A alegria contagiante do Caminito, em Buenos Aires


sábado, 4 de novembro de 2017

Um dos pontos turísticos mais polêmicos de Buenos Aires é Caminito. Polêmico porque muitos dizem que é artificial, que não é tão bonito assim, que é superestimado e nem vale à pena visitar...Não caia nessa! A beleza do Caminito é contagiante e é mais um lugar imperdível de Buenos Aires!

Caminito Buenos Aires

El Caminito


O Caminito é uma rua-museu localizada no bairro de La Boca, um pouco mais distante do centro e demais pontos turísticos de Buenos Aires. O lugar, zona pobre que antigamente era tomada por cortiços e prostíbulos, hoje tem casas de cores brilhantes, esculturas e monumentos pela rua e muito comércio, restaurantes e gente confraternizando. O nome é inspirado no famoso tango Caminito (1926) e o lugar tem uma grande importância cultural e artística.

Caminito Buenos Aires Caminito Buenos Aires
Leia também: Roteiro: 2 dias em Buenos Aires
Um passeio em Puerto Madero, Buenos Aires

Infelizmente, algumas pessoas não veem graça naquele monte de "casas coloridas" e consideram o Caminito um ponto turístico artificial justamente porque ele foi criado, era uma área deteriorada que recebeu cores e assim, se tornou uma "rua museu". Ora, acho essa iniciativa cultural tão interessante e uma expressão tão legítima que não dá para reduzir o Caminito a apenas um lugar colorido. A história do lugar é muito bacana: Quinquela Martin, um pintor que morava no bairro, se reuniu com alguns artistas e preencheu algumas ruas com pinturas, esculturas e todas as formas de arte. Hoje, o Caminito é tomado por artesanato, músicas e até mesmo artistas dançando tango na rua é possível encontrar.

Caminito Buenos Aires Caminito Buenos Aires Caminito Buenos Aires

La Bombonera


O Caminito em si não é muito grande e é constituído de algumas ruas e becos, todos com muitas lojas de artesanato. Fora dessa área, as casas voltam a ter cores normais e o bairro é até um pouco perigoso. Porém, há três quadras do "início" do Caminito (a clássica foto do início do post), é possível visitar o La Bombonera, o famoso estádio do time Boca Juniors.

La Bombonera Buenos Aires La Boca Buenos Aires La BocaBuenos Aires


Dentro do La Bombonera há um museu do time e é possível fazer uma visita ao museu & estádio por conta ou com guia, com ingressos a partir de trinta e três reais (*valores de junho/2017). Eu acabei não fazendo esse passeio porque não sou fã de futebol, mas para quem tiver interesse, o local abre diariamente das 10h às 18h e é possível ver mais informações no site, clicando aqui.

Caminito Buenos AiresCaminito Buenos Aires Caminito Buenos Aires


Vale à pena visitar o Caminito? Claro que vale! Foi um passeio muito agradável e é realmente muito bonito ver aquelas ruas coloridas e tomadas de gente, aproveitando a tarde com os amigos ou a família. Digo que é um lugar "contagiante" porque realmente transmite aquela sensação viva e alegre, que felizmente é fácil de encontrar na América Latina.

Postagens Relacionadas

6 comentários

  1. Concordo 100% com vc que vale a pena conhecer! Eu mesma ainda não conheço, pq não tive oportunidade de ir a Buenos Aires, mas com certeza não pularia esse marco da cidade por alguns acharem "batido". Suas fotos estão belíssimas e vc tb um arraso no modelito, amei! Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Ahh BUenos Aires é muito gracinha!! Adoraria conhecer o Caminito, como você disse, é um lugar pequeno então acredito que não demanda muito tempo dar uma passada por lá. Cada vezes que vejo posts de Buenos Aires fico com mais vontade ainda de conhecer <3

    ResponderExcluir
  3. Sempre achei o Caminito charmoso e também concordo, mesmo sendo muito turístico, vale a pena a visita!

    ResponderExcluir
  4. Acho que vale a pena conhecer pela parte cultural e porque as casinhas coloridas são muito fofas! Mas por ser um daqueles passeios turísticos bem obrigatorios, é coisa para se fazer uma vez só.
    Suas fotos ficaram lindas!

    ResponderExcluir
  5. Bom, como curto muito fotografia, sou suspeito pra falar, mas já adianto que adorei a ideia do lugar.
    Todas estas cores e formas devem ser muito bonitas visto de perto! Independente se é "pega turista" ou se é considerado "turismo artificial", Caminito também estará no meu roteiro em uma visita a Buenos Aires.

    Muito legal seu post, bem completinho

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. acho essa parte de BA linda demais, tao colorida, viva e cheia de detalhes incriveis em todo canto! adorei o seu casaco vermelho!

    ResponderExcluir