Crítica: Os Miseráveis (2012)


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013



Depois de muita expectativa (sério, eu estou sempre ansiosa para os filmes!), finalmente fui ver Os Miseráveis, que para mim, prometia ser um dos melhores filmes do ano. Como tanto a grandiosidade da história quanto o excelente elenco, trailer promissor e prêmios recebidos aumentaram essa minha expectativa, havia o medo do filme não ser tão bom e eu sair decepcionada do cinema. Felizmente, o filme é maravilhoso, e tudo contribuiu para retratar a beleza e a emoção que essa história cheia de amor, ódio, miséria,revolução e sonhos merece.



Sendo uma adaptação de um musical inspirado no livro de Victor Hugo, Os Miseráveis conta a história de Jean Valjean (Hugh Jackman), que após ser preso durante dezenove anos por ter roubado um pão, recebe liberdade condicional, 'rouba' a prataria da única pessoa que o acolheu e tem nisso a oportunidade de enriquecer e levar uma vida honesta. Oito anos depois, já com a identidade mudada e sendo proprietário de uma fábrica, ele conhece a sofrida Fantine (Anne Hathaway), que ao ser demitida da fábrica de Valjean, vende seus cabelos, dentes e dignidade para mandar dinheiro a sua filha Cosette (Isabelle Allen / Amanda Seyfried), que vive com um casal de trambiqueiros em Paris. Esse seria o "primeiro ato", em que Valjean acaba se responsabilizando por Cosette. O segundo se passaria em 1832, apresentando personagens profundos como a Eponine (Samantha Barks), uma Cosette já crescida e vários "miseráveis" com o sangue fervendo por uma revolução, além da eterna perseguição entre o inspetor Javert(Russell Crowe) e Jean Valjean, que depois de alguns encontros com o inspetor novamente está foragido.

Antes de mais nada, é importante ter em mente que Os Miseráveis é a adaptação de um musical e, diferente de outros filmes do gênero, tem praticamente todas as suas falas cantadas. Isso, somado ao fato da direção ter um enfoque exagerado no rosto dos atores na maioria das cenas (o que vem sendo criticado, mas ao meu ver só ressaltou as interpretações), faz com que Os Miseráveis possa ser cansativo e não agrade a todos. Agora, quem não se incomoda com isso, terá a oportunidade de apreciar um filme fascinante, em que uma história difícil é contada de forma envolvente através de um ótimo trabalho musical e atuações comoventes.



Normalmente, muitos filmes são compostos ou de bons personagens ou de uma história boa. Quando esses dois elementos estão juntos, é difícil fazer a combinação funcionar. De certa forma, eu estava esperando que o filme fosse 'carregado' pelo Hugh Jackman (que estava excelente em todas as cenas, demonstrando o desespero, confusão e posteriormente, a compaixão de seu personagem) e pela Anne Hathaway, que estava incrível na aclamada cena em que Fantine canta I Dreamed a Dream, mas saiu logo na primeira parte. O filme, é claro, é muito mais que a caça de Javert por Valjean e atuação dos atores principais. Helena Boham Carter e Sacha Baron Cohen estavam confortáveis no papel do casal de golpistas que constituía o núcleo quase cômico do drama, e o pequeno Daniel Huttlestone estava encantador como o inteligente menino de rua Gavroche. O que eu achava ser apenas o cenário de fundo foi representado na energia incrível que conduziu a última parte do filme, e foi possível sentir todos os ideais revolucionários presente na vontade daqueles jovens miseráveis de mudar o mundo, bem como foi possível entender a tristeza de Eponine ao ver seu amor se apaixonar por outra e torcer para que o par romântico formado por Marius e Cosette tivesse um final feliz, tudo isso potencializado ao máximo na música One Day More, que conta com a participação de quase todo elenco.



Infelizmente, não li o livro e não tive contato com nenhuma outra adaptação, de forma que não tenho material com o qual comparar este filme. Mas, ao julgar pelo exímio cuidado nos figurinos, pela atuação impecável dos atores e a emoção contagiante presente nas diversas músicas que nos contam essa história, só posso concluir dizendo que Os Miseráveis é uma obra de arte.

Postagens Relacionadas

25 comentários

  1. Estou louca para ver o filme! Gosto de ler os livros antes, mas com tantas críticas positivas, não dá pra adiar! haha :)
    Beijos, Garota Destemida.

    ResponderExcluir
  2. Querendo assisti-lo/lê-lo pra ontem! ♥

    ResponderExcluir
  3. já assisti esse filme e o achei maravilhosoooo, tenho uma quedinha por musicais hahaha
    beijos
    http://croquidemoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Me desculpe não comentar sobre o post (já falei de uma vez) prometo voltar e comentar!
    Mas o que eu quero mesmo é fazer uma pergunta, para você e outras blogueiras mais.
    Porque não procuremos interagir uma com as outras, ou com os outros para fazer do blog um lugar amigável? Porque, pelo que ando vendo, o blog é um lugar de 'competição" parece. E eu particularmente, quero começar mudando isso... é uma campanha? Não! É uma apelação! Vamos conversar mais e parar de pedir seguidores, vamos conquistá-los! O que você acha?

    Desculpe-me por favor, se deixei você triste por não comentar sobre o post?
    Volto, prometo!

    Beijos
    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não assisti à versão sobre a qual tu fizeste a crítica, porém recomendo a versão com Gerard Depardieu no papel e Jean Valjean e John Malkovich como inspetor Javert. Ótima!!! Quero assisitir à nova versão, porém, não sei se irá superar a antiga.

    ResponderExcluir
  6. Quero muito assistir ao novo filme. Estou ansiosa demais também!
    :*
    http://sesobrarpapel.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Hugh Jackman no elenco? Pode-se esperar o melhor filme. Nem tinha ouvido falar, gostei do trailer.

    http://shelikesrockn-roll.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu quero assistir!

    xoxo
    http://cloudl4nd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. POh Vickwaii Victor Hugo é mas, musical é muito ruim. muito mesmo.

    Sei lá não me desce.

    Gosto da versão cinematográfica com o Lian Neelson.

    Acho q vc deveria comprar uns discos, quando vc escutar o chiadinho antes de tudo, vc vai se apaixonar.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Já li o livro... Não sabia que tinha filme, quero assistir :D
    Diamante Negro

    ResponderExcluir
  11. Ainda não assisti essa adaptação americana, mas lembro de ter gostado muito de uma versão francesa do final de década de 50, que assisti há muitos anos. Não sei, acho que implico com uma versão americana dessa hist´ria que é tão francesa...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Vick!
    Ando com a mão coçando para comprar a edição do livro que tem a mesma capa do filme, só para ler um clássico, coisa que não faço muito. Mas fico feliz que você tenha gostado e planejo ver em breve, acho que essa semana ainda. E espero gostar também, adoro musicais. ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ai... vou ter que me retratar... A versão a que me referi é com Liam Neeson e Geoffrey Rush, ok?

    ResponderExcluir
  14. Estou doida pra ver esse filme, talvez ele que vai ser o musical da minha turma desse ano.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Vick (: fico lisonjeada por vc ainda visitar meu blog haha <3 o seu é tão lindo! Bom, anyway, eu tô louca pra ver Os Miseráveis! Desde o ano passado, quando vi o trailer e tal. Já li o livro, que tb é bem legal. Adorei sua resenha, eu tb adorei o elenco, haha. (:
    xo,
    its-becky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Quero muito assistir esse filme. É clássico da literatura e da Broadway rsrsrs. O elenco está divino. Torcendo para a Anne no Óscar o/
    Beijões pra você, linda <3

    ResponderExcluir
  17. Agora, eu é que estou ansiosa hahahha.
    Espero que chegue logo aqui na minha cidade.

    Moda na Janela

    ResponderExcluir
  18. Osh eu não já tinha comentado nesse pot? o.õ Enfim hehe Estou com muita vontade de assistir esse filme. Já tenho no pc (olha o download aí, geeente!) mas não gosto de assistir só kkkk

    Obrigada por sua visita n_n

    ResponderExcluir
  19. Querendo muito assistir!

    www.garotaxmulher.com

    ResponderExcluir
  20. Agora eu estou mais ainda na espectativa de ver o filme, puxa só doomingo, mas hoje ´já é quinta já já está ai domingo rs!!


    Entrevista Exclusiva no #BlogMaahMusic com vocalista da banda @In_Box com @thiago_rabello , confira:

    http://estilloetendencias.blogspot.com.br/2013/02/entrevista-exclusiva-com-thiago-rabello.html

    beijo,
    @maahmusic

    ResponderExcluir
  21. eu não assistir ainda, mais eu to doidaaaaaaaaa pra olhaaaaaaaaaaaar.. fiquei mais curiiiosaa aindaaaa!!! http://blahoestraich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. fiquei procurando a onde seguia! acheeeeeeeei UPPPPPPPP OASPKDPOSAKPODSAD *---* sou cega hahahha beeeeeeeeeijooos amore! to apaixonada pelo teu layout *-*

    ResponderExcluir
  23. Hey =) Obrigada por ir ler meu post mesmo que eu tenha me ausentado um pouco daqui do seu blog ^-^"
    Também nunca li o livro do Victor Hugo, por isso, não faço a mínima como seja a história =X Era capaz de ver, pois gosto de musicais, apesar de ainda só ter visto 2 em toda a minha vida (Música no Coração e Mamma Mia).
    Pelo trailer, pareceu-me ser um bom filme mesmo =)

    ResponderExcluir
  24. Eu baixei o filme há um tempo ... mas li umas críticas não muito positivas e que diziam coisas como "o trailer e as propagandas eram tão boas e depois o filme decepciona..." que fiquei com receio de assistir!

    Eu realmente não sou fã de musicais ... mas gosto de alguns como O Fantasma da Ópera, Sweeney Todd ... e levando em conta o maravilhosos elenco acho que posso gostar do filme!

    Sua crítica positiva me deu um novo ânimo \o

    ResponderExcluir
  25. Quando passei o olho pelo começo, antes de ler, já levei um susto e comecei a desanimar achando que você tinha dito que tinha se desapontado ahaha. Também tenho esse receio de que o filme não supere minhas expectativas. Depois da sua critica fiquei com mais vontade ainda de ver, e espero que possa ver quanto antes possível aahha.Estou fazendo uma outra pesquisa lá no blog para conhecer os leitores, e quem responder é só deixar o link no formulário que eu divulgo no fim de um post. Se você já respondeu, ignore ahahform.jotformz.com/form/30373405781654?

    Beijos ♥
    Sim Senhorita (Clique aqui ou no perfil)
    @SiimSenhorita

    ResponderExcluir