Lendas urbanas de Porto Alegre


terça-feira, 31 de outubro de 2017

Em clima de Halloween, o grupo Blogueiros Geek propôs uma postagem coletiva totalmente dedicadas às lendas das cidades que moramos. Como adoro o assunto, não poderia deixar de falar sobre as minhas preferidas lendas urbanas de Porto Alegre. Vocês têm coragem de ler o resto do post?

lendas urbanas Porto Alegre

Rua do Arvoredo


Vocês já assistiram ao musical Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fletch, no qual Johnny Depp canta alegremente enquanto mata as vítimas para Helena Bohan Carter fazer torta com seus restos mortais? Essa lenda urbana é parecida e ocorreu em 1864 em Porto Alegre. Em um antigo açougue da Rua do Arvoredo (atualmente, Rua Fernando Machado) vivia um casal composto por um homem boa-vida, José Ramos, e sua esposa Catarina Palsen, que encantava todos com sua beleza. Conta a lenda que Catarina "atraía" as vítimas pela sua beleza e José Ramos as assassinava...e usava seus restos mortais para fabricar linguiça. A lenda nunca foi confirmada, mas o fato é que existem vários processos criminais contra o casal e, inclusive, foram achados cadáveres humanos na antiga casa-açougue faltando algumas partes.

Igreja da Nossa Senhora das Dores


Igreja Nossa Senhora das Dores

Uma das igrejas mais bonitas de Porto Alegre certamente é a Igreja da Nossa Senhora das Dores, que se localiza na Rua dos Andradas e chama atenção pelo estilo com elementos barrocos e neoclássicos e fachada imponente: a escadaria, o tamanho, tudo passa a ideia de grandiosidade. O que muitos não sabem é que é um dos lugares mal-assombrados em Porto Alegre. A igreja começou a ser construída no início do século XVIII, mas em 1833, quando o prédio ainda estava em construção, um escravo foi enforcado na frente da igreja sob a acusação injusta de que teria tentado roubar a tiara de Nossa Senhora. O escravo jurou inocência e jogou uma praga sobre a construção, afirmando que a igreja nunca ficaria pronta e aqueles que o acusaram jamais poderiam fazer suas preces lá. A Igreja Nossa Senhora das Dores só ficou pronta em 1904, cem anos depois do início da construção, e diz a lenda que ainda é possível ouvir os lamentos do velho escravo pela região...

Maria Degolada


As crianças morrem de medo da Maria Degolada e muitas vezes ela é tida como nossa correspondente à Bloody Mary: se falar três vezes "Maria Degolada" na frente de um espelho, ela aparece. Contudo, Maria Degolada existiu e a verdadeira versão da lenda não a tem como um espírito maligno, mas como uma santa. Maria Degolada, na verdade, é Maria Francelina Trenes (1878 - 1899) uma mulher que foi brutalmente assassinada pelo seu namorado. Segundo consta no processo judicial, Maria e o namorado, o brigadiano Bruno Soares Bicudo, estavam fazendo um piquenique no Morro do Hospício quando começaram a discutir e a briga acabou no trágico assassinato de Maria, que foi degolada com o uso de uma faca. Várias versões circularam e ela passou a ser venerada pela população local, que ergueu uma pequena capela em sua homenagem, identificando-a com Nossa Senhora da Conceição. Para muitos, Maria Degolada é uma Santa Milagrosa, mas a lenda conta que ela é impiedosa com policiais, sendo responsável por alguns assassinatos na região. Apesar da lenda ter um lado macabro, a verdade é que é uma figura muito querida do Morro da Conceição, com vários devotos.




Vocês já tinham ouvido falar sobre essas lendas urbanas de Porto Alegre? O que acharam? Na cidade de vocês também existem assombrações famosas? Não deixem de comentar!

Postagens Relacionadas

4 comentários

  1. Ahhh amei essa post!! Adorei saber dessas lendas urbanas de POA não sabia de nenhuma deles e fiquei arrepiada aqui hahaha
    Isso me deixou inspirada pra escrever um post assim sobre as lendas urbanas daqui tb haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a listinha de lendas urbanas!! Sou de Porto Alegre também é doida por coisas de terror :D Sempre gostei da história do Açougueiro/Lobisomem do Arvoredo <3 Mas tinha medo da Maria Degolada huahuahuahau
    Parabéns pelo post e pelo blog! Ganhou uma leitora ^^

    Bjs da Cami

    ResponderExcluir
  3. Adorei todas as três lendas, bem interessantes! Lendas urbanas são bem legais e deixam nossas culturas muito ricas, já que cada lugar tem alguma lenda. Impressionante, não é?

    Feliz Halloween! http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre fico impressionada com essas lendas hahaha mas adoro conhecer! Essa história da Maria degolada é forte, heim? Lembro que a 'Loira do banheiro' era bem forte aqui em sao paulo, minha mãe inclusive tem algumas histórias pra contar das travessuras que fazia na escola com isso hahaha!
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir