Catedral Metropolitana de Buenos Aires


sábado, 19 de agosto de 2017

Eu amo visitar igrejas! Sei que o objetivo principal para se visitar é a religião, mas para mim é impossível não se maravilhar com as belíssimas obras de arte que uma igreja guarda. Sendo assim, quando viajei para a Argentina não pude deixar de visitar a A Catedral Metropolitana de Buenos Aires.

catedral metropolitana de Buenos Aires


A Catedral Metropolitana de Buenos Aires é a principal igreja católica da cidade e se localiza em frente à Plaza de Mayo, que, como falamos em outro artigo, é o epicentro político e cultural de Buenos Aires. A Catedral foi construída no século XVI com materiais simples como madeira e palha, mas teve que ser reconstruída inúmeras vezes por causa da chuva e hoje, sua arquitetura é uma mistura, com fachada de estilo neoclássico do século XIX e nave e cúpula do século XVIII.

catedral metropolitana de Buenos Aires catedral metropolitana de Buenos Aires catedral metropolitana de Buenos Aires


Apesar dessas curiosidades arquitetônicas, não achei o exterior da catedral tão bonita - inclusive, demorei a perceber que se tratava da famosa Catedral. Contudo, não posso dizer o mesmo de seu interior, que é simplesmente deslumbrante. A decoração é cheia de vitrais, quadros, esculturas, tudo muito detalhado e bem feito, em um estilo neo-renascentista e neobarroco.

catedral metropolitana de Buenos Aires catedral metropolitana de Buenos Aires catedral metropolitana de Buenos Aires


Um fato interessante é que a Catedral abriga um mausoléu com os restos do General San Martin, figura essencial no processo de independência da Argentina e de diversos outros países. Também fiquei sabendo que a Catedral organiza visitas guiadas em diferentes idiomas. Eu não sei se vale à pena porque consegui "aproveitar" apenas admirando os vitrais e esculturas, mas fica a dica para quem gosta desse tipo de passeio.

catedral metropolitana de Buenos Aires
E aí, ficaram com vontade de visitar a Catedral Metropolitana de Buenos Aires? Quem mais gosta de arte-sacra?

Postagens Relacionadas

7 comentários

  1. que lindo o interior da Catedral, é um dos lugares mais representativos da Plaza de Mayo, adorei tê-la conhecido!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou a louca da igreja, não posso ver uma capelinha que já vou entrando kkkk Apesar de não ter o costume de tirar fotos no interior.

    ResponderExcluir
  3. Essa catedral é linda mesmo. Também não desconfiamos que se tratava de uma igreja na primeira vez que vimos, parece mais um tribunal ou algo relacionado ao governo. Nós fizemos o tour gratuito, oferecido pela secretaria de turismo da cidade, pela região que inclui uma visita na igreja, mas também não conseguimos fazer essa visita guiada da igreja.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza deu uma baita vontade de conhecer.. Ela é lindíssima e com uma arquitetura muito diferente do que estamos acostumados a ver para Igrejas.

    ResponderExcluir
  5. Tem razão, a fachada não lembra a de uma igreja, mas a de um edifício governamental. Mas você vai ver que em Paris também tem igreja assim (talvez esta de BA tenha sido inspirada na francesa), a Madeleine, que por sua vez fica frente a frente com um eidifício governamental, a assembléia francesa.

    ResponderExcluir
  6. Que lugar lindo. Seus posts sobre Buenos Aires só aumentam minha vontade de conhecer :)

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm adoro visitar igrejas.
    não tenho religião nenhuma, mas adoro ver a arquitetura e os detalhes de perto.
    As fotos ficaram lindas e só aumentou a minha vontade de conhecer o lugar <3

    ResponderExcluir