Roma: O dia em que eu conheci o Coliseu


sábado, 17 de março de 2018

Você pode ler sobre o Coliseu nos livros de história. Você pode ver fotografias e até mesmo assistir filmes que se passam nesse lugar. Mas nada prepara para a emoção de ver ao vivo um lugar tão importante e tão grandioso quanto O Coliseu.

Visita ao Coliseu Roma Visita ao Coliseu Roma


Símbolo do Império Romano, o Coliseu começou a ser construído em 72 D.C (durante a dinastia flaviana) e reúne quase 2.000 anos de história, tendo sido utilizado ao longo dos séculos como anfiteatro, fortaleza e habitação, sendo repudiado pelo cristianismo e posteriormente consagrado como um santuário cristão. Na origem, foi concebido como uma arena de espetáculo de gladiadores, combates com animais, teatros, entre outros tipos de entretenimento, fomentando a política do pão e circo, que estudamos na escola. Os jogos inaugurais duraram mais de cem dias e o Coliseu tinha capacidade para abrigar, em média, 50 mil espectadores, número que aumentou para 90 mil com a criação de um quarto andar. Apenas após o medievo o Coliseu deixou de ser utilizado para entretenimento, sendo reutilizado para diversos fins com o passar dos anos, conforme já mencionado.

Visita ao Coliseu Roma Visita ao Coliseu Roma
When one looks at it, everything else seems small. It is so huge that one cannot keep the image of it in mind; it is remembered as smaller, and when one goes back there it seems larger again (Goethe)

Eu sempre gosto de pesquisar um pouco sobre os pontos turísticos antes de visitá-los e, neste caso, peguei todas as informações possíveis (inclusive as que reproduzo nesse post hehe) no site Il Colosseo, que não é o oficial, mas foi o mais completo que achei sobre esse monumento tão importante. De todo modo, é possível fazer uma visita guiada (inclusive, só é possível visitar o terceiro piso e o subterrâneo nessa modalidade), alugar um audioguia ou acompanhar as explicações nos próprios banners espalhados pelo local, disponíveis nos idiomas inglês e italiano. As placas explicativas demonstram de uma forma adequada toda a história do Coliseu e como o monumento foi encarado ao longo dos anos até se tornar uma das sete maravilhas do mundo - até num hotel pensaram em transformá-lo! -, mas sempre foi visto como um dos maiores símbolos da cidade. Como disse o monge Beda, enquanto o Coliseu se mantiver de pé, Roma permanecerá.

Visita ao Coliseu Roma Visita ao Coliseu Roma


O Coliseu tem cerca de 50 metros de altura e a fachada já impressiona pelas colunas e vários níveis de piso. Muita gente acaba apenas conhecendo o Coliseu por fora e já parte para outro ponto turístico, mas por dentro a estrutura também é impressionante e vale à pena. São quatro andares (além do subterrâneo) e uma gigantesca arena no meio, onde ocorria os combates e demais atrações. Obviamente, tudo está meio deteriorado, afinal, a construção resistiu não só ao tempo, como também a vários desastres, mas ainda assim é possível imaginar toda Roma torcendo e se divertindo naquele lugar. Claro que a "diversão" envolvia lutas de gladiadores até a morte, mas é muito diferente a sensação de estar em lugar histórico, no mesmo local que tantas figuras importantes da história - aliás, sensação que não me abandonou durante toda minha estadia em Roma.

Visita ao Coliseu Roma Visita ao Coliseu Roma


Tenho publicado muito sobre viagens e realmente pretendo tornar este um dos assuntos principais do blog, mas a verdade é que até pouco tempo atrás todas essas experiências incríveis eram apenas sonhos distantes e eu visitava esses lugares apenas nas páginas dos livros. A sensação de sair da estação de metrô e dar de cara com o Coliseu é incrível e este monumento é mais grandioso do que se pode descrever. Neste artigo, tentei despertar a curiosidade de vocês quanto ao lado histórico e compartilhar o quanto visitar o Coliseu foi especial para mim. Espero que tenham gostado!

Local: Piazza del Colosseo, 1, 00184 Roma RM, Itália
Horário: diariamente a partir das 08h30 (consulte horário de saída neste site)
Ingresso: 12 euros | gratuito até 17 anos | válido para Foro Romano e Palatino


* Recebemos os ingressos para do site Il Colosseo como cortesia para o blog, porém, todas as opiniões são verdadeiras e refletem nossa experiência pessoal.

Postagens Relacionadas

14 comentários

  1. Que sonho conhecer o coliseu, esse dia deve ter sido incrível. Adorei as fotos, ficaram ótimas

    ResponderExcluir
  2. Oii!! Que legal e que lindooo! Deve ter sido mesmo muito emocionante ver tudo isso de perto e com certeza deve ser maravilhoso!! Muito bom o post, gostei! Beijos!!

    Milena- No mundo da Lua

    ResponderExcluir
  3. Oi Vicky? Tudo bem?
    Adorei seu post. Adoro pesquisar sobre os lugares quando viajo e adorei saber mais sobre o Coliseu aqui.
    Parabéns por realizar esse sonho!
    Lindas fotos e excelente relato.

    Beijos,
    Li

    ResponderExcluir
  4. Oi Vick!
    Nossa, primeiro que fotos lindas! Não me lembro de ter visto fotos dele do lado de dentro, pra ser sincera e é muito legal!
    Achei muito válidas as observações que você fez, acho que também desejaria conhecer todo ele e não apenas ver o lado de fora. Esse tipo de lugar que guarda tanta história consigo, por anos a fio, merecem a devida atenção! Só imagino como a visita deve ter sido mágica! Sem dúvidas você me deixou mais curiosa pra conhecê-lo! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Oi Victória!
    Uau, de tirar o fôlego essas fotos. Nem imagino o tamanho dessa emoção! Viajar é incrível e estar perto de algo tão importante historicamente deve ser maravilhoso!
    Se um dia eu tiver a honra de ir para Itália, Roma será um dos meus destinos principais.
    Beijos

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  6. Deve ter sido uma experiência muito boa mesmo. O lugar parece lindo e ainda quero visitar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Gente que fotos mais incríveis. Fiquei até admirando antes de comentar haha Uma das coisas que mais gosto quando viajo é justamente quando o céu está lindo assim. Não sei porque, mas parece que as fotos ficam tão mais bonitas. Quando viajei no começo desse ano alguns dias estavam nublado e conforme a cidade parecia que era inverno, tinha até neblina acredita? Um céu limpo faz toda diferença (risos). Imagino o quanto você deve ter gostado. Um lugar assim que até então só tínhamos visto nos livros. Adorei a dica de hoje. Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Conhecer o Coliseu - e outros lugares históricos e tão impressionantes quanto - é um dos meus maiores sonhos! Fiquei por muito tempo admirando as fotos e só imaginando como deve ter sido a sensação de estar em um lugar tão grandioso...
    Gislaine | Literalize-se

    ResponderExcluir
  9. Poxa vida, estou voltando pra reler pq realmente achei muito legal a forma que você falou sobre o lugar, em breve nos esbarraremos por nossas andanças pelo mundo <3 amei o post

    ResponderExcluir
  10. Eu começei a me interessar pelas matérias de história quando eu vi uma fotografia do Coliseu... Estar lá deve ser realmente impressionante.

    ResponderExcluir
  11. Nossa que viagem dos sonhos, eu adoro viajar e queria dar aquela volta ao mundo e o Coliseu seria parada obrigatória quando for pra Itália, pensa no amor por Roma.
    Adorei tuas fotos, parece aquele lugar de sonhos que a gente não quer ir embora.
    http://www.kammykrysthin.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  12. Que grandiosidade, né? Quero muito conhecer a Itália e acho que talvez aconteça esse ano. Seu post me deixou nostálgica por algo que nem vivi, amei.

    blogdeclara.com

    ResponderExcluir