Retrospectiva Literária 2016


quarta-feira, 18 de janeiro de 2017



Oi, pessoal! Aqui no Finding Neverland sempre fazemos retrospectivas temáticas sobre o ano que passou, e a minha preferida é a retrospectiva literária, na qual analiso minhas leituras do ano passado, quais os livros que eu li e se cumpri uma boa meta. Hoje vim compartilhar minha retrospectiva literária de 2016, com vinte leituras

livros


Por conta das parcerias firmadas com o blog, houve uma certa mudança no meu perfil de leituras desse ano: deixei um pouco de lado os clássicos e priorizei leituras mais atuais, publicadas pelas editoras parceiras. Para mim, isso foi ótimo! Conheci novos autores, realizei leituras que não teria "encontrado" por mim mesma e expandi meus horizontes, valorizando também a literatura contemporânea e descobrindo que tem muita coisa boa sendo produzida ultimamente. Só tenho a agradecer à Butterfly Editora", à Editora Hedra, ao Grupo Autêntica e especialmente ao Grupo Editorial Record, que ainda não é um parceiro oficial, mas me presenteou com nada menos que doze livros esse ano. Muito obrigada!

livros parceria


Na foto acima, estão todos os livros que recebi dos parceiros, à exceção de A Procura de Vida Inteligente, que recebi de um Book Tour, e curiosamente do único livro que "aceitei" (com aspas mesmo, contrariada!) receber em e-book. Esse e-book é, talvez, o melhor livro que li em 2016: Pretérito Imperfeito, do Gustavo Araujo. O Gustavo é um autor brasileiro cuja escrita é simplesmente deliciosa, uma história aparentemente simples, mas com elementos do que chamamos realismo fantástico. Já escrevi minha resenha e reitero: é um livro maravilhoso que indico para todo mundo.

livros parceria


Das vinte leituras realizadas, dezesseis tiveram suas resenhas publicadas no blog. As exceções ficaram por conta de três livros da série A Torre Negra e, vejam só, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, que ainda não consegui pensar numa maneira de expressar minha opinião. Para mim, isso também é um marco bem importante, já que nos anos anteriores prometi várias resenhas que no fim não foram publicadas. Fiquei bem feliz com meu desempenho enquanto blogueira e, claro, com o resultado e a recepção de vocês.

livros parceria


Em 2017, pretendo ler todas as leituras que ficaram para trás esse ano (e pior que são muitas, hehehe) e voltar com o Book Challenge, porque é uma forma bem interessante de estudar inglês e senti falta desse desafio nos últimos anos. Vocês podem esperar tanto livros clássicos quanto atuais nas minhas resenhas de 2017! E vocês, como são as metas literárias para o novo ano?

Postagens Relacionadas

12 comentários

  1. Oi, Vick! Adorei sua retrospectiva!

    O Grupo editorial Record sempre envia presentes muito bons, né non?

    E o que falar de Pretérito Imperfeito? Maravilhoso, surpreendente!

    Beijos, Hel.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Confesso que em 2016 eu deixei um pouco a desejar e quase não li..Mas em 2017 a coisa vai mudar de figura hehehe Já comecei lendo o novo livro do Harry Potter e amei..
    Quando tiver um tempinho, venha visitar meu blog...
    Beijos,Gabi
    http://gabipiazza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ahhh que eu super me identifiquei com alguma de suas leituras. Ainda não consegui ler Por lugares incríveis e morro de curiosidade.
    Coloquei a meta de 50 livros para ler em 2017 e vamos ver se eu consigo hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Caramba, só livros fodas, eu tenho alguns para ler mas ando sem tempo, mas depois acabo devarando tudo kkk
    Adorei a lista.
    Um beijo.

    Reverse Blog
    Reverse no Facebook

    ResponderExcluir
  5. Que inveja, em 2016 lí apenas 2 livros :(
    Mas esse ano estou com uma meta diferente, vou ler pelo menos 2 livros por mes. Já li um e estou na metade de outro kkkk
    no meu blog postei sobre o ultimo livro que li em 2016, da uma olhadinha.
    https://cantinhodopanda.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum desses hahaha
    Pois é, é isso que quero com parcerias, sair da minha zona de conforte. A gente sempre acaba escolhendo os mesmo tipos de livros!

    Beijos e que consiga fazer todas as resenhas desse ano hahaha

    ResponderExcluir
  7. O Jardim Secreto! Amo esse livro. E os livros do Stephen King não tem como não gostar.
    Terminei de ler o livro do Harry Potter recentemente e já escrevi uma resenha (ainda não está live), foi difícil expressar minha opinião também, são meus livros favoritos, mas esse, não sei, não fiquei tão empolgada.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá lindona, gostei muito dos livros que leu.
    Ler é bom demais.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei essa sua retrospectiva, quero muito ler a maioria!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  10. Oi Vickii!!
    Primeiramente, Feliz Ano Novo! kkk sumi faz um tempinho mas to de volta! Adorei sua retrospectiva, realmente você está de parabéns, resenhou quase todos os livros lidos! ^^ Eu quero muito ler Voo Fantasma e terminar A Torre Negra, quem sabe não faço isso em 2017...

    beijos
    http://www.livromaniaca.com/

    ResponderExcluir
  11. Quantos livros legais vc leu ano passado!! Legal a retrospectiva, tem uns nesse meio que eu queria ler, mas fico sempre procrastinando... to aqui no meu primeiro livro do ano.. e vamos ver quantos milhoes de anos vou levar pra terminar hahaha sou dessas =/

    ResponderExcluir
  12. Vicki, vc leu a beça! Também estou pensando em como resenhar HP e a criança amaldiçoada.
    A Record te mandou vários livros, espero que esse ano eles façam uma parceria Oficial!
    Bjs

    ResponderExcluir