Por que jogar jogos de tabuleiro?


quinta-feira, 5 de abril de 2018

Vocês lembram daquela época em que todos se reuniam para jogar Detetive, Jogo da Vida e Banco Imobiliário? Era muito divertido se juntar em torno da mesa e passar a tarde jogando com os amigos. Infelizmente, com o passar do tempo, muitas pessoas - hoje, já adultas - abandonaram esse hábito, seja porque associam jogos de tabuleiro à infância, seja porque há muito apenas jogam videogames. Ora, acontece que os jogos de tabuleiro também se modernizaram e existem diversas escolhas para qualquer tipo de jogador. Nesse artigo, abordarei os benefícios dos jogos de tabuleiro e trarei dicas especiais sobre os diversos estilos.

Benefícios jogos de tabuleiro

Benefícios cognitivos


Existem jogos de todos os tipos, alguns são mais descompromissados e casuais e outros requerem algumas horas de jogo. O fato é que jogos de tabuleiro, em geral, tendem a fortalecer as habilidades de atenção, concentração, raciocínio e resolução de problemas. Quando se trata de uma competição, os jogadores devem desenvolver estratégias para ganhar, buscando a melhor solução para o problema e da forma mais rápida e eficiente, de modo que os jogos também auxiliam a diminuir o tempo de reação. Jogos de tabuleiro exigem que o cérebro se mantenha concentrado, trabalhando no funcionamento cognitivo e, também, com as memórias verbal e visual, afinal, temos que prever as jogadas dos adversários e refletir sobre como rebatê-las, desenvolvendo nosso raciocínio lógico.

Apesar da competitividade ser inerente a maioria dos jogos - o que é ótimo, afinal, é um conceito importante para o mercado de trabalho e incentiva a obtenção do sucesso -, muitos jogos são cooperativos e ajudam a aprimorar conceitos como trabalho em equipe e desenvolver nossas capacidades sociais. Nem sempre estaremos de acordo com nosso colega de equipe e muitas vezes as soluções devem ser buscadas em conjunto, de modo que o que se aprende "em jogo" pode ser aplicado na nossa rotina profissional.

Além disso, enquanto alguns jogos requerem estratégia, raciocínio e atenção, outros jogos também desenvolvem a criatividade do jogador. São os chamados role play, que exigem uma interpretação do jogador, ou ainda jogos de carta como Dixit no qual temos que dar nossa visão sobre uma imagem abstrata. Alguns jogos desenvolvem tanto a estratégia e raciocínio quanto a criatividade e capacidade de persuasão do jogador, desenvolvendo características como dialogicidade e liderança.

Jogos cooperativos: Zombicide, Eldritch Horror
Jogos competitivos: Coup, Smash Up, Munchkin
Jogos para desenvolver a criatividade: Dixit, Sim, Mestre das Trevas
Jogos para desenvolver o raciocínio lógico: Black Stories, The Resistance

Benefícios jogos de tabuleiro

Benefícios sociais


Por mais que seja possível jogar alguns jogos individualmente, é evidente que a maioria dos jogos de tabuleiro foram criados para serem jogados em grupo. Assim, os jogos de tabuleiro também desenvolvem nossas interações sociais, tais como comunicação verbal, compreensão, a habilidade de se expor sua opinião, se impor e também ouvir o outro quando necessário. Jogos de tabuleiro estimulam os jogadores a se relacionarem entre si durante as partidas, dialogarem e respeitarem os adversários.

Quando se trata de um grupo de amigos, os jogos de tabuleiro também aproximam as pessoas e são uma ótima oportunidade de interagir offline, em um ambiente descontraído, sem uma tela de computador entre os jogadores e, espera-se, sem celulares. Como todos devem estar concentrados no jogo, as interações sociais ocorrem entre os próprios jogadores, que também veem naquele momento de relaxamento um escape saudável da rotina de trabalho e estudos. Isso porque, apesar dos jogos auxiliarem o desenvolvimento de habilidades e características importantes no ambiente acadêmico e profissional, obviamente promovem um momento de descontração e diversão com os amigos.

Por fim, apesar de jogos de tabuleiro serem comumente associados à cultura geek/nerd, jogos de tabuleiro podem agradar e envolver qualquer tipo de pessoa, independentemente da idade, do "grupo" no qual está inserido ou interesses. Isso porque existem jogos casuais e outros que requerem uma verdadeira imersão dos jogadores, jogos que têm complicados conjuntos de regras e outros que não requerem mais do que cinco minutos para aprender a jogar. Os jogos de tabuleiro estão cada vez mais modernos e populares, com uma diversidade imensa de temáticas e estilos. Não tem desculpa para não jogar!


E aí, que tal marcar uma tarde de jogatina com os amigos ou mesmo levar um jogo de cartas quando marcarem de se reunir em um bar? Espero que essa postagem tenha incentivado vocês a conhecerem um pouco mais sobre jogos de tabuleiro!

Postagens Relacionadas

3 comentários

  1. Eu adoro jogos de tabuleiro mas não tenho muitos amigos para jogar então... *cry* mas já joguei muito Banco Imobiliário! Preciso comprar algum novo para jogar com a família, adorei essas dicas de jogos e vou ver qual o que se encaixa melhor aqui... rs

    Post completinho! Amei!
    beijos
    https://atrasadaparaocha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho que não jogar depende muito da criação da pessoa em si. Pois tem muitos jogos de tabuleiros que migraram pra plataformas digitais.
    Aqui no trabalho a gente vive jogando Codinomes e se diverte bastante. Ou também "Spy", tem um cara q trabalha comigo que tem vários jogos e sempre é uma surpresa quando jogamos. Além de nos aproximar, ajuda a ver com o outro pensa.
    Adoro essa interação.

    ResponderExcluir
  3. ADORO jogos de tabuleiro! Hahahahah
    Nunca tinha pensado nessas vantagens, mas isso só deixa tudo mais legal né?
    Outro dia mesmo tava jogando detetive com minhas priminhas... e conheci o Dixit mês passado tbm e amei!
    Outro que não é exatamente tabuleiro, mas cartas e amei: Black Stories. Já ouviu falar? É muito legal!
    Pena que não tenho tantos amigos q tbm curtam!
    Beijos, amei o post!
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir