Crítica: Batman vs. Superman - A Origem da Justiça


domingo, 17 de abril de 2016



Antes mesmo de ir ao cinema, entramos em contato com um filme por meio da sinopse, dos trailers e claro, das críticas, que examinam os aspectos principais de um filme a ponto de dizer se no geral ele é bom ou ruim. O perigo reside no fato das críticas elevarem nossas expectativas a ponto delas não serem cumpridas ou até mesmo prejudicarem a bilheteria de um filme, que foi o que aconteceu injustamente com Batman vs. Superman - A Origem da Justiça.



Depois de uma eficiente sequência mostrando o assassinato dos pais de Bruce Wayne, Batman vs. Superman - A Origem da Justiça inicia logo após Homem de Aço, quando já conhecida a dimensão dos poderes de Superman. Nesse contexto, ao mesmo tempo que Superman (Henri Cavill) é glorificado como um deus, as suspeitas do envolvimento do herói em um ataque no deserto, avisos de outras dimensões mais artimanhas feitas para incriminar o Superman geram desconfiança em um Batman (Ben Affleck) já amargurado e sem escrúpulos para lidar com criminosos, que conclui ser o único capaz de derrotar o Superman antes que essa nova 'divindade' se volte para o mal e destrua a raça humana.



Com cenas grandiosas (que podem incomodar a alguns devido a "grandiloquência") e uma trilha sonora de peso por Hans Zimmer, Batman vs. Superman é um filme sério de ritmo lento, que antes de apresentar a esperada luta (muito curta, porém impactante), apresenta a visão de Batman sobre a destruição causada por Superman e um Superman humanizado, questionando-se seu papel na sociedade e como ela o enxerga. Por incrível que pareça, Ben Affleck está muito bem no papel e Henri Cavill não destoa no apresentado em Homem de Aço, mas o principal problema do filme é a interpretação de Jesse Eisenberg para o icônico Lex Luthor, um dos principais inimigos de Superman. Nesse filme, sua caracterização não é fria e elegante, mas é um Lex Luthor moderninho, extravagante e cômico, responsáveis pelas poucas (graças a Deus!) piadas presentes no longa-metragem.



Apesar do enfoque ser os dois heróis do título, Batman vs. Superman funciona como uma introdução ao futuro Liga da Justiça, por isso temos uma participação contida (mas bem aproveitada) da Mulher-Maravilha (Gal Gadot) e vários easter eggs de outros heróis e até mesmo histórias da DC. As visões do Batman, por exemplo, podem parecer desnecessárias, mas se referem (possivelmente) à Injustice e outros elementos que podem ser aproveitados em um filme posterior. De um modo geral, a direção de Zack Snyder (Watchmen, 2009) foi bem acertada ao simplificar a história e agradar aos fãs, utilizando os quadrinhos de Frank Miller para a construção do filme. Por outro lado, a duração do filme prejudicou o roteiro e o ritmo, e o "final" da luta entre os heróis é estragado por uma das piores coincidências possíveis.



Batman vs. Superman - A Origem da Justiça comete alguns erros e por isso foi bastante criticado, mas acredito que até a personalidade de Lex Luthor pode melhorar nos filmes posteriores e elementos aparentemente deslocados na narrativa foram inclusos por uma boa causa. No geral, o resultado dessa clássica batalha foi positivo, e espero que vocês consigam apreciar o filme tanto quanto.

Postagens Relacionadas

5 comentários

  1. Ótima resenha, Vick!
    Esse filme teve seus erros sim, mas em geral foi um resultado tão bom que dá para relevar tais negatividades e apreciar como a boa obra que é.
    Ansiosa para o filme da Liga!

    Beijos,
    Elfo Livre

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha Vick!
    Mas eu não gostei do filme tanto quando você! haha
    Achei ele muito lento, sem muitas novidades!
    Já pelos trailers dava pra saber o que ia acontecer no filme...
    Estou ansiosa pelo Esquadrão Suicida! Acho que será melhor..

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha! Sabe que eu até que gostei do filme!
    Assisti um dia depois da estréia e na entrada do cinema li algumas críticas e fui esperando um filme terrível e no final, eu gostei sim!
    Concordo completamente que eles precisam melhorar a personalidade do Lex para os próximos filmes, esse ficou muito estranho.

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  4. Eu já ouvi tantas opiniões diferentes sobre o filme que nem sei bem o que esperar haha! Estou particularmente curiosa para conferir a participação da mulher maravilha :) Não são os meus super heróis favoritos mas, é sempre bom assistir para tirarmos as nossas próprias conclusões, né? Adorei a resenha! Beijos!

    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  5. Eu ouvi alguns comentários negativos. Mas como não li os quadrinhos, acho que vou gostar!
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir