Smash Up - O jogo megatemático de insanidade total!


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Qual combinação é mais forte: aliens e zumbis ou piratas e magos? Quem sabe robôs e ninjas, ou então dinossauros e duendes? Pode parecer loucura: e é justamente isso que propõe o jogo Smash Up, um insano board/card game da Galápagos.



Smash Up é um jogo de dois a quatro jogadores no qual cada participante é responsável por duas facções diferentes, podendo escolher ou selecionar aleatoriamente zumbis, robôs, dinossauros, magos, alienígenas, duendes, ninjas e piratas. Cada facção possui vinte cartas diferentes divididas entre "ações" e "lacaios", e o objetivo do jogo é utilizar suas cartas para pontuar as bases e assim, conseguir pontos de vitória. O jogador que alcançar quinze pontos primeiro vence o jogo.

Leia também:
The Resistance, um jogo de dedução
Coup, um card games de intrigas e manipulação




Parece um jogo muito complicado, mas a mecânica é simples: embaralha-se as duas facções e cada jogador começa com dez cartas, podendo, no seu turno, colocar um lacaio em alguma base ou utilizar uma ação descrita na carta (pode ser destruir lacaios, movimentar lacaios de base, dar +1 de poder para os lacaios...) e, em seguida, é a vez do outro jogador. As bases tem uma pontuação limite e os lacaios acrescentados somam pontos. Por exemplo, se a pontuação máxima de uma base é 20, meus lacaios somam 8 pontos e meu adversário acaba de colocar mais lacaios, somando 12, a base "explode", pois 12 + 8 é maior que 20. Assim, os pontos são distribuídos (no geral, quem tem mais pontos-de-lacaios ganha mais pontos no placar geral) e uma nova base é colocada. São três bases que ficam no tabuleiro, sendo substituídas na medida em que pontuam.



As diferentes cartas e a possibilidade de jogar com diferentes combinações fazem de Smash Up um jogo engraçado e divertido, mas o interessante é que requer uma boa dose de estratégia para ganhar. Ele também é um jogo mais casual porque não precisa "montar o deck", é fácil se acostumar com o jogo e logo, logo, estaremos planejando jogadas melhores. Por enquanto, só joguei com meu namorado, mas tenho certeza que com quatro jogadores seria uma loucura! Enfim, fica a recomendação de um jogo super divertido e empolgante!

Onde comprar: Galápagos Jogos | Livraria Cultura

Postagens Relacionadas

6 comentários

  1. Que jogo interessante! Nunca tinha ouvido falar mas adoreiii. Faz muito tempo que não jogo jogos de tabuleiro, bateu até uma vontade agora... hahaha

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  2. Oi Vick, caramba esse jogo parece muito divertido. Acho que faria sucesso na jogatina com meus amigos, vou surgerir a compra! :)

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAHHHHH! *O*
    Me chama para jogar? Tem tanto tempo que não jogo nada de jogo de tabuleiro. E eu achava o máximo quando era menor, e esse parece ser tão máximo!

    Até mais! O/
    Karolini Barbara

    ResponderExcluir
  4. Eu amo boardgames e meu irmão e os amigos dele tem coleção. Mas eu deste eu acho que nunca ouvi falar. Gostei muito dele, vou procurar.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  5. Embora esse jogo em si não tenha me atraído, deu pra entender que ele tem um forte apelo temático, muito bem sacado!

    ResponderExcluir
  6. A ideia desse jogo parece sensacional, amei poder misturar vários universos diferentes!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir