O interessantíssimo passeio pelo Mundo a Vapor


quarta-feira, 20 de setembro de 2017



O Mundo a Vapor é um parque temático entre Gramado e Canela que já chama atenção pela brilhante fachada, retratando o famoso acidente de trem que ocorreu em 1895 na França: uma locomotiva que atravessou a parede e ficou "pendurada", como na foto abaixo. Mais do que réplicas de trens, o Mundo a Vapor propõe uma viagem através da própria Revolução Industrial, com vários maquinários e invenções que impactaram a história da humanidade.

mundo a vapor

Leia também:
O fantástico Reino de Chocolate, em Gramado
Canela: Passeio nos Bondinhos Aéreos e Mirante da Cascata do Caracol

O Mundo a Vapor tem sua origem na década de 50, quando a família Urbani, dona de uma oficina mecânica de conserto de máquinas a vapor, passou a criar várias miniaturas com o resto dos materiais. As miniaturas já encantavam pela perfeição dos detalhes e, em 1991, foi criado o Parque Temático Mundo a Vapor, como homenagem ao patriarca da família. O mais bacana de tudo é que as réplicas estão em perfeito funcionamento, retratando de forma exata as proporções e detalhes não só de locomotivas, como também de fábricas, usinas, etc. São exatamente idênticas às máquinas reais, com a única diferença, é claro, do tamanho em miniatura.



O museu é um grande saguão com várias estandes demonstrando as miniaturas das fábricas/locomotivas e seu funcionamento. Dá para fazer o passeio "por conta" e ler as explicações na parede, mas nossa experiência ficou muito mais interessante quando passamos a acompanhar os .guias do próprio Mundo à Vapor, que não apenas explicam o funcionamento das máquinas, mas demonstram. Sim, as máquinas funcionam! Todos foram muito claros e educados, dando uma verdadeira aula sobre o funcionamento das usinas. Aprendemos sobre o processo de fundição e laminação de aço, fabricação de telhas e tijolos, como funciona uma fábrica de erva-mate e muito mais. A atração que eu mais gostei foi a menor fábrica de papel do mundo que, pasmem, ainda está em funcionamento! O guia nos explicou direitinho como era a produção de papel e, no final, nos deu um papelzinho produzido pela fábrica para guardarmos de lembrança.



O passeio completo dura em torno de uma hora e é uma das atrações mais diferentes de Gramado/Canela, retratando coisas que interferem diretamente no nosso dia a dia. Por ter uma proposta mais intelectual, é uma visita atrativa tanto para adultos quanto para crianças, que certamente vão gostar das miniaturas. No final, o visitante ainda pode fazer um passeio de trem, já incluso no ingresso. O percurso é bem rápido e bonito. Não me julguem: eu fui e adorei!



Além de todas essas atrações, o Mundo a Vapor ainda conta com loja de souvenirs e uma cafeteria, cheia de bolos, produtos artesanais e típicos da Serra Gaúcha. Meu namorado elegeu o Mundo a Vapor como "a melhor atração que visitamos" na viagem. Acho que é um passeio diferenciado e que vale à pena incluir na viagem para Gramado e Canela!

Endereço: Av. Don Luiz Guanella, 1247 - RS 235 - Rodovia Gramado x Canela
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 09h às 17h
Ingressos: R$ 30,00 adultos | R$15,00 crianças (6 a 15 anos), estudantes e idosos
Site: www.mundoavapor.com.br

* Recebemos os ingressos para o Mundo a Vapor como cortesia para o blog, porém, todas as opiniões são verdadeiras e refletem nossa experiência pessoal.



Clique aqui e confira todos os posts da viagem para Gramado e Canela

Postagens Relacionadas

9 comentários

  1. Que lugar incrível! Ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas deve ser um passeio muito bom.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  2. Oiee!
    AMEI esse parque,achei o lugar incrível e essas fotos só me fizeram ter mais vontade de ir visitar.
    O melhor? São os preços, quase nada <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que post encantador :3 Canela parece ser uma cidade maravilhosa, e é uma das que quero conhecer um dia. Nunca havia ouvido falar desse "mundo", mas fiquei apaixonada, pois amo trens e quero um dia fazer uma viagem em um Maria Fumaça. Achei tudo muito lindo e achei a ideia da menor fábrica de papel um amor <3 Sua fotos também estão lindas. O preço do ingresso é super justo para conhecer algo do tipo e ainda para conseguir bons cliques hehe :)

    ResponderExcluir
  4. Oi! Sou de Manaus - AM e final do ano pretendo visitar o sul do país e acho que gramado está no nosso roteiro. adorei essa atração e com toda a certeza quero visitar esse lugar espetacular!! Louca pra ver a cafeteria hahahhaha a louca do café kkkk

    Beijos!
    http://cassydepaula.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Victória! Awwwn, que fofo este passeio! Eu nunca fui para Gramado e é um dos sonhos de infância ir. Este passeio super me lembrou também o Mini Mundo, que também fica na cidade e já to almejando há anos pra ir, haha. Este passeio entrou no meu pontos a visitar quando tiver oportunidade. Obrigada por compartilhar <3

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. quanto li o titulo do teu post pensei "mas eu conheço isso!" e acertei, conhecia mesmo <3 moro em porto alegre e sou fascinada por gramado e canela, de verdade (to indo de novo em novembro!). fui no mundo a vapor ha uns 4 anos, com meus pais, e me encantei! é lindo demais, não? adoro aas minuaturas funcionado, assim como no mini mundo! é muito legal pra conhecer a historia!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que legal! Já vi mil e um posts sobre Gramado e Canela porque sou louca pra ir, mas nunca tinha ouvido falar desse museu!

    blogdaumzoom.com

    ResponderExcluir
  8. Esse passeio é muito interessante!! Adorei quando eu fui! Sempre levo familiares lá e eles amam! Vale a pena mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Puxaa, que lugar incrível esse. Eu adorei a sua escrita e com essas imagens deu mais vontade de ir conhecer. E jurava que os ingressos eram mais caros, mas nem são, e pelas fotos ele parece estar em ótimo estado de conservação, e essas duas coisas juntas é difícil de encontrar. Se eu morasse ai ou tivesse a oportunidade de ir conhecer com certeza iria.

    ResponderExcluir