Crítica: Trapaça


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014



“Estreia hoje o superestimado Trapaça”, anunciava a reportagem de um jornal local. De fato, discordo daqueles que afirmam que Trapaça ganhará o Oscar de Melhor Filme, mas garanto que Trapaça é uma história bem desenvolvida que graças a seu maravilhoso elenco, constitui um ótimo filme para se assistir.



Baseado na operação do FBI ABSCAM, Trapaça conta a história de um casal de golpistas formado por Irving Rosenfeld (Christian Bale) e Sydney Prosser (Amy Adams) que são forçados a trabalhar para o FBI em uma operação para desmascarar quatro outros vigaristas. O trabalho simples do início complica-se à medida que aumenta a ambição do agente Richie DiMaso (Bradley Cooper), que pretende desmascaras grandes políticos, como Carmine Polito (Jeremy Renner) e mafiosos de Nova Jersey. Apesar do talento da dupla, toda a operação pode ser estragada graças à Rosalyn (Jennifer Lawrence), a excêntrica esposa de Irving que com sua conversa desenfreada e temperamento impulsivo pode colocar tudo a perder.



Trapaça consiste em uma trama inteligente temperada com romances não resolvidos e diversos momentos engraçados. Não bastasse o roteiro bom, o filme se destaca também pelos lindos figurinos e um excelente elenco, em que encontramos não só mais uma ótima atuação de Christian Bale, mas de todos os atores. As relações pessoais são muito bem construídas e a operação fica cada vez mais perigosa e complicada, de forma que ansiamos por saber o desfecho da trama. Infelizmente, algumas cenas são desnecessárias e ficam um tanto deslocadas naquele enredo intenso, mas no geral há um bom trabalho de direção.



Eu gosto muito de tramas policiais e do estilo de jogo apresentado em Trapaça, mas o grande trunfo do filme está nos personagens. Acabamos envolvidos com os vigaristas Irving e Sydney, impressionados com a Rosalyn, rindo com o agente Richie e até com o prefeito Carmine simpatizamos. Tem algo grandioso no filme, mas também relações humanas, sem nada diferente do que encontramos na vida real. Além disso, muitos diálogos foram improvisados, deixando o filme ainda mais interessante de se acompanhar.

Apesar do figurino, arte e tudo o mais ser deslumbrante, Trapaça tem um ar despretensioso que torna o filme ainda mais genial. Divertido, interessante e muito bem feito, Trapaça é uma trama engenhosa capaz de nos entreter e intrigar na medida certa.

Postagens Relacionadas

6 comentários

  1. Ooi Vick!

    Adorei trapaça! O Elenco principal é demais e muito excepcional! Jennifer Lawrence está mostrando que ela não é apenas atriz de fama de um só filme, muito menos o Bradley Cooper.


    Beijos,
    Nina Xaubet
    Storytime, storyteller

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de Trapaça, muito embora também não ache que será o Melhor Filme, pois tô apostando em Gravidade. Acredito, porém, que ele terá muitas premiações principalmente pelos atores que rechearam o filme de qualidade e até de realismo, com uma naturalidade de forma que você olha o filme e acredita neles quando na realidade eles estão trapaceando com os próprios espectadores!

    ResponderExcluir
  3. Vic,
    Eu adorei o filme! Adoro os atores e ainda fico impressionada com a habilidade de transformar seu corpo de Christian Bale! É claro que ele não é o único que me impressionou nesse filme! JLaw arrasou mais uma vez, Bradley Cooper estava super engraçado com aquele permanente; e Amy Adams provou que está com tudo!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  4. Ainda não assisti, mas o pessoal fala muito bem.
    Estou planejando uma maratona do Oscar, aí assisto e tiro minhas próprias conclusões.

    http://memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Respondendo seu comentário lá no blog, existem layouts de todo preço! Os beeem simples de R$ 50 até os profissionais de R$ 500 pra cima !!

    ResponderExcluir