Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo


segunda-feira, 4 de junho de 2018

Quando planejamos a última Viagem para São Paulo, eu e minha mãe incluímos de última hora um ponto turístico não muito comum nos roteiros: a visita guiada ao Theatro Municipal. Aliás, reformulando: trata-se de um lugar comumente visitado pelos turistas, mas que não é devidamente apreciado pela população de São Paulo. Nesse contexto, a visita guiada tem como objetivo apresentar um pouco da história do Teatro Municipal, sua importância para a cidade e demonstrar que atualmente ele pode ser usufruído por todos. Foi um passeio muito especial e resolvi compartilhar um pouco com vocês.

Teatro Municipal São Paulo


O Theatro Municipal foi inaugurado em 1911 com o objetivo de ser um dos maiores espaços culturais da cidade e um espaço propício para a Ópera, colocando São Paulo no mesmo nível das grandes capitais europeias que tinham espaços semelhantes para serem frequentados pelas elites, como a Ópera de Paris. O Theatro surgiu em uma época que a cidade estava se reformulando, estava se expandindo e a alta sociedade, representada pelos barões do café, desejavam uma casa de espetáculos de grande porte, de modo que o Theatro Municipal acabou se tornando um dos mais importantes teatros do Brasil e, São Paulo, começou a fazer parte do roteiro internacional dos grandes espetáculos. O Theatro tem mais de cem anos de história e já foi palco das principais companhias artísticas da primeira metade do século XX e da Semana da Arte Moderna em 1922, um dos eventos culturais mais marcantes do nosso país.

Teatro Municipal São Paulo Teatro Municipal São Paulo Teatro Municipal São Paulo


O edifício foi construído pelo arquiteto Ramos de Azevedo (responsável por outros prédios icônicos da cidade, como a Pinacoteca e a Casa das Rosas) e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, de modo que a construção foi fortemente inspirada pelos grandes teatros europeus, com traços renascentistas e barrocos na fachada e muitas obras de arte em seu interior. Infelizmente, o Theatro fica em uma zona bem perigosa de São Paulo, próximo ao belíssimo (mas perigoso) Viaduto do Chá, então é difícil apreciar os detalhes externos da construção e mesmo tirar uma fotografia bonita sem ter um pouco de medo. Quem for visitar tem que ter muito cuidado, porque o prédio é lindíssimo, já os arredores nem tanto.

Teatro Municipal São Paulo Teatro Municipal São Paulo


A visita guiada pode ser em grupos agendados ou espontâneos e tem duração de mais ou menos uma hora e meia. No nosso caso, comparecemos poucos minutos antes da visita começar e todos foram divididos em dois grupos de quinze pessoas. Os guias - muito simpáticos - eram funcionários do Theatro e a proposta é realizar uma visita educativa, contando a história do lugar, tirando dúvidas, mas também debatendo e refletindo sobre aquele lugar. Todas as informações do início desse artigo foram repassadas pela guia que nos acompanhou, que nos contou como o lugar foi pensado para as elites, mas que atualmente ele é acessível e inclusive são realizados eventos gratuitos - as quartas musicais - ou de preço acessível. A ideia era justamente conhecer o Theatro e saber que ele é um espaço público, é nosso e está ali ao nosso dispor.

Teatro Municipal São Paulo Teatro Municipal São Paulo


Essa questão de "ser um lugar para as elites" é bem marcante porque a própria estrutura do Theatro mostra que ele foi pensado para proporcionar uma experiência diversa às diferentes classes sociais. Na galeria, o som é um pouco mais baixo do que nas fileiras mais abaixo, e a própria percepção do palco é diferente. No passado, as galerias eram ocupadas por professores e intelectuais, enquanto os barões do café ficavam nos balcões e há muito tempo havia até lugares bem ao lado do palco, que não dava para enxergar quase nada - por outro lado, quem ficava ali era visto por todos os espectadores e normalmente acabavam saindo nos jornais. Hoje, aquele espaço na lateral do palco já não existe mais e os ingressos estão mais acessíveis, inclusive não há muita diferença de preço entre os setores. A recomendação é sempre escolher os lugares centrais (vertical e horizontalmente), mas acho que de todos os ângulos vale à pena apreciar o Theatro, que é lindo e muito bem estruturado. O saguão de entrada e o "foyer" (onde as pessoas se reuniam antes do espetáculo, e onde ocorrem eventos gratuitos atualmente) também são deslumbrantes e com uma arquitetura impecável.

Teatro Municipal São Paulo


A Visita Guiada ao Theatro Municipal foi muito interessante e é um passeio super legal para incluir numa viagem à São Paulo e também ser realizado pelos próprios paulistas. Um fator curioso é que a grande maioria dos visitantes eram paulistanos que nunca visitaram o Theatro. Um senhor disse que estava em companhia dos sobrinhos americanos e eles que o estavam levando para conhecer o lugar. Minha mãe, que morou dez anos em São Paulo, também nunca havia entrado no Theatro. Isso demonstra como existem lugares interessantes - tanto em São Paulo quanto em outras cidades - que não são reconhecidos pela população que, na correria do dia a dia, sequer se questiona sobre a história por trás de um ponto turístico ou o que aquele lugar oferece. Por esse motivo, é muito importante promover iniciativas como essa para conhecermos esses lugares e estarmos mais integrados com nossa cidade.

Local: Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Sé - São Paulo, SP
Visita guiada: quarta a sexta-feira às 11h, 13h 15h e 17h e sábados às 14h e 15h.
Visita em grupo (agendada): quarta a sexta-feira, às 10h e 14h, sábados às 10h
Ingresso: Gratuito
Site: http://theatromunicipal.org.br

Postagens Relacionadas

9 comentários

  1. Parece lindíssimo =D Um dia pretendo visitar!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bom?

    Seu post me fez lembrar de vários lugar incríveis que existem em Belo Horizonte, onde moro - e que, incrivelmente, ainda não visitei com o devido interesse. Tenho muita vontade de fazer um roteiro qualquer dia desses para turistar pela minha própria cidade, mostrar e conhecer o que tem de bonito por aqui!

    Literalize-se

    ResponderExcluir
  3. Decidido um belo roteiro para as férias! Já queria conhecer ha muito tempo, mas pensava em ver apresentações e por pensar que seria caro nunca fui atrás. Como elas ocorrem a noite ficaria complicado voltar para Jundiaí de trem... Adorei seu post,aprendi muito e vou certamente em julho ao Theatro!

    ResponderExcluir
  4. Oii!! Parabéns pelo seu post. Acho lindo quando a gente valoriza o turismo nacional. O Brasil tem lugares que valem a pena ir. Nunca fui no teatro municipal de SP, achei lindo. Realmente acredito que tem paulistanos que nunca visitaram! Temos que aprender a conhecer o que tem a nossa volta e a valorizar locais assim. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Victória!
    Eu tô aqui pensando em como fui mais de uma vez a SP e não fiz essa visita! Que Theatro mais lindo! Eu li o post, vi as fotos, depois voltei pra ver as fotos de novo! Tô aqui deslumbrada mesmo!
    Fiz a anotação mental que, da próxima vez que foz pra lá, preciso ir conhecer. Adoro esses lugares cheios de história e com essas construções antigas e inspiradoras! <3
    Amei demais a dica e saber que ainda dá pra aproveitar e curtir além da visita guiada, uma apresentação a preços módicos!!! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Gente que post mais incrível Dicas de lugares sempre chamam minha atenção ainda mais quando o lugar nos deixa sem palavras. Quando tinha uns 15 anos comecei ir ao teatro e foi amor a primeira vista. Nunca me senti mais encantada do que ver os atores no palco. Me arrisco em dizer que gosto mais de teatro do que de cinema. Uma pena aqui na minha cidade apesar de ter um teatro municipal eles não investem em trazer muitas peças =/ Fiquei apaixonada com a decoração, com o teto, é tudo tão lindo. Realmente tem muitos lugares onde moramos que precisamos conhecer. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. É simplesmente maravilhosos ver lugares assim no Brasil, onde, infelizmente, a arte é muitas vezes desvalorizada. Valeria a pena visitar só para ver essa arquitetura linda *-* eu sou apaixonada, e acho que tiraria centenas de fotos!
    Aqui onde vivo nunca encontro muitos locais assim, e tenho vontade de visitar vários pelo Brasil e pelo mundo <3
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  8. É louco como em lugares na nossa cidade que às vezes a gente nem se importa em visitar, mas que os turistas amam, né? Às vezes a gente visita algo parecido em outro lugar, mas "o nosso" mesmo deixa passar.
    Minha área de estudo/trabalho é arte, de diversas formas, então eu tento um pouco vencer isso... Já fiquei me imaginando bem louca nessa visita guiada tentando ouvir os guias e prestar atenção ao mesmo tempo... Porque lá é lindo! Imagino que ao vivo seja melhor ainda... Quantas pinturas de forro bonitas! Fiquei apaixonada!
    Adorei as fotos! Nunca fui a SP, mas morro de vontade por esse e vários motivos!

    ResponderExcluir
  9. Gente do céu, que lugar lindooooo!!
    Estou com uma viagem marcada pra sp em outubro e com certeza vou querer conhecer.
    Sou apaixonada por esse tipo de arquitetura e história, a gente se sente parte do lugar :)
    Beijos,

    Amanda
    www.amandasoldi.com

    ResponderExcluir