7 on 7: Um ano de projeto!


terça-feira, 7 de julho de 2015



Há exatamente um ano, eu e mais seis meninas iniciamos o projeto fotográfico 7 on 7, que consiste em postar a cada mês sete fotos sobre determinado tema. Com isso, exploramos nossa criatividade e abordamos em nosso blog este tema tão adorável. Ainda assim, em tempos de Instagram fica a seguinte dúvida: qual o objetivo da fotografia?



Quando eu era criança, tirar fotos era algo importante, mas não muito frequente: tirava-se fotos de festas de aniversário, de viagens, da família, dos amigos da escola, de momentos importantes. Com o advento da câmera digital, deixamos de esperar 'um momento': passamos a tirar várias fotos iguais, fazer poses não muito autêntica e agora, chegamos ao ponto de postar nossas refeições no Instagram.



Se pensarmos assim, poderemos encarar a câmera digital como uma invenção negativa, já que banaliza a fotografia. O que ninguém pensa quando concorda com esse discurso é que justamente essa facilidade em fotografar e editar e a possibilidade de fazer isso com tudo permite que nós registremos não apenas os momentos importantes, mas também as coisas simples da vida: um passeio com a cachorrinha, uma flor no caminho, um sincero sorriso. Agora, podemos registrar tudo, mas como 'tudo' faz parte da nossa vida, então registrá-la devia ser algo bom.



Fotografia é arte e como tal requer técnica, estudo, criatividade, conhecimento... Mas também é diversão e apego a boas memórias. O que move um profissional nesta área é verdadeira paixão e não há como desvalorizar essa profissão como se fotografia fosse para 'qualquer um', mas o fato é que qualquer um pode, da sua singela maneira, tentar registrar sua vida. Reconheço que minhas fotos são precárias e que sou o tipo de pessoa que posta doces coloridos no Instagram, mas me sinto orgulhosa de, durante um ano, ter participado de um projeto tão inspirador como o 7 on 7.



O 7 on 7 é um desafio: faz com que eu saia da minha zona de conforto ao mesmo tempo que me aproxima do meu próprio cotidiano. A partir desse projeto treinei, criei, improvisei e o mais importante, conheci blogueiras sensacionais que também compartilham esse projeto comigo e me inspiram não apenas por meio de lindas fotos, mas porque isso nos aproxima. Obrigada a todo mundo que participou desse projeto!


Confira os temas anteriores: Coleções, Cores do Arco-Íris, Maquiagem, Outubro Rosa, Natal, Natureza, Música, Rotina, Pets, Preto e Branco, Luzes


Confira as postagens das outras meninas: Gabi | Isa | Crystal | Monica |Verônica | Wan

Postagens Relacionadas

5 comentários

  1. Adorei, o post e concordo sobre o que diz sobre fotografia!!!
    Mais usando criatividade vamos muito mais além!!!!
    Beijinhos e aguardo sua visita no blog Nem Te Conto!
    www.nemteconto.net

    ResponderExcluir
  2. Adorei o que você falou sobre fotografia, Vic. Também não sou nenhuma expert, mas esses momentos que tiro as fotos pro 7 on 7 me deixam super animada!
    Que venham mais aniversários do projeto, hahah ♥

    ResponderExcluir
  3. E como tiram foto de refeição, pelo amor... o pior é quando é aquele xis-morte-lenta do Speedy, bem feio, torto e pingando gordura. Aí postam essa foto no Instagram e eu sinto vontade de dar unfollow porque arranca meu apetite.
    (aí sigo japas que postam fotos do bentou e fico com fome de novo hehehe)
    Acho que a fotografia nunca foi particularmente banalizada. Depende da pessoa banalizá-la ou não. Por exemplo, o cidadão tirando foto do que come no Speedy banaliza tanto quanto o cara que tira foto pornô dx namoradx ou do outro cidadão que tira foto do pé sem prezar pela composição, iluminação, etc.
    Agora, uma criança com uma câmera fotográfica, sem ter a menor noção de nada, pode tirar fotos maravilhosas do que ela vê. E o que ela vê pode ser um pedaço da sua bola colorida com um céu azul. Essa mesma bola, se transparente, pode filtrar o Sol e virar outra foto.
    Acho que a fotografia só é banal se como vemos as coisas é esteticamente banal.

    ResponderExcluir
  4. Fotografia é algo lindo e uma paixão pra mim. Gosto tanto de fotografar os momentos importantes quanto os momentos mais simples da vida. Parabéns pelo post e pelo projeto <3

    Beijos
    needfulglam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais de tudo que você escreveu, Vic! Realmente me fez pensar. :)

    ResponderExcluir