Crítica: Homem de Aço


domingo, 29 de setembro de 2013


Para quem tem preguiça de ler quadrinhos como eu, uma boa opção de acompanhar de um modo adaptado esse universo é ver filmes de super heróis. Batman, Homem Aranha, X-Men, Homem de Ferro... Sendo assim, não pude deixar de ficar com vontade de assistir (mesmo não tendo visto muitos filmes do Superman) Homem de Aço nos cinemas.


Retratando as origens do Superman, Homem de Aço conta a história de Clark Kent (ou seria Ken? O ator Fulano de Tal é idêntico ao boneco da Barbie!) e como ele veio parar neste mundo, iniciando com uma bela sequência de Krypton sendo destruída e episódios da infância do rapaz, que aos poucos vai se descobrindo diferente e com superpoderes. Quando ativa a máquina tal e descobre sobre seus verdadeiros pais, Jor-El (Russel Crowe/Javert) e Lara Lor-Van (Ayelet Zurer), e como eles planejaram salvar o filho enviando-o à Terra para fazer uma ponte com os humanos, Clark também enviou um chamado para o grupo de Zod, que anteriormente tentou salvar Krypton e também queria viver na Terra, mas exterminando primeiro os humanos. A partir daí, começa uma ótima batalha, em que Clark tem que decidir entre ajudar sua raça ou salvar a Terra.



Visualmente, o filme é muito bonito. Não é de hoje que a maioria dos filmes tem ótimos efeitos especiais, mas Homem de Aço se supera nesse quesito, com excelentes cenas de lutas, cidades "minuciosamente" destruídas e até mesmo os poderes e explosões interessantes. Infelizmente, é isso que salva o filme: os diálogos são fracos, o enredo péssimo (não que eu esperasse algo profundo de uma história a ser contada pela milésima vez) e a primeira metade se estende por muito tempo. É certo que houve uma tentativa de humanizar o herói, e acertaram apresentando as fragilidades psicológicas do Superman e como ele se sentia diante seus dilemas, mas pessoalmente, me incomoda ver aqueles diálogos que profetizam grandes ações, tomados de uma emoção que não sei por que raios não fica aparente. É um filme que tenta ser épico, mas esse elemento está apenas nos efeitos e nas cenas de batalha.



Homem de Aço é uma tentativa de reboot da franquia (que por sinal, acredito que até dê certo), apresentando um super-homem mais humano que já sai da caverna com um gel no cabelo. É um filme que nos explica as origens desse herói e nos explica que o S do uniforme não é de Superman. Estaria sendo injusta ao dizer que o filme não valeu a pena, mas é injusto também elevar Homem de Aço a um patamar mais elevado do que realmente merece.

Postagens Relacionadas

6 comentários

  1. Não gostei de nada desse filme, o enredo é péssimo, o filme foi dirigido de uma forma confusa, acho que por causa do roteiro que é muito confuso. Fiquei decepcionada com a DC depois desse filme.. Eu acho que um filme tão ruim como Homem de Aço não merece uma continuação, ainda mais uma continuação com o Batman, se o próximo filme seguir a mesma tendência desse será ruim tanto para a imagem do Superman quanto do Batman.

    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir
  2. Não assisti ainda, mais não ouvi coisas muito boa a respeito dele não
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aff, sério que o enredo é péssimo? Eu adoro filmes de super heróis, queria ver esse, mas você me deixou desanimadinha pra esse kkkkkkk
    Anne
    butanneway.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Vicki
    Eu gostei desse filme :( hahaha Dei 4 estrelas.
    Realmente gostei, é diferente das "outras historias do Superman" que estão nos filmes e desenhos por aí. Achei mais humano. Teve mais ação do que eu achei que teria, mas nada que me desagradasse.

    Uma coisa que gostei muito foi a "coisa" que fizeram com a câmera, o zoom que eles davam na cena, sabe? Não sei explicar, hahaha.
    E concordo quando você diz que visualmente é um filme muito bonito <3
    Beijo ;**

    ResponderExcluir
  5. Eu curti este filme, achei bem realístico, fora do mundo de fantasia, que estávamos acostumados, um novo Super Man! apenas isso.

    - www.quasemeianoite.com

    ResponderExcluir
  6. Confesso que tenho paciência zero com filmes de super heróis. De todos esses que você mencionou o que eu mais curti foi O Homem de Ferro, que achei até bacana.

    ResponderExcluir