O que fazer em uma conexão em Lima: roteiro por Miraflores


sexta-feira, 13 de julho de 2018

Quando fizemos nossa Eurotrip, tivemos que encarar uma conexão de oito horas em Lima, já que nosso voo chegava às 09h da manhã e saía apenas 17h30. O que pode ser extremamente negativo para alguns se tornou uma ótima oportunidade de conhecer um novo destino que não iríamos visitar tão cedo e ainda ganhar mais um carimbo no passaporte. Nesse artigo contarei um pouco sobre o que fizemos durante nossa conexão em Lima, capital do Peru, quando conhecemos as ruínas Huaca Pucclana e o bairro Miraflores.

Roteiro Lima conexão Miraflores

O Aeroporto de Lima


Inicialmente, devo mencionar que o aeroporto de Lima é extremamente grande e bagunçado. O Aeropuerto Internacional Jorge Chávez fica na cidade de Callao, há 10km de Lima, e infelizmente o turista que está em conexão e quer conhecer a cidade tem que pagar a Tarifa Aeroportuária, que atualmente é ​US$30,75 para quem tem como destino outro país. Ate aí, tudo bem, já tinha lido em vários sites e não fiquei surpresa com a tarifa, embora ache um tanto irrazoável. O problema é que em nenhum lugar, nem mesmo no aeroporto, fala sobre como sair ou onde pagar essa taxa.

Roteiro Lima conexão Miraflores


Nosso voo chegou antes das nove e ficamos zanzando durante uma hora no aeroporto procurando a maldita saída, quase desistindo porque ninguém sabia nos informar e, inclusive, um funcionário da nossa companhia disse que era impossível sair. Depois de muito tempo, descobrimos que no mesmo cômodo em que passamos nossa mala de mão pelo raio-x, deveríamos ter avisado nossa intenção de sair do aeroporto. Isso não está sinalizado e o procedimento "padrão" (ou seja, se não falar nada) é ir direto para a área de embarque internacional, que realmente não possui saída. Anotamos nossos nomes em uma folha (?), recebemos o carimbo no passaporte e daí sim, saímos tranquilamente do aeroporto. Na volta, fomos em uma cabine no primeiro piso do aeroporto para pagar a taxa aeroportuária, mas daí não teve muito mistério.

Saindo do aeroporto, leva-se cerca de uma hora para chegar na cidade de Lima. Nossa ideia era pegar um Uber (cerca de R$ 35,00), mas tivemos dificuldade com o aplicativo e acabamos pagando um táxi oficial para nos levar até Huaca Pucclana. Há muitos taxistas "clandestinos" esperando do lado de fora, então achamos melhor fechar com uma das empresas dentro do aeroporto. Contando o tempo que perdemos com a imigração e o tempo para chegar à cidade, chegamos perto das 11 da manhã nas famosas ruínas.

Huaca Pucclana


Huaca Pucllana é um sítio arqueológico bem no meio da cidade, um complexo de ruínas que ocupam 150 mil m² e remontam desde os tempos pré-Inca. É muito interessante pensar que aquelas ruínas cercadas de prédios modernos já foram um importante administrativo dos Limas, povo que habitava a região no século V. O lugar funciona de quartas a segundas e a entrada geral é 12 soles - o acesso às ruínas somente é feito com um guia.

Roteiro Lima conexão Miraflores


O lugar conta com um pequeno museu com peças históricas dos povos que ocuparam aquele lugar e o passeio leva em torno de uma hora e quinze. Durante o tour (que ocorre frequentemente em inglês e espanhol, sendo necessário agendar em outras línguas), o guia explica sobre a estrutura de Huaca Pucclana e sobre a cultura local. Caminhamos por quase toda a extensão das ruínas, conhecendo as praças, região dedicada ao setor administrativo, vendo as hortas e produtos cultivados até hoje, e ainda caminhamos na região da pirâmide, que chega a ter 23 metros de altura e era dedicada às cerimônias e cultos aos deuses. Escreverei um artigo mais completo sobre o passeio, mas já adianto que é bastante interessante para quem curte história.

Parque del Amor e Shopping Larcomar


Saímos das ruínas pouco depois de meio-dia, almoçamos no caminho e fomos em direção ao Parque del Amor, o parque mais bonito de Lima. Para falar a verdade, achei a cidade no geral um tanto feia e até o clima nublado contribuiu para essa impressão, mas a região de Miraflores é muito bonita e acho que o Parque del Amor sintetiza bem o que a região tem a oferecer.

Roteiro Lima conexão Miraflores Roteiro Lima conexão Miraflores Roteiro Lima conexão Miraflores


O Parque del Amor é um belíssimo parque inaugurado em 14/02/1993 para casais apaixonados, sendo uma excelente opção para quem quer entrar em contato com a natureza, andar de parapente ou apreciar o pôr do sol com vista para o Pacífico. O lugar é lindo! O parque é todo florido (não é à toa que fica em Miraflores, distrito famoso por esta característica), tem vista para o mar e, além de ser um lugar agradável por si, também é artístico, já que conta com a escultura "O Beijo", do artista peruano Victor Delfin, e é conhecido pelos seus muros e bancos repletos de mosaicos coloridos, muito semelhante aos de Gaudí, em Barcelona, mas ainda mais românticos porque neles constam frases de renomados poetas e escritores sobre o amor

Roteiro Lima conexão Miraflores


Pertinho do Parque del Amor, há uma curta caminhada pela Costanera, também fica o Shopping Larcomar. É um shopping como qualquer outro, com lojas caras, acessíveis, lojas de marca e locais, mas a diferença é que fica à céu aberto, na beira do penhasco. Vale muito à pena visitar simplesmente pela estrutura do lugar - que ainda conta com um observatório bem legal -, mas também é válido para quem quer tomar um café ou fazer compras.

Roteiro Lima conexão Miraflores


Por volta das 14h, nos despedimos de Miraflores e pegamos um Uber em direção ao aeroporto, prontos para um novo destino. Há muito mais para fazer em Lima, mas nosso tempo era curto e, ao meu ver, foi muito bem aproveitado. Para elaborar nosso roteiro, utilizamos as dicas do blog Esse Mundo é nosso, que também sugere como roteiro visitar o Centro Histórico, o Barranco e, se for durante a noite, ver o espetáculo Circuito Mágico das Águas. Quem sabe em uma próxima conexão?

Postagens Relacionadas

10 comentários

  1. Olá Vicki!
    Normalmente, ficamos tão centradas nas grandes cidades que todo mundo fala, que nos esquecemos que as cidades menos conhecidas também podem nos proporcionar boas surpresas. O bom é que vocês não perderam o dia no aeroporto hahah.
    Puta lugarzão esse parque, ein? Que vista de encher os olhos.
    Só estou confusa com uma coisa no shooping: aquilo são árvores de Natal? Se sim, que raios elas estão fazendo lá? hahaha

    Um beijo
    http://nitente.com

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, adorei a ideia pra não ficar a toa quando se tem conexão. Achei Lima linda, mas o parque del amor foi o que eu mais me encantei. Adorei, achei o post lindo.

    http://sinceramente-le.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vick, que saudade de comentar por aqui! Amei sua dica de um roteiro em Lima. Já fiz conexão nesse aeroporto, mas era pouco tempo, não consegui nem pensar em sair. Achei Miraflores um local muito lindo!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindo!
    Eu sempre tive muita vontade de fazer uma eurotrip, vontade não, acho que é um grande sonho, na verdade!

    Adorei as fotos <3

    ResponderExcluir
  5. Que confusão no aeroporto, omg, que bom que conseguiram!
    Miraflores é um lugar lindo! Adorei conhecer, e adorei as fotos também!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vick, tudo bem? Que passeio mais divertido! É sempre bom conhecer lugares incríveis, onde a cultura é diferente da nossa, temos tanto o que aprender. O que mais achei legal foi essa costa, um excelente passeio a ser feito de carro ou de bicicleta vendo a água. Lindas fotos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Ixiii falta de informação dentro do local é realmente muito ruim, por que procura por varios setores. gostei das fotos que fizeram, acaba que valeu a pena.

    ResponderExcluir
  8. Nesse momento eu apenas queria ir viajar, poderia ser uma Eurotrip kkkk.
    Adorei sua postagem, e mulher eu não conhecia essa cidade não.

    Uma chata moderna

    ResponderExcluir
  9. Amo suas postagens sobre viagens, sempre fico super encantada, viajei somente uma vez e sou louca pra viajar novamente, se Deus quiser um dia irei pra gramado com meu namorado, no momento esse é o lugar mais acessível que quero ir ♥ Fiquei apaixonada pelo parque, parece ser uma graça e um lugar muito tranquilo

    ResponderExcluir
  10. Gostei dos comentários aqui do site sobre Miraflores! Me fez lembrar quando fiquei hospedado no Pool Paradise Lima em 2014, quando visitei o Peru. Lembro desse hostel porque tinha piscina, eu ia dar umas voltas no Parque dos gatos (Parque Kennedy, conheceu?!) e voltava pro hostel dar um mergulho e de quebra tinha churrasco a noite!
    Abraços!!

    ResponderExcluir