Book Challenge #7: The Strange Case of Dr. Jekyll & Mr. Hyde


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Na Inglaterra, frequentemente é utilizado o termo “Jekyll e Hyde” para retratar uma pessoa de súbitas mudanças no humor. Essa expressão vem dos mesmos personagens que inspiraram Hulk, Duas Caras e outras várias retratações de personalidades múltiplas na arte, vinda de uma obra de significativa repercussão e importância: ‘The Strange Case of Dr. Jekyll & Mr. Hyde’, cujo título traduzido é ‘O Médico e o Monstro’.

resenha livro O Médico e o Monstro
Título: The Strange Case of Dr. Jekyll & Mr. Hyde (O Médico e o Monstro)
Autor: Robert Louis Stevenson
Editora: World Cloud Classics
Páginas: 304 páginas
Comprar: Compre o livro pela Amazon ou Saraiva


“The Strange Case of Dr. Jekyll & Mr. Hyde” é um livro de 1886 escrito por Robert Louis Stevenson retratando o fenômeno de múltiplas personalidades ou, melhor dizendo, o dualismo humano. Na obra, o advogado Gabriel John Utterson é surpreendido quando seu cliente, Dr. Jekyll, refaz seu testamento tornando o misterioso Mr. Hyde como seu beneficiário. Mr. Hyde é uma pessoa de aparência sombria e personalidade cruel e violenta, de modo que, após o assassinato de um homem e a reclusão total do Dr. Jekyll em seu laboratório, os personagens passam a investigar a estranha conexão entre Dr. Jekyll e Mr. Hyde.

resenha livro O Médico e o Monstro


O livro tem um final impactante e através de uma carta, descobrimos como e porquê Dr. Jekyll entrou naquela situação, de modo que além de apresentar a história em si, O Médico e o Monstro propõe uma reflexão acerca da dualidade humana. No mesmo personagem, uma personalidade boa é separada dos impulsos mais sombrios e cruéis, visto que Mr. Hyde é um ser sem escrúpulos e, talvez, o personagem se sinta à vontade deste modo. Assim, podemos interpretar a história como uma batalha íntima do bem contra o mal, do consciente e do subconsciente, do humano e do animalesco e ainda, observar que Dr. Jekyll não é exatamente uma boa pessoa e que há muito mais de duas ‘personalidades’ habitando o nosso ser, como é o entendimento de Vladimir Nabokov.

resenha livro O Médico e o Monstro


“The Strange Case of Dr. Jekyll & Mr. Hyde” é um livro bem escrito e interessante, um clássico gótico muito aclamado durante a Era Vitoriana até os dias de hoje. Não só as diversas interpretações propõe uma reflexão importante, mas como história O Médico e O Monstro tem uma trama bem desenvolvida e suficiente em si mesma, misturando ficção científica e terror em uma ótima obra.

Postagens Relacionadas

6 comentários

  1. Gostei da resenha, mas você poderia ter indo mais fundo. Adoro esse livro, quero me dar de presente uma edição bonita, pois a história merece, eu ganhei esse livro da minha professora de português, por ter sido o leitor nota dez daquele ano ai ela escreveu: Onde está o verdadeiro monstro?

    R.L Stevenson escreve fácil e de uma maneira envolvente. Quando você para de ler e começa a pensar percebe o quanto você trava essa batalha no dia a dia e quantas vezes perdemos.

    Bjos

    PS: Legal essa foto da Livraria Cultura.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha, me lembra minha serie favorita, House Of Night, me interessei muito em ler, beijo http://vivendovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li acredita? E ja apareceu muitas pessoas falando sobre ahahah preciso ler *_*

    ResponderExcluir
  4. Você sebe se tem a edição original traduzida em português, pois sempre ouvi falar, mas só agora fui prestar atenção para o quão boa parece ser essa estória, sério!

    Beijos, INconvencional!

    ResponderExcluir
  5. É um livro pra se pensar... Literalmente!
    A complexidade da história me atrai, foge dos clichês que estão saturando o mercado literário e nos instiga a ser mais críticos e a pensar mais sobre o que estamos lendo.
    Boa dica!

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir