Assunto de hoje: Papercraft!


sexta-feira, 3 de agosto de 2012



Hey gente! Mal comecei o blog e já dei uma abandonada, heeh ^_^' Acontece que eu passei um tempão atualizando ele para o blogspot, que fica mais funcional para vocês leitores e também, estou aproveitando as minhas férias. Estou vendo bastantes filmes e fazendo passeios, e nessa última semana eu fiz um trabalho manual muito legal, que é sobre o que eu gostaria de falar hoje: papercraft!

Alguns modelos legais que achei na Internet...O Link está demais!

O papercraft, também conhecido como pepakura, é uma técnica de construção de figuras em 3D, utilizando papel. Em outras palavras, é um boneco de papel, que além de ser bonitinho acaba se tornando um delicioso passatempo, já que se fica horas colando e recortando as partes para montar a figura. O legal é que como é basicamente recortar, colar e montar, os materiais são de fácil acesso e os modelos podem ser impressos em casa, tornando-se uma arte bem acessível. É claro que, dependendo do modelo ou do nível de perfeccionismo da pessoa, outros materiais podem ser necessários e uma impressão em alguma gráfica seja mais adequada, mas tem alguns detalhezinhos que devem ser cuidados desde o mais simples papercraft, então vou deixar algumas dicas e cuidados aqui no blog para quem se interessar, ok?

1 - Qual modelo de Papercraft devo escolher para começar?


Existem vários modelos de Papercraft, tanto quanto a dificuldade quanto ao estilo: pode-se fazer pokemons, personagens, animais mais realistas e até alguns pontos turísticos famosos. O mais importante é começar com algum modelo que você tenha afinidade, pois assim se tem mais determinação para montar. Quanto a dificuldade, os cubecrafts (aqueles quadradinhos, com cabeça quadrada e tudo o mais) são os mais fáceis, mas há vários modelos intermediários que podem ser feitos de primeira sem maiores problemas. O primeiro papercraft que eu fiz foi o Mokona, de xxxHolic, para dar de presente para o meu namorado (que por sinal, me "apresentou" ao papercraft!). Ele não ficou perfeito, mas considerando que eu sou uma negação para trabalhos manuais e consegui montá-lo, qualquer um consegue montar um intermediário também!


Mokona (primeira versão) e Mario, feitos por mim!


2 - Qual tipo de papel devo utilizar?


O papel a ser utilizado depende muito da escolha do modelo, porque dependendo do tamanho da figura devemos prestar bastante atenção na gramatura, ou seja, na espessura do papel. Mesmo para os modelos menores, a folha A4 "normal" de chamequinho não é recomendada, porque a gramatura dela é 75g/m e, como ela é fininha, o papercraft vai ficar molenga e bem frágil. O mais indicado é uma sulfite A4 com gramatura de 120g/m, pois é firmezinho e não é tão grosso a ponto de "estragar" o papercraft (sério, fiz a primeira versão do Mokona com uma folha grossa e não ficou bom. Foto acima). Ah, sim, o tamanho da folha sempre deve ser A4 e a impressão deve ser feita na folha inteira, ok?


Mokona(segunda versão) e Mario de novo, de outro ângulo


3 - Quais são os outros materiais e cuidados que devo tomar?


Uma tesoura boa e uma cola branca são os básicos. Eu recomendo uma cola líquida, mas é bom usá-la com um palitinho ou algo assim para espalhar e não manchar o papel. Quem souber usar, pode substituir a tesoura por um estilete, que tem mais precisão. Quanto ao "como montar", a maioria dos modelos tem um guia ou ao menos, uma numeração nas peças. Eu recomendo recortar e montar gradualmente de acordo com o número das peças ou páginas. Por exemplo, no meu último papercraft, eu recortei, montei e colei a cabeça para só então recortar o resto da minha figura. Ah sim, é muito importante logo que recortar, vincar e dobrar o papel nas linhas certas, para que a peça já ganhe formato. Uma régua ajuda nisso. Por sinal, existem alguns modelos que vem com as linhas já traçadas/pontilhadas, que indicam onde o papel deve ser dobrado. Não são tão bonitos quanto os não-lineados, mas fica melhor de visualizar e portanto, melhor para começar.

Processo de criação heh


Essas fotos em cima são da "criação" da minha Glaceon, que me ocupou a semana inteira para fazer! (Não que seja muito demorado, mas se a pessoa for preguiçosa como eu vai levar mais tempo, haha) A princípio eu fiz apenas porque queria um Pokemon que me representasse e para decorar meu quarto, mas combinei com uns amigos meus e agora cada um fará uma evolução do eevee. Não é legal?


A wild Glaceon appears!


Bem, acho que era isso! Vou indicar uns links legais para quem quiser começar um papercraft, é um hobby muito divertido e prazeroso. E hey, mudando um pouco o assunto, agora o Finding Neverland está aberto a parcerias, ok? Também quero dizer que o blog já fez um mês, e agradeço de verdade a todas as pessoas que estão acompanhando o Neverland até então

- Papercraft Museum : Diversos modelos
- Paperkraft.Net : Vários modelos de animes, robôs e games.
- Paperpokes : Papercrafts de Pokemon, daí que veio minha Glaceon ♥
- Papercraft Paradise : Vários modelos, a maioria ligado a games e animes

Beijinhos ^_^~


Postagens Relacionadas

12 comentários

  1. Ahhh, adorei!
    Eu conhecia os cubecrafts e já montei uns, mas não sabia que tinha mais elaborados.
    Vou ver se faço mais uns. =B
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog,gostei da foto do Glaceon =)acho que vou tentar fazer um.

    ResponderExcluir
  3. Bom ver que esse blog não tá atirado né Vick :p. Mas parabéns aí, ficou mt tri esse glaceon, talvez eu tente fazer depois, mas no pc, te mostro dps. Boa sorte e continua postando aí, bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Papercraft é muito querido, meu pai vivia fazendo. Lembro que tentei fazer uma vez, mas eu simplesmente não tenho convicção. HAHAHA

    ResponderExcluir
  5. Adoro papercraft :) poréém meio demorado

    ResponderExcluir
  6. AI MEU DEUS, SEMPRE SONHEI EM FAZER ISSO porém não tenho coordenação motora suficiente =~(

    Esses "bichinhos" (como eu antes os chamava, mas agora descobri que tem um nome bem mais chique - papercraft) eram o meu sonho da infância, sério. Vou tentar procurar pela net e imprimir um pra fazer como minha cobaia depois te relato minha sutil experiência hahahahah
    Adorei!

    www.essasoueufalandosozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ae tava demorando pra aparecer um post novo hein ._.
    Gostei bastante, tem várias fotos, informação e Pokémon, claro! o/ seria bom aparecer um Espeon aí...
    E posta mais vezes ae ;D

    ResponderExcluir
  8. Que foooofo! Conheço gente viciada nisso! :P
    Esse link da primeira foto! Fiquei impressionadaaaaa! Em tamanho real ainda.. meu deus! Incrível!
    Até hoje, só montei esses que vêm de graça em caixinhas e folders de loja e restaurante, sabe? Hhiuahao

    Beijinho!
    ;*

    ResponderExcluir
  9. Aiii ameii o post! Sou uma negação em trabalhos manuais, mas, de repente, posso me motivar se escolher um modelo que eu goste! Acho que fazer trabalhos manuais é importantíssimo por duas coisas que faltam no mundo de hoje: PACIÊNCIA E CRIATIVIDADE!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que saudade de montar essas coisas! Quando eu era mais nova fazia muitoooos desses! Nunca cheguei a fazer algum muito elaborado, como esse seu último! Hehehe. Deve ser chatinho de montar, mas o resultado sempre vale a pena né? :)

    ResponderExcluir
  11. Ficou muito bonito esse teu glaceon e, se não fosse pela tua ideia eu nunca teria me entusiasmado a fazer um papercraft XD
    Kuamoto

    ResponderExcluir
  12. Não podia deixar de visitar o seu post sobre papercraft *--* ele está ótimo (●♡∀♡)
    Os primeiros do meu blog eram horríveis ahushaus mas como eu os escrevia com o coração e sem plágio compensam kkkk
    A Glaceon ficou super show ✿♥‿♥✿ Adorei as explicações sobre papel, cuidados e materiais, faltava isso no meu post xD e adorei ler no seu *o* ficou bem completo

    Até + (๑・ω-)~♥”
    shyandbrave.blogspot.com.br

    ResponderExcluir