinho tinto fino, espumante moscatel, um refrigerante, outro vinho e um suco de uva maravilhoso. O mais bacana foi a abertura do último vinho: um sabe quebrou a garrafa. Foi muito legal!



Por volta das quatro horas da tarde, chegamos em Carlos Barbosa para o passeio que tanto aguardávamos: o trem de Maria-Fumaça! As paisagens eram muito bonitas e é bacana fazer esse passeio histórico, mas esse não é o diferencial: o bacana mesmo é a interação e diversão proporcionada no meio do passeio. Durante o trajeto, vimos um pequeno teatro de duas italianas e apreciamos músicos tocando canções italianas, músicas gaúchas e até mesmo dançar com oriundi, dançamos. Também fizemos uma parada estratégica em Garibaldi para tirarmos fotos do trem, tomarmos mais vinho e ouvirmos mais música. Tudo muito animado e divertido!



A Epopeia Italiana, visitação à Cooperativa Garibaldi e o passeio de Trem de Maria-Fumaça certamente fizeram do meu dia muito especial, ainda mais com a companhia do meu namorado, que amo cada vez mais. É um ótimo passeio para casais e no final de semana do dia dos namoradas estava repleto deles, mas também havia várias famílias e a viagem no trem Maria-Fumaça é para todas as idades. Fizemos o passeio com a Giordani Turismo e recomendo fortemente para todos que gostam de vinho, suco de uva e da cultura italiana. Adorei!

Postagens Relacionadas

9 comentários

  1. Que lugar lindo! E eu gosto muito de conhecer um pouco das histórias do país.
    Deu vontade de conhecer essa cidade.
    Beijos, Aline
    https://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que lugar maravilhoso! Meu sonho andar de maria fumaça ♥

    Beijos,

    www.falatati.com

    ResponderExcluir
  3. Já visitei Bento Gonçalves, é tão lindo!! Saudades ver essas fotos.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu estive pela Serra Gaúcha agora, no finde do Dia dos Namorados! E é tudo muito incrível e cheio de história, apesar do frio, né? Eu não fiz o passeio de maria fumaça mas fiquei desejando! E eu quero voltar no verão para visitar as vinícolas e poder ver as parreiras cheias de uva!
    :)

    ResponderExcluir
  5. Vocês dois são tão lindos *_*
    E ele deu um presentação, excelente escolha hahaha
    preciso mostrar essa publicação para o meu namorado né.. quem sabe a indireta funciona? hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tenho o que falar? Nem precisa né? Como sempre sou apaixonada por suas fotos de viagem!!! T_T

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
  7. Que passeio mais delicia!!! Já passei por Bento Gonçalves mas nunca parei por lá mesmo, fiquei super tentada agora... fico imaginando os vinhos todos.. uma delicia de passeio pra fazer ainda mais quando tá friozinho né? <3

    ResponderExcluir
  8. Passeio muito bacana mesmo, tanto a história quanto os vinhos! Te amo :)

    ResponderExcluir