Conheça Munchkin, um "RPG" diferente


sexta-feira, 18 de abril de 2014



Quando se joga um RPG, mais importante do que alcançar um objetivo é desenvolver a história, criar personagens interessantes e com eles trabalhar em equipe utilizando a imaginação de maneira cooperativa. As pessoas que jogam apenas para “vencer” e ter o personagem mais poderoso possível são chamadas “munchkin”, por não entenderem o espírito. Baseado nisto, Steve Jackson criou um jogo divertido, estilo RPG, cujo único objetivo é vencer: Munchkin, o jogo que será apresentado hoje.

Munchkin


Com a proposta de “saquear tesouros, derrotar monstros e apunhalar seus amigos” Munchkin é um jogo de cartas de 3 a 6 jogadores com elementos que lembram um RPG: seu personagem tem raça e classe, você deve equipar itens e a cada vez que derrota um monstro você obtém tesouros e aumenta seu nível: quem chegar ao nível 10 primeiro, ganha. O diferencial do jogo é que todos querem se aproveitar de você, e seus “amigos” farão de tudo para enganá-lo e fazê-lo perder tudo que conseguiu!

Leia também:
Black Stories - 50 Enigmas Macabros
Smash Up - O jogo megatemático de insanidade total!


MunchkinMunchkin
ATENÇÃO: O jogo não vem com esse 'tabuleiro' de Munchkin. Trata-se de um paranauê que você encontra por download nesse link. Os geloucos também não vêm junto XD

Cada vez que se enfrenta um monstro, soma-se seu nível aos bônus e compara com o poder dele. Se não for o suficiente, sempre se pode pedir ajuda de algum amigo em troca de um tesouro ou só por amizade. Contudo, além das cartas de itens e monstros, há também muitas poções, maldições, buffs que ajudarão algum dos lados - inclusive o inimigo. A ideia é fazer alianças oportunas para vencer e jogar com astúcia para não ter problemas ao chegar no nível nove, pois aí a disputa fica mais acirrada.

Munchkin


Munchkin é um jogo animado e bem feito, com uma proposta interessante e graças às reviravoltas, muito divertida de explorar. Por ser um RPG “zoado”, as cartas tem imagens e conotações engraçadas, o que deixa tudo ainda mais cômico. Para quem gostou do jogo e quer mais novidades, Munchkin tem várias expansões com novas raças, monstros e muito mais, tornando Munchkin um jogo ideal para se jogar com os amigos - pelo menos enquanto eles não fortalecem o monstro contra você.

Munchkin


Onde comprar: Galápagos Jogos | Nerdz | Livraria Cultura

Postagens Relacionadas

13 comentários

  1. Não jogo mt RPG, mas esse tipo parece ser bem legal deu vontade de jogar.

    Ponte Para Paris

    ResponderExcluir
  2. Amo RPG e gosto muito das estorias, já vi esse jogo e mesmo com o objetivo só de vencer parece muito divertido ainda não joguei mas pretendo em breve hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica de jogo ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/2014/04/promocao-kit-filme-divergente.html

    ResponderExcluir
  4. Gente, eu nem nunca joguei um RPG. Via meus amigos jogando Magic (é um RPG, né?) e não entendia nada, sou a mais perdida!! Me acho meio burra nesse jogos, se alguém tivesse a paciência de passar o dia me ensinando, tenho certeza que iria gostar!!!

    Super Beijo!
    JuJu
    asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. xD Já tentaram me forçar a jogar RPG contra a minha vontade, num tempo em que a minha timidez vencia toda e qualquer vontade minha. Acabei guardando uma certa mágoa e não gosto de RPG. Mas este que você apresentou parece ser bem divertido, adoro coisas zoadas, dá um ar mais relaxado. Tenho amigos que até brigaram por conta do RPG. >->'

    Ah, eu lhe respondi no meu blog, aceito sim a parceria! *w* E me sinto honrada!
    Já coloquei seu button! ^-^/ Muito obrigada pela parceria!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Confesso que nunca joguei RPG, mas conheço mil pessoas que jogam e amam! Parece muito bom pra desenvolver a imaginação e criatividade, né?
    :*

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse jogo!
    Já joguei rpg quando era mais nova... mas só vampiro e D&D. uma vez comprei o livro de RPG Toon... e adorei a proposta, mas não encontrava ninguém que jogasse toon. E era algo mais divertido, acho que no estilo desse jogo.
    beijos
    Cores do Dia

    ResponderExcluir
  8. Como qualquer boardgamer chato que se preze, preciso honrar a minha classe e dizer que Munchkin não é um "RPG diferente" porquê ele não é um RPG, Victória. É apenas um board/cardgame muito divertido.
    Quem procurar jogá-lo (sem conhecê-lo) esperando a referência de algum tipo de RPG vai reclamar de propaganda enganosa...rs
    Mas é sempre muito válida a dica para conhecê-lo. Os jogos de tabuleiro modernos precisam ser mais divulgados no Brasil. Chega de ter como referência War, Monopoly e Banco Imobiliário...
    Valeu a boa vontade.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Flávio! Não foi minha intenção fazer uma "propaganda" enganosa, mas coloquei RPG entre parênteses justamente porque apesar de ter elementos desse tipo de jogo (criação de um personagem, "trajetória"...), a proposta do jogo é totalmente diferente! Aliás, 'Munchkin' é o nome dado para aquelas pessoas que vão jogar um RPG, por exemplo, mas só pensam em ganhar! Enfim, é bom ter um boardgamer por aqui, concordo com você que esses jogos precisam ser mais divulgados no Brasil!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. apenas gostaria de saber que materia foi usado para o tabuleiro e para matriz de jogador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O tabuleiro fizemos numa gráfica com o molde que está indicado em um link do post, não sei o papel mas era mais durinho. Os pinos dos jogadores são geloucos hueheueh

      Excluir
  11. Muito obrigado pelo link de download do tabuleiro! valeu mesmo!

    ResponderExcluir