Encontro de fãs de Harry Potter em Porto Alegre


quinta-feira, 3 de novembro de 2016



Quase cinco anos depois do lançamento do último filme nos cinemas, depois de todo esse tempo, continuamos fãs de Harry Potter. Não se trata de uma moda passageira ou mesmo de uma história muito interessante que lemos apenas uma vez, mas sim, de uma história atemporal, transcendente, que traz magia a nossa realidade. Prova disso é o encontro de fãs que houve dia 30 de outubro em Porto Alegre para comemorar o lançamento de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada em português, que reuniu diversas pessoas de todas as idades.



Diversas capitais realizaram encontros para a "abertura das caixas" do novo livro de Harry Potter, roteiro da peça teatral coescrito pela autora J.K Rowlling. Em Porto Alegre, o evento foi organizado pelo fan clube Armada Hogwarts, que desde 2008 realiza eventos entre a comunidade bruxa. Dessa vez, o encontro de fãs ocorreu a partir das 18 horas na área de expansão da Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi e contou com a apresentação de grupos de teatros, do maravilhoso Coral da UFRGS e outras atividades, como concurso cosplay, quizz e bate-papo temático.


Foto: Armada Hogwarts


Cheguei no evento às 19 horas a tempo de ver uma versão brasileira e muito bem humorada da paródia teatral "A Very Potter Musical", um musical ressaltando alguns momentos memoráveis dos livros e a magia de estudar em Hogwarts. Foi extremamente divertido e acho que os atores se divertiram mais ainda, todos estavam muito alegres e, em geral, adequados aos papéis - com destaque para a "Draco Malfoy", que arrancou várias risadas. Pouco depois, foi o Concurso Cosplay, dividido nas categorias "adulto" e "infantil". Estava meio insegura de participar, mas tinha bastante gente da minha idade e inclusive uma Hermione Granger de cinquenta e cinco anos que fez questão de dizer - com toda razão - que a magia nunca acaba. Já as crianças estavam uma fofura, e é muito legal ver as novas gerações se envolvendo com Harry Potter.


Foto: Armada Hogwarts


Depois do concurso cosplay, veio a excelente peça "Os Fundadores de Hogwarts", de roteiro original e com atores profissionais que se voluntariaram para trazer ainda mais magia ao evento. A história conta como os fundadores das quatro casas se conheceram, fundaram Hogwarts e como os problemas começaram, o que levou Salazar Sonserina a abandonar Hogwarts, mas deixar sua Câmara Secreta. Obviamente, os atores estavam muito bem preparados e se encaixavam nos respectivos papéis, adorei as diversas sutilezas e como foram construídas as personalidades dos personagens. Se não bastasse a peça, depois veio um dos melhores momentos do evento: a apresentação do Coral da UFRGS cantando músicas da trilha sonora. O coral apresentou Hedwig's Theme, a belíssima música do funeral-que-não-está-no-sexto-filme (alguém ainda não leu/viu Harry Potter? :P), outra música americana e Double Trouble. Foi muito lindo e realmente tocante.


Foto: Armada Hogwarts


Por último, foi realizado um quizz (bem organizado, considerando o espaço e a quantidade de gente), uma nova apresentação de A Very Potter Musical e a concentração para a abertura das caixas, já na Livraria Saraiva. Eu sei que o evento foi realizado justamente por causa do lançamento do livro em português, mas acho que não valeu a pena ficar até meia-noite para receber o livro porque foi bem demorado e não houve nada 'especial', mas pelo menos conheci outros fãs de Harry Potter. Outra coisa que muitos criticaram no evento foi o minúsculo espaço da "área de expansão", o que impossibilitou muitas pessoas de verem realmente as apresentações no palco. Eu concordo que o espaço era bem precário, mas acho que a Armada Hogwarts fez um excelente trabalho considerando as condições e, se estava lotado, mais um sinal de como Harry Potter é capaz de reunir e encantar as pessoas.


Feliz com meu livro. Veja mais fotos do meu cosplay aqui!


Gostaria de terminar essa postagem deixando meu parabéns à Armada Hogwarts, aos atores e todas as pessoas envolvidas no evento, inclusive a plateia que sempre foi muito receptiva, empolgada e também é composta por fãs de Harry Potter. Foi realmente divertido e é emocionante saber como Harry Potter impactou a vida de tantas pessoas. Obrigada!

Postagens Relacionadas

5 comentários

  1. Que demais gente! Eu ainda sou fã de Harry Potter e sempre serei hahahhahaa. Ainda não li o livro, estou segurando porque não sou fã de livros escritos para peças teatrais, mas ao mesmo tempo quero saber sobre a história hahahahaa.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Caramba que bacana! Sou daqui de SP e também deve, mas infelizmente não fui além da distância também estava sem money. Mas conferi as fotos e foi muito bacana!
    Nunca tinha visto assim bem detalhadamente como é os encontros com os fã do Harry Potter, e parece que é muito legal, vou ver se vou um dia.
    Ficou linda sua roupa, arrasou!!
    Ah e não vejo a hora de ter este livro em minhas mãos! 😍

    Beijo da Kaa😚
    // Senhorita Nerd.com //

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita vontade de um dia ir em um encontro desses. Mas de Doctor Who =P
    Ainda não tive a chance de ler os últimos lançamentos de HP, mas quero muito =D

    ResponderExcluir
  4. Harry Potter é a minha saga favorita de toda a vida e eu fico muito chateada por nunca ter ido a um evento assim :(
    Eu to louca pra começar a ler esse novo livro mas antes de tudo, resolvi fazer uma maratona com toda a saga e já estou no terceiro livro hahaha
    AMO AMO AMO

    www.itszabella.com

    ResponderExcluir
  5. Aiii eu ia amar ir nesse encontro, adoro HP!!

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir