Sobre Game of Thrones


terça-feira, 8 de abril de 2014



"Um novo senhor dos anéis". Quantos épicos medievais existem, quantas histórias de magia, bruxas, dragões e cavaleiros não são vendidas com essa frase? Afirmo que existem muitos desse tipo, porém, não consigo lembrar de um que seja realmente significativo. Gostei de Eragon, é verdade, mas sempre encarei como uma cópia (muito bem feita) de Senhor dos Anéis, Harry Potter e afins. Dito isso, assumo que tenho sim preconceito com esse gênero literário, e raramente vou acolher a frase "um novo senhor dos anéis" como algo confiável. Felizmente, não foi o que aconteceu com Game of Thrones.



Em primeiro lugar, a comparação feita acima é totalmente inválida: Guerra dos Tronos se sustenta como uma obra engenhosa e original. Enquanto O Senhor dos Anéis é uma épica batalha contra o bem e o mal, situada num universo fantástico e bem delineado (a elegância e serenidade dos elfos, o modo de se portar dos anões, a crueldade dos orcs), As Crônicas de Gelo e Fogo nos apresenta um mundo alternativo ao nosso, com magia e dragões, sim, mas com pessoas reais, batalhas sangrentas, conflitos pelo poder e diversos elementos que nos aproximam da história da humanidade, seja através das atitudes honrosas e que podemos compreender, quanto das deploráveis. Com isso, não digo que iremos fatalmente nos identificar com a história e atitude de determinado personagem (afinal, todos eles tem valores contestáveis nos livros), mas que iremos ter prazer com uma leitura envolvente, impactante e cheia de reviravoltas.



As Crônicas de Gelo e Fogo são cinco livros (por enquanto!) cuja trama central é a disputa dinástica entre as diversas Casas que almejam o Trono de Ferro, garantindo o controle dos Sete Reinos de Westeros. Começando com um verão não tão tranquilo, em que a 'futura história' vai lentamente se delineando, somos apresentados a basicamente cinco pretensões ao trono (casas Stark, Lannister, Baratheon, Greyjoy e Targaryen) e diversos personagens bem característicos, cada um bastante detalhado e aprofundado ao longo dos livros nos capítulos de seu nome. Nesse aspecto, a narrativa é excelente, pois cada personagem têm suas peculiaridades e ponto de vista, queremos ler um capítulo após o outro para saber o que está acontecendo não só com o personagem mas com o lugar que ele se encontra, e a pessoa que odíavamos no início do primeiro livro acaba se tornando um dos nossos favoritos no final. Além dos personagens, vamos acompanhando diversos eventos paralelos, acompanhando o que acontece em Porto Real, Ilhas de Ferro, Dorne e outros lugares de Westeros, vendo a ascensão da khaleesi Daenerys Targaryen para além do mar tal, e torcendo para Jon Snow como defensor da Muralha.



Recomendo a leitura por misturar vários elementos do mundo real e da fantasia em uma história construída de maneira fantástica, com cada capítulo focando um núcleo de modo a atiçar nossa curiosidade e com reviravoltas que nos fazem esperar nada menos que o inesperado. Além disso, mesmo que de forma diferente, a série de televisão traz a mesma qualidade dos livros, sendo empolgante para os que apenas a acompanham e também para os leitores. Em suma, As Crônicas de Gelo e Fogo nos apresenta um mundo que suscita debates, emociona e nos prende na história a cada capítulo, em que ansiamos por saber quem ganhará o jogo dos tronos.

Postagens Relacionadas

10 comentários

  1. Amei o post .
    Parabens pelo blog flor!
    Bjs

    universo-dabeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda estou no segundo livro!
    Amo de mais!
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Ahh que vontade de correr para começar a ler =) Já vi muitas pessoas por aí comentando e elogiando a série, mas nunca tinha dado muita bola até agora rsrs
    Beijo
    Camila - docelalande.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estou me segurando pra não ler ainda! haha Primeiro porque comecei a acompanhar a série e só depois pensei na possibilidade de ler os livros. Mas aí eles são gigantescos demais e com toda a leitura que tenho pro mestrado achei que não ia dar conta hahaha Mas minha irmã tá lendo e fica se vangloriando por já saber o que vai acontecer hahahahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Gente... momento #confessoque eu morro de medo de começar um livro que tem a grossura desses aí... hauahauhauah Sério!! mas todo mundo que já leu, me falou bem, que eu não vou me arrepender... Será que eu arrisco?? rsrsrs

    Bjinhos
    JuJu
    asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nunca li mas parece ser ótimo! Adorei o post.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não comecei essa série por vários motivos, mas um deles é que o autor é famoso por ser um dos mais prestigiados 'assassinos' da literatura. Não gosto disso, fico muito ligada aos personagens!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu não li os livros, mas acompanho a série, estou adorando. Essa semana fui na exposição que teve aqui no Rio, bem bacana.

    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Vic!
    Então, quando eu disse que "não sou fça do trabalho do Martin", eu não disse da boca para fora. Eu tenho os livros, li até o 4º inteiro e o 5º dei aquela lida rapida, sei a história, adoro a temática e amo alguns personagens, mas simplesmente não é uma série que eu seja completamente fã, entende? Nem é por causa dos assassinatos, porque eu adoro matar um personagem quando escrevo. Eu assisto, comemoro umas coisas, mas só.
    Talvez seja porque eu já comecei a ver/ler GoT com um pé atrás, por conta de várias coisas que o autor chegou a mencionar e sobre as polêmicas que envolvem Tolkien e tal (pq eu adoro entrar numa discussão).
    Mas concordo que a história é muito boa, que os livros são excelentes, mas para mim é só.

    PS: adorei seu post, foi muito bem escrito, confesso que melhor que o meu,, pq eu não ando escrevendo nada ultimamente. Passei aqui só pra responder o comentario lá. Obrigada por ter dado uma passadinha!

    Beijos,
    Nina

    ResponderExcluir
  10. Que bom blogue! Ninguém pode negar definitivamente o sucesso do GoT7. Estou surpreso toda a produção por trás da série. No começo eu não estava convencido de que ela, mas como a história progrediu, eu realmente se tornou um fã. Eu acho que todo o elenco tem feito um grande trabalho, é uma das minhas séries favoritas, tem uma grande história!

    ResponderExcluir