Book Challenge #8: The Invisible Man


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Quando falamos de ficção científica, certamente um dos escritores mais significativos é H. G. Wells, autor dos clássicos Guerra dos Mundos e Máquina do Tempo, resenhado aqui no blog. Me interessei tanto pela temática do autor que não resisti em seguir a recomendação do Maldito Vivant e ler The Invisible Man, de 1897.

resenha livro Homem Invisível
Título: The Invisible Man (O Homem Invisível)
Autor: H.G Wells
Editora: Penguin Random House
Páginas: 208 páginas
Comprar: Compre o livro pela Amazon ou Saraiva


The Invisible Man (O Homem Invisível) começa com a estranha chegada de um homem totalmente encoberto em uma pousada de Iping, durante uma tempestade de neve. Vestido com um casaco longo, mangas, chapéu, um falso nariz e o rosto coberto de faixas, o estranho gera desconfiança nos habitantes do local, tanto pela sua incerta aparência como pelo seu humor instável, antipático e hábitos de reclusão, já que não gosta de ser incomodado e passa o dia inteiro fazendo experimentos químicos. Quando um roubo ocorre, é revelada ao vilarejo sua invisibilidade e o Homem Invisível, Griffin, foge e procura aliados para continuar com seus experimentos e aproveitar sua situação.

resenha livro Homem Invisível


Narrado em terceira pessoa, The Invisible Man possui uma história simples, mas bem trabalhada, visto que ao longo do livro algumas cenas de ação envolvem o protagonista e apenas após vários capítulos descobrimos quem ele é e como se tornou invisível, de forma que predomina o clima de mistério. Por esse motivo, a trama flui continuamente e é uma leitura rápida e interessante, que nos prende até a última página.

resenha livro Homem Invisível


Em The Invisible Man, mais uma vez nos admiramos com a capacidade de H.G. Wells de escrever uma ficção científica de qualidade, mas não alheia às críticas sociais. No livro, não é apenas apresentado “um homem invisível”, mas explicado a fórmula da invisibilidade e como ela funciona através da refração da luz. Quanto aos aspectos sociais, é interessante vermos a “transformação” pela qual passa Griffin ao analisar as vantagens e desvantagens da sua invisibilidade, assim como a reação da sociedade em diferentes passagens da história, no início agindo com desconfiança e depois se aproveitando daquela situação.

resenha livro Homem Invisível


The Invisible Man é a obra-prima de H.G. Wells e um dos livros mais impactantes na ficção científica, retratado várias vezes por diversas mídias diferentes. É um livro bem escrito e com uma temática simples, porém envolvente, que atiça nossa curiosidade no que tange ao aspecto científico da história e nos faz refletir sobre o preconceito com o diferente e como o meio ou uma simples oportunidade pode mudar os objetivos e personalidade de uma pessoa, já que apesar das desvantagens, a invisibilidade dá poder.

Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Fico muito feliz que fez o post sobre o livro, claro que seria mais legal se fosse no meu blog, mas tudo bem. Se você quiser ver a versão cinematográfica eu indico a de 1933, pois é a mais fiel ao livro, apesar de algumas ligeiras modificações.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler "O Homem Invisível" há um tempo atrás! Achei a história muito boa, só que estava lendo numa edição ENORME, daí acabei interrompendo a leitura.
    Existem tantas referências a esse livro, né? Realmente, um clássico.
    Gostei do post! Achei bem organizado e a escolha das imagens foi ótima! A terceira imagem, de uma capa, me lembra muito uns quadrinhos que li, e um pouco o Rorschach de Watchmen.
    Obrigada pela visita lá no blog! :)

    ResponderExcluir