Estudo: Conheça o aplicativo Duolingo!


quarta-feira, 18 de maio de 2016



Para aprender um novo idioma é essencial estar em constante prática, lendo livros estrangeiros, assistindo séries, conversando e, claro, fazendo exercícios de fixação. Uma dica valiosa para cumprir esse objetivo é se cadastrar no Duolingo, um aplicativo viciante para quem deseja aprender novos idiomas, permitindo ao usuário praticar, aprender a construir frases e conhecer mais de 2.000 palavras.



Como o Duolingo funciona?


O Duolingo é um aplicativo que disponibiliza várias lições curtas referentes à gramática e vocabulário, com capítulos específicos para cada matéria. Cada capítulo é liberado à medida que concluímos um módulo e o aplicativo trabalha com tradução e repetição, de modo que muitos elementos aprendidos nas primeiras lições aparecem nos módulos futuros e ainda, há um mecanismo de 'reforçar' constantemente cada unidade, de modo que sempre praticamos o idioma. A dificuldade das lições vão aumentando à medida que nossos estudos progridem e, se no primeiro módulo aprendemos sobre "animais", "comidas" e "saudações", nos últimos matérias mais complexas, como "negócios" ou "política". A parte de gramática também é bem trabalhada na formulação de frases e na tradução, sempre começando pelo básico até o mais complicado, como tempos verbais não tão utilizados.

Quais são os benefícios do Duolingo?


Além de ser uma plataforma gratuita e bastante completa, o Duolingo se destaca pela praticidade e dinamismo. As lições são relativamente curtas e podemos utilizar o aplicativo no ônibus ou em filas (transformando um tempo inútil em produtivo) e podemos determinar metas diárias, já que, conforme estudamos, ganhamos pontos para serem gastos em artifícios ou até mesmo para liberar novas lições. A proposta do Duolingo funciona quase como um videogame, em que temos que passar de fase para desbloquear novas lições, ganhar pontos e subir de nível. Além disso, o Duolingo trabalha pronúncia, escrita e compreensão oral, de modo que é possível sim aperfeiçoar nossos estudos e aprender uma nova língua.



Que línguas estão disponíveis no Duolingo?


Por enquanto, falantes de português podem aprender inglês, espanhol, francês e alemão. Quem já aprendeu outra língua tem ainda outras possibilidades: falantes de inglês podem aprender espanhol, francês, alemão, italiano, português, holandês, irlandês, dinamarquês, sueco, turco, esperanto, norueguês, ucraniano, russo, polonês e galês. É claro que é mais fácil aprender do português para outro idioma, mas quando estudei italiano (que não está disponível para falantes português), acabei treinando também meu inglês, ou seja, acho que aprender um idioma novo a partir de outro idioma não é empecilho. Além disso, quem não sabe inglês, pode aprender usando o Duolingo!

Minha experiência


Eu faço curso de italiano e paralelamente estava aprendendo o idioma no Duolingo. Como resultado, incrementei meu vocabulário e passei a me sentir bem mais segura, pois muitas frases que me deixavam confusa na hora de falar agora digo naturalmente, não tenho mais dificuldades e, com o Duolingo, pratiquei diariamente a língua. Depois de completar a árvore de italiano, iniciei meus estudos em francês, uma língua que nunca tive contato e nem faço curso. Eu preciso me dedicar mais para aprender, mas em um mês já conseguia ler pequenos textos e já sabia muitas palavras. Dá para aprender tranquilamente o nível básico de uma língua com o Duolingo, mas cabe ao aluno se dedicar mais. Para tanto, o Duolingo não se esgota ao "término da árvore" (ao completar as atividades, você sempre deve refazê-las) e ainda oferece exercícios de traduções de textos, que também contribuem para a tradução da Internet.



Sou completamente apaixonada pelo Duolingo e é um aplicativo que recomendo para todo mundo porque realmente vi resultado. O Duolingo está disponível não só como aplicativo para celular como também na Internet e, se existe uma plataforma gratuita de qualidade para aprender um novo idioma, não vejo motivos para não usá-la. Espero que vocês aproveitem essa dica de estudo e que o Duolingo realmente contribua na aprendizagem de novos idiomas!

Postagens Relacionadas

9 comentários

  1. O Duolingo vem ajudado milhares de pessoas e acho isso tão incrível. A forma didática do app deixa tudo mais simples e divertido, né?
    Estou adorando.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Vick, tudo bem?
    Eu já usei o Duolingo para dar uma desenferrujada no meu espanhol, hehe. Tenho nível avançado no idioma, mas falar ainda é um grande problema pra mim, e sempre tem alguns detalhezinhos que somem com a ausência de prática, né? Pois bem, pretendo começar a estudar inglês por conta logo mais, e além de livros didáticos, vou usar o Duolingo para me ajudar.

    Um beijo,
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  3. o duolingo é realmente muito útil. eu queria ter mais essa coisa de estudar por conta, mas sabe que eu não consigo? acredito que se tentasse com mais afinco conseguiria. te admiro por além de fazer curso, ainda estudar no duolingo, menine!

    thymsn.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu tô bem curiosa para saber se esse aplicativo funcionaria comigo. Também tô num curso de italiano <3 e às vezes me sinto bem insegura na sala para falar. Acho que me ajudaria.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi oi,

    adorei o post! Eu já conhecia o aplicativo e gostei bastante do método deles, é um jeito divertido de treinar alguma língua!

    Beijos!
    Participe do sorteio do livro Supernova: O Encantador de Flechas + Kit de mimos
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Vicky! Eu sou a desatualizada quando o assunto são apps, mas olha eu gostei muito dessa dica. Parece ser um bom método de estudo. Já está anotado!

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi! Gosto muito do duoliguo e sempre uso ele para Francês! O aplicativo é muito bom!
    Boa indicação!
    Seu blog é legal! Eu já fiz cosplay da Mio também, mas eu fiz a versão Listen. O seu ficou muito bom!


    Bjs, Larissa
    http://www.vidaempixels.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sempre ouço falarem muito bem desse aplicativo, ainda não baixei não, mas já vou! ♥
    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  9. Eu também to usando o aplicativo e realmente é ótimo e ajuda muitooo!!

    Beijo carinhoso da Kaa
    • Senhorita Inspiradora

    ResponderExcluir