Resenha: Paixão e Crime


sexta-feira, 17 de março de 2017



Quem acompanha o blog nas redes sociais e leu a página de parceiros já sabe: o Finding Neverland fez uma parceria muito especial com a Luva Editora, uma editora nova no mercado, com a importante missão de disseminar a literatura brasileira. Para a primeira resenha, a Luva enviou o livro Paixão e Crime, do autor João Paulo Balbino.

Livro Paixão e Crime
Título: Paixão e Crime
Autor: João Paulo Balbino
Editora: Luva
Páginas: 72 páginas
Comprar: Compre o livro pela Amazon ou pelo site da editora


Paixão e Crime é uma coletânea de quatro contos envolvendo romances e uma pitada de violência. Um personagem resolve transcrever os relatos contidos em quatro fitas de um policial que tinha o curioso hobby de gravar depoimentos sobre crimes, e é assim que temos acesso às histórias. Todas as histórias são ambientadas em cidades brasileiras e apresentam personagens de diferentes estilos de vida. No primeiro relato, uma psicóloga divorciada envolve-se com o namorado de uma cliente, mas ocorre um assassinato e a protagonista passa a ser a principal suspeita. Já no terceiro relato, a protagonista é uma prostituta serial killer que apavora-se ao saber que sua última vítima pode estar viva. Cada trama tem suas peculiaridades e é interessante à sua maneira, mas o certo é que sempre ocorre uma tragédia.

Livro Paixão e Crime


A escrita é competente e instigante, de modo que devoramos o livro em pouco mais de uma hora. Apesar de eu já imaginar alguns dos desfechos (talvez por ser grande leitora de romances policiais?), achei muito interessante acompanhar o desenrolar das tramas e cada conto é muito bem desenvolvido, é impressionante como o autor nos entrega histórias com início, meio e fim e ainda sugere interligá-las ao final. É uma leitura dinâmica e potencializada pela ótima edição da Luva, que proporciona uma fonte confortável e nos entrega um livro de ótima qualidade.

Entre todos os contos, o que mais gostei foi "Misterioso homem em minhas fotos". Na história, Anita contrata um detetive particular para investigar a vida de um pretendente que conheceu na internet, mas o detetive observa que em todas as fotos tiradas durante a investigação há um misterioso homem, que não é seu namorado, seguindo Anita. Trata-se de um conto bastante equilibrado e que estimula o leitor a descobrir o que vai acontecer. Importante ressaltar que, apesar do cometimento dos crimes, não achei nenhum conto (excetuando Helena F) apelativo, pois todos retratam crimes passionais ou que poderiam acontecer na vida real.

Livro Paixão e Crime


Mesclar paixão com crime pode parecer um tanto polêmico para alguns, mas é inegável que o tema desperta emoções e o autor soube utilizar isso a seu favor, nos entregando contos diretos e interessantes para quem é fã de literatura policial ou quer se aventurar no gênero. Sendo assim, recomendo o livro Paixão e Crime, por ser uma leitura atrativa e envolvente.

Esse exemplar foi carinhosamente cedido pela Luva Editora, parceira do blog Finding Neverland. Curta a página da editora no Facebook e fique por dentro das novidades!

Postagens Relacionadas

17 comentários

  1. Vicki, esse parece ser um daqueles livros que devoramos. Gostei ainda mais de saber que o autor é brasileiro e fiquei curiosa para saber sobre esse conto com o homem misterioso(aceito spoilers)
    Tenho que por na minha lista!
    Bjs

    www.achadosdamila.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mila! Aceita spoiler? Huihiahiu eu fico com peninha de dar porque o final é bom e alguém pode ler sem querer nos comentários HAUISHDUAI, então vai ter que ler o livro pra saber >:D

      Beijinhos!

      Excluir
  2. já quero sei que quando começar a ler não vou quer parar, vou procurar já!!! sucesso linda beijos

    http://adeillypessoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só não li direto porque tive que ir para o trabalho ahusdau, mas dá vontade de não largar mais o livro! Bjs

      Excluir
  3. Acabei de ler resenha desse livro em um blog e estava comentando que eu não conhecia a editora.
    E ela já conquistou meu coração porque amo livros policiais
    E quero saber como os casos se ligam, sabe?
    Quero ler <3

    E Parabéns pela parceria.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clay! Eu também não conhecia antes, mas eles foram muito queridos já no primeiro contato e parece que têm uma dedicação especial com os autores também. E esse livro, por exemplo, tem uma capa com material de boa qualidade, algumas ilustrações e uma fonte ótima de ler! Obrigada <3

      Excluir
  4. Fiquei curiosa para ler esse, sou apaixonada por literatura policial e queria ler mais livros de autores brasileiros. Essa ultima historia que você falou me lembrou muito "O Segredo dos Seus Olhos" livro/filme, por causa desse olhar nas fotografias, fiquei mais curiosa ainda com essa ultima.
    www.livrosenerdicesblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Quando eu li não tinha pensado em "O Segredo dos Seus Olhos", mas apesar de não ser uma história parecida, acho que tem a mesma atmosfera. Fiquei bastante feliz em ler um livro policial escrito por um autor brasileiro!

      Excluir
  5. Não conhecia este livro, nem a editora e é sempre legal ver dica de algo novo para se ler. Confesso que prefiro esse tipo de história em uma série de TV ou filme do que em livros, mas este parece ser interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vale à pena ler o livro porque ele é curtinho e é uma leitura bastante prazerosa (pelo menos, para quem gosta de histórias envolvendo crimes, hiuahaui), mas... Nossa, uma série de TV! Eu apoiaria a ideia! <3

      Excluir
  6. Parece ser um livro que prende o leitor do início até o fim. Gostei muito da sua resenha também Vicki, eu costumo ver mais filmes desse estilo do que ler. Não por não gostar, mas por não ter tido a oportunidade de ler mesmo.
    Espero que as coisas melhorem para que eu possa adquirir este porque me interessei muitoooo.
    bjs

    Simplesmente Ciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ciana! Eu sou tanto cinéfila quanto amante de livros (bibliófila fica meio estranho ashdiuad), mas acho que prefiro LER histórias desse estilo. Espero que tu consiga adquirir o livro mesmo, vale à pena <3

      Excluir
  7. Olá,
    Gosto de livros de contos e amei o tema e a resenha do livro e fiquei muito curiosa para lê-lo.
    Beijos,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
  8. Adorei a dica. Sou fascinada por livros criminais e policiais. Tenho vários e esse me pareceu ser um ótimo livro também. Adicionei a minha lista. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Eu também sou fascinada por literatura policial e adorei ter Paixão e Crime na minha coleção <3 Beijinhos

      Excluir
  9. Olá! Gostei muito da resenha e acho super válido incentivar a literatura brasileira, que a gente ainda menospreza tanto, infelizmente. A edição me parece estar linda, adorei o marcador de página, e é ótimo que a ambientação seja aqui no Brasil mesmo!

    Beijinhos!

    http://www.metamorphya.com.br/

    ResponderExcluir