7 on 7: Nossas Cidades


quarta-feira, 7 de outubro de 2015



Oi gente! Hoje o tema do 7 on 7 é muito interessante: nossas cidades! Considero um tema bacana de retratar tanto para vocês conhecerem uma cidade diferente quanto para nós mesmo (participantes do projeto) conhecermos melhor nossa própria cidade, refletir sobre os monumentos característicos e lugares que gostamos.



Essa é Porto Alegre, uma cidade arborizada, com muitos prédios e um maravilhoso céu azul! E essa é a única foto que eu tirei especificamente para o projeto, hehehe :P Como a ideia é apresentar Porto Alegre, pensei em 'levar vocês' para conhecer os pontos turísticos daqui, por isso usarei fotos antigas que não são as melhores, mas contam um pouquinho da história da capital gaúcha. Ok?



O aniversário de Porto Alegre é 26 de março de 1772, mas a história da cidade começou um pouco antes, com a colonização da área pelos estancieiros portugueses. O Monumento aos Açorianos representa a chegada, em 1752, dos primeiros sessenta casais açorianos que passaram a ocupar o Porto dos Casais e assim, povoaram a cidade. O significado dessa ocupação está escrito poeticamente no monumento: "Jamais sonhariam aqueles casais açorianos, que da semente que lançavam ao solo nasceria o esplendor desta cidade."



A Redenção é o parque mais tradicional da cidade e é lá que fica mais um monumento histórico da cidade: o Monumento ao Expedicionário, comumente chamado de 'Arco do Triunfo' ou ainda, 'Arco da Redenção'. Aqui, homenageia-se os 'pracinhas' que lutaram na Segunda Guerra Mundial, trazendo uma figura inspirada nas estátuas de Atena (representando a Vitória/Bravura) e a inscrição "À Força Expedicionária Brasileira - A Pátria agradecida".



Infelizmente, nem todo mundo dá valor à história da cidade e sua aparência. A Praça da Matriz, por exemplo, era para ser uma praça muito bonita com um monumento emblemático da nossa história, mas existem pessoas que têm prazer em estragar o bem público e total desrespeito aos homenageados. De qualquer forma, esse é o Monumento a Júlio de Castilhos, localizado no centro da praça. Ele representa a fase republicana (Liberdade, Paz, Fraternidade), a fase positivista e ainda Júlio mais velho, representando sabedoria. A verdade é que é um monumento bastante detalhado e cheio de significados, então vale a pena pesquisar não apenas sobre a estátua, mas sobre Júlio de Castilhos!



Na frente da Praça da Matriz, fica a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, inaugurada em 1921 em substituição à antiga Matriz. Também chamada de Igreja Matriz de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre, tem na sua fachada mosaicos representando a história da Igreja no Estado, uma arquitetura característica da primeira Renascença e uma majestosa cúpula, com 65 metros de altura do nível da praça e diâmetro interno de quase 18 metros!



Por último, não posso deixar de mostrar o Pôr do Sol de Porto Alegre, que por si só é um monumento! Dizem os portoalegrenses que este é o Pôr do Sol mais bonito do Brasil, será mesmo? Se vocês visitarem a cidade, uma boa pedida é assisti-lo da Usina do Gasômetro, do Museu Iberê Camargo, do sétimo andar da Casa de Cultura Mário Quintana, do Calçadão de Ipanema e claro, do Anfiteatro Pôr do Sol!



Essa é a cidade que eu moro, Porto Alegre. Como expliquei para vocês, usei fotos antigas para representar alguns pontos turísticos da cidade, mas a minha ideia é dar uma de turista e fazer um verdadeiro tour, visitando a Casa de Cultura Mário Quintana, o Santander Cultura, Iberê Camargo e outros pontos turísticos. Espero que tenham gostado!


Não deixem de conhecer as cidades das outras meninas!
Gabi | Isa | Crystal | Monica |Verônica | Wan

Postagens Relacionadas

7 comentários

  1. Bah, e eu NUNCA VISITEI o Iberê. Só passei de bicicleta. E, quando efetivamente entrei, tava fechado para visitações, disse o guardinha.

    ResponderExcluir
  2. Oieeeeeeee
    Mann que lindo *-* Não conhecia muito da cidade, motivo de eu ter gostado tanto *-*
    Fotos lindas *-*
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer
    Obs: Fiz um grupo de divulgação para Blogs de entretenimento, e, como seu blog está bem nessa vibe. Gostaria de te convidar *-*
    Blogs de Entretenimento

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma bela cidade, um dia espero conhecer!
    Para quem puder visitar meu blog:
    http://mudando123.blogspot.com.br/
    Blog sobre mudanças e dicas.
    Bjos e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer a cidade com vc, quando estive lá só foi para o casamento do meu irmão e não vi nada disso...
    Suas fotos ficaram lindas!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/achadosdamila

    ResponderExcluir
  5. Fotos maravilhosas de uma cidade incrível que tanto sonho em conhecer..
    Sério!! Tenho vários amigos de Porto Alegre e ainda espero conhece-los pessoalmente (pegou a indireta né? auahuahuahua)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Menina, eu sou louca para conhecer PoA! Vontade grande mesmo! :D
    Suas fotos me deixaram com mais vontade ainda (me leva para conhecer todos estes lugares?). Acho lindo lugares arborizados!
    Quero ir aí a ondem tem toda esta vista espetacular!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  7. Sou dooooida pra conhecer o sul, Vic. PoA parece linda!
    Aqui vive acontecendo essa de pichação em vários lugares da cidade, um horror :(
    Mas adorei suas fotos e a história que você contou através delas, haha

    Beijo!

    ResponderExcluir