Animextreme - 20ª Edição!


quarta-feira, 7 de maio de 2014





Em 2007, lá estava eu na oitava edição do Animextreme, o primeiro evento de anime que participei. Sete anos depois, fui selecionada para participar da imprensa oficial do evento, e é com muita felicidade que registro a vigésima edição do Animextreme, em Porto Alegre!

>
Clique nas imagens para conferir as fotos de sábado e domingo!


O Animextreme é um evento multitemático que ocorre anualmente em Porto Alegre trazendo diversas atrações como shows, salas temáticas, dubladores e apresentações, tudo relacionado à cultura japonesa e mais recentemente, ao ‘universo geeek’. Nessa edição, que ocorreu dias 03 e 04 de maio, milhares de pessoas compareceram aos dois dias de evento, que tem se tornado cada vez maior e reconhecido por aí, reunindo fãs de séries, jogos, quadrinhos e principalmente, animes.



Localizado na FIERGS, o evento ganhou pontos pelo espaço e organização. Cada parte do evento (salas temáticas, palcos, estandes, praça de alimentação) estava bem delimitada e havia bastante espaço para circulação, de modo que tudo era de fácil localização e o som do palco musical, por exemplo, não interferia nas apresentações do palco principal. Infelizmente, a FIERGS é um ponto de difícil acesso para grandes partes dos moradores de Porto Alegre, e por ser em um ambiente fechado, não havia iluminação adequada para fotos e se fica com a impressão de ficar preso no evento – nesse caso, literalmente, pois nessa edição ficou proibido sair do Animextreme. Essa proibição é bem desnecessária, e além da área coberta (que no final, nos protegeu da chuva), penso que no próximo podia ser liberado um espaço ao ar livre.



Falando em salas temáticas, foi muito interessante ver a exposição de objetos das nossas séries e jogos favoritos, como Harry Potter, Game of Thrones, League of Legends, Star Wars, Supernatural e Pokemon, que estava com sua sala decorada cheia de pelúcias. Além de proporcionar um encontro com outros fãs, o que os responsáveis das salas podem fazer para o próximo evento é promover mais atividades interativas, assim como a Herdeiros da Sonserina fez sua própria maratona, trilha mágica e quizz. Felizmente, o Animextreme disponibilizou vários jogos de tabuleiros, como Munchkin e outros RPGs, possibilitando ao pessoal jogar outra coisa além de Magic.



Nessa edição, o Animextreme trouxe Guilherme Briggs, Edu Falaschi, Jovem Nerd, Zangado e várias subcelebridades do Youtube. Apesar de ter gostado muito da entrevista com o Guilherme Briggs, assim como todos da plateia que estavam assistindo e eram fãs de seu trabalho, haviam poucas atrações voltadas para o público interessado em animes, de modo que as grandes estrelas do evento sempre serão os cosplayers.




Mesmo que não houvesse tanta gente dedicada a esta arte como antes, no Animextreme estavam muitos cosplays excelentes, seja pela criatividade, trabalho ou semelhança com o personagem. Também foi possível encontrar vários personagens de Mirai Nikki, Shingeki no Kyojin e Cavaleiros do Zodíaco, mas homenageados mesmo foram os vários personagens de League of Legend, tais como Vi, Miss Fortune e Ashe. Outros que merecem parabéns é o pessoal do grupo de Bioshock e de Kill La Kill, que estava com o grupo completo.



Como de costume, o evento trouxe várias lojas que vendiam camisetas, canecas, bottons, mangás, action figures e muitos objetos bacanas para comprar. A praça de alimentação também possuia redes boas como Oca de Savóia, Subway e Shamô Sushi, o problema é que não se aceitava cartão e não é mais possível levar alimentos para o evento, de modo que você era compelido a consumir ali. Entretanto, dentre todos os serviços disponibilizados, o mais interessante era o Animephoto, que construiu basicamente um estúdio para o evento e disponibilizou tanto fotos lembranças gratuitamente quanto fotos em grupo e muito mais. Um grande agradecimento a eles, que valorizaram o trabalho dos cosplayers!



Assim como o público, com o passar do tempo os eventos de anime se transformam. Diante tanta informação, tantas atividades, séries, tantos temas diferentes, não é de se surpreender quando alguém se sente perdido no evento, sem saber o que fazer. O recomendado é ir ao evento com um objetivo, seja mostrar seu cosplay, se apresentar no animekê, comprar mangás ou simplesmente estar com os amigos. Com seus altos e baixos, o Animextreme cresce cada vez mais e continua promovendo um importante e divertido espaço cultural de interação, mas para melhorar, é necessário mais foco. Até a próxima edição!

Postagens Relacionadas

10 comentários

  1. Bah, nos eventos que eu fui (há uns cinco, seis anos) era uma chinelági braba os cosplays. Fico até feliz de ver como o pessoal tá se puxando pra fazer bonito! :'D

    ResponderExcluir
  2. what a cute costume :D

    WWW.PUTRIVALENTINALIM.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  3. Adorei as fotos dos cosplays! Eu curto mt ver o emprenho que as pessoas tem nesses eventos, há muito tempo não leio um mangá um vejo um anime mas tenho vontade de ir um dia :3

    ResponderExcluir
  4. Pena que não fui domingo também, esses cosplays de Kill la Kill estão demais. Mas sábado já valeu porque deu pra ver o grande Guilherme Briggs ao vivo, um excelente dublador brasileiro, meu ídolo que, marcou nossa geração xD. Teve até, para minha surpresa, um Jotaro magrelo (mas muito show XD), e uma guria com cosplay de Nana que ficou bom demais. aushusahaush
    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  5. Oii,

    Primeira vez aquii...

    Parabéns pela oportunidade, adorei as fotos!!

    Beijinhos,

    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amiga cada postagens lindas amei ótima dica, Bom final de semana.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  7. Olá, Vick!
    Acredita que eu nunca fui em um evento de anime? Mas deve ser muito interessante, na minha cidade tem alguns todos os anos, esse ano procurarei ir, ainda mais depois do seu post, me fez interessar mais. :)

    Adoro cosplay! Tem uns que ficam idênticos.

    Um beijo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  8. Num fui em nenhum evento de anime, mais deve ser super divertido
    Beijos.
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acho genial esse eventos de Anime, quando eu era mais novo, vivia metido nos animes friends da vida. A liberdade era a minha segunda casa, e sempre tive vontade de fazer um cosplay, mas sempre me faltou coragem. E cadê o seu COSPLAY?

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Sou louca para ir em um evento de anime.
    Tem sempre aqui perto da minha casa
    mas nunca consigo ir :c
    xoxo' <3

    É de grau! | Instagram

    ResponderExcluir