Colônia del Sacramento


sexta-feira, 21 de abril de 2017



A Colônia del Sacramento é uma cidade fundada em 1680 que parece ter parado no tempo, pois seu centro histórico preserva as características típicas da época da colonização. Trata-se de uma cidade colonial à beira do Rio da prata, muito charmosa e bonita de se visitar.

Colonia del Sacramento Colonia del Sacramento


A cidade foi fundada pelos portugueses em desrespeito ao Tratado de Tordesilhas e, no mesmo ano, foi tomada pelos espanhóis. Desde então, a Colônia del Sacramento foi tomada novamente pelos portugueses, retomada pelos espanhóis e assim ocorreram sete trocas de poder, até que em 1778 a cidade ficou com os espanhóis. Como resultado dessa alternância de poderes, podemos verificar várias casas no estilo português e outras no estilo espanhol, e é muito interessante analisar a diferença das arquiteturas: as casas portuguesas são mais rústicas e as espanholas mais bem detalhadas, por exemplo.

Colonia del Sacramento Colonia del Sacramento Colonia del Sacramento


Desde 1995 a Colônia del Sacramento é considerada Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela UNESCO e a maioria das casas preservam o estilo colonial e muitas até mesmo mantêm portas e janelas fechadas, tanto que só descobri que a cidade ainda era habitada porque me contaram. As ruas são pavimentadas com pedras e em pouquíssimas delas vi as pessoas andaram de carro - aliás, uma alternativa possível é alugar um dos mini-carros/carruagens para explorar o local.

Colonia del Sacramento Colonia del Sacramento Colonia del Sacramento


A cidade é bastante pequena e tem alguns museus para visitação, mas o melhor jeito de conhecer a Colônia del Sacramento é simplesmente passeando por aí, reparando nas diferenças entre as casas portuguesas e espanholas, caminhando nas ruas arborizadas ou à beira do Rio da Prata, no chamado Paseo San Gabriel.

Colonia del Sacramento Colonia del Sacramento Colonia del Sacramento


Um dos lugares imperdíveis para conhecer é El Faro, um farol que fica no meio das ruínas do Convento de San Francisco. Por cerca de cinquenta pesos, podemos subir no farol e termos uma vista esplêndida de toda a cidade. A subida é um pouco cansativa e as escadas apertadas para quem não gosta de lugares fechados, mas asseguro que vale muito à pena.

Colonia del Sacramento Colonia del SacramentoColonia del Sacramento


Entre os outros pontos turísticos estão a Iglesia Matriz e a famosa Calle de los Suspiros. A Calle de los suspiros é uma rua comum e nem de longe tão bela quanto as outras, mas tem uma história interessante envolvendo sua nomenclatura: enquanto os mais românticos dizem que a rua tem esse nome por causa de uma jovem que esperava pelo seu amado, outros afirmam que os suspiros davam-se em virtude das casas de prostituição. Há ainda, quem diga que era pela Calle de los Suspiros que passavam os condenados à morte.

Colonia del Sacramento Colonia del Sacramento


A cidade está localizada à 180km de Montevidéu e é muito viável fazer um bate-volta, assim como é possível visitá-la de barco a partir de Buenos Aires. Confesso que como eu teria pouco tempo na capital uruguaia eu até fiquei em dúvida se valeria à pena ou não visitar a Colônia del Sacramento, agora vejo que deixar de conhecer esse lugar seria impensável. É uma cidade muito agradável e muito bonita, na qual passei um dia excelente.

Colonia del Sacramento


Espero que tenham gostado do post de hoje! Na próxima postagem sobre a viagem para o Uruguai, nosso destino é Montevidéu!

Postagens Relacionadas

14 comentários

  1. Só anotando mentalmente suas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Nossa flor, que lugar lindo e rústico! Sou doida para conhecer lugares como este, as fotos ficaram maravilhosas.

    | http://www.srafinesse.tk/ |

    ResponderExcluir
  3. aaai, quero tanto ir a colonia del sacramento! eu amo cidades bem históricas, "paradas" no tempo, com casinhas simples, ruas bonitas, calmas...e principalmente, amo cidades em que eu possa apenas sair para caminhar, sem estresse! <3 adorei o post e as fotos :)

    ResponderExcluir
  4. Colonia é charmosíssima e merece mais que um bate e volta :) a cidade é um amor! E concordo plenamente que a melhor maneira de conhecer é simplesmente ir andando sem destino certo nas ruelas de lá :)

    ResponderExcluir
  5. Que charme de cidade! Um excelente bate e volta. Adorei as fotos! Ficaram lindas. Parabéns! =*

    ResponderExcluir
  6. Outro lugar que é um charme e que me deixou cheia de vontade de visitar. Amo saber mais sobre esses locais aqui da América Latina!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  7. Esse lugar é lindo e cheio de história, sou doida pra conhecer!!

    ResponderExcluir
  8. Essa cidadezinha parece ser muito amor. Amo essa arquitetura mais rústica e cheia de histórias pra contar. Pensando em conhecer esse ano, vamos ver se dá certo.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ver outro post sobre Colonia Del Sacramento e a vontade de conhecer agora tá dobrada, haha. Que post lindo!

    ResponderExcluir
  10. É sempre bom conhecer cidades históricas assim né!
    As fotos ficaram lindas.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  11. Eu sou completamente apaixonada por essa cidade mais fofa. Sou louca para voltar a Colonia, pois quando fui estava uma chuva horrível que acabou atrapalhando minha visita. Para mim, uma das cidades mais charmosas que já conheci e uma das minhas prediletas (mesmo sendo tão pequena).

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Uau! Não sabia desse alternância de poder entre portugueses e espanhóis... Em uma viagem entre BsAs e Montevidéu não passei por Colônia por causa de tempo. Quero muito, muito voltar! Ela parece linda demais!

    ResponderExcluir
  13. Curti muito o post, como amo viajar, acho sempre legal ler sobre possíveis lugares para visitar.

    Beijos
    http://orangelily.com.br

    ResponderExcluir
  14. amo essa cidadezinha <3 foi um dos meus passeios preferidos da lua de mel!

    beeeijo :**

    ResponderExcluir