Primeira Noite dos Museus em Porto Alegre


segunda-feira, 23 de maio de 2016



No dia 21 de maio de 2016 ocorreu em Porto Alegre um evento histórico, uma noite cultural que aconteceu pela primeira vez em nossa cidade: a Noite dos Museus. A Noite dos Museus foi inspirada em um evento semelhante que ocorre na Alemanha (Lange Natch Der Museen) e teve como proposta a visitação dos principais museus porto-alegrenses durante a noite, incentivando não só a ocupação dos espaços urbanos como também o interesse pela arte em geral.



Durante a noite, oito museus de Porto Alegre foram liberados para visitação gratuita e, além das exposições de arte, a programação de cada local contou com diversas apresentações musicais, conciliando a música com a temática de cada museu. Infelizmente, não houve organização do evento para montar um itinerário com segurança e transporte para todos e não encontrei nenhum 'guia turístico' conforme anunciado, mas todos os espaços visitados estavam lotados e foi muito legal ver a população participando do evento, apreciando as obras de arte e um pouco da cultura que nossa cidade tem a oferecer.



Participei da Noite dos Museus com meu namorado e minha cunhada e pensamos em um roteiro conforme nossos interesses e proximidade dos locais. Visitamos na seguinte ordem o Planetário, Pinacoteca Rubem Berta, Museu de Arte Contemporânea (na Casa de Cultura Mário Quintana), MARGS e Memorial do Rio Grande do Sul e vou compartilhar um pouquinho do que vimos em cada local para vocês.

Planetário



Começamos nossa noite com um dos melhores lugares, que eu não visitava desde que era criança. O Planetário é voltado para ensino e divulgação da astronomia e tem uma programação diferenciada durante todo ano, para adultos e crianças. Na Noite dos Museus, assistimos a uma belíssima apresentação de Fernando Cordella (cravo) e Cintia de Los Santos (soprano) e, às 20h40, entramos na cúpula para a "Identificação do Céu Noturno". A cúpula fica estrelada e temos uma pequena aula sobre onde ficam cada estrela, quais as mais brilhosas, como é o céu em momentos diferenciados, como são as constelações. Foi muito interessante e bonito.

Pinacoteca Rubem Berta



Deixamos de ir no Museu de Porto Alegre para visitar a Pinacoteca e sinceramente achei uma furada. Chegamos depois do trio de choro (que parecia legal) e conferimos a exposição do artista Carlos Pasquetti e os desenhos do artista Maristany de Trias, que eram bonitos, mas eram poucos e não deu para ver com atenção porque tinha muita gente no local. Ficamos um pouquinho e fomos para a Casa de Cultura Mário Quintana.

MACRS - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul


A Casa de Cultura Mário Quintana foi meu lugar preferido! A entrada estava animada, cheia de gente e com algumas banquinhas vendendo discos, roupas e pôsteres. Não tinha visitado a CCMQ após a reforma e fica muito bonito de noite, bem iluminado. Nosso foco foi o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), que fica no sexto andar e teve uma das maiores exposições que vimos, ainda mais com o som da guitarra do músico Nicola Spolidoro ao fundo, pois ele se apresentava no local. Depois, ainda andamos rapidinho pelos outros andares, cujas exposições também eram bem interessantes.

MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul



Apesar de ter gostado mais do 'clima' da Casa de Cultura Mário Quintana, o MARGS contava com exposições bem mais interessantes e acabei gostando muito mais das 'artes' desse museu, como as pinturas hiperrealistas e outras obras que fazem parte do acervo, inclusive do século retrasado e com técnicas de pintura impressionantes.



Memorial do Rio Grande do Sul



No Memorial assistimos uma apresentação maravilhosa do Elias Barboza Quinteto e vimos a exposição alusiva ao Dia Nacional de Portugal, com várias fotografias bonitas. Infelizmente, não encontramos a exposição de João Simão Lopes Neto porque estava quase na hora de fechar, mas com a banda que assistimos, acho que fechamos com chave de ouro nosso passeio!



Se essa postagem ficou extensa (e olha que não tem nem metade das fotos que eu tirei), é sinal de uma noite muito bem aproveitada. Porto Alegre tem vários lugares incríveis para visitar, prédios históricos e programas culturais que infelizmente não damos a devida importância. Eventos como esse demostram o potencial dos museus e da arte como forma de reflexão e estreitamento com nossa história, de forma que fico muito feliz em ter participado dessa primeira Noite dos Museus em Porto Alegre. Espero que venham muitas outras!

Postagens Relacionadas

7 comentários

  1. Poxa, que demais! Adoro esse tipo de eventos.. e quanto lugar legal você foi em uma única noite por conta dessa oportunidade. Lembrrei que faz aaaanos que nao vou a um planetário e fiquei morrendo de vontade de ir nesse!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Que lugar lindo! Nunca fui em um planetário, deve ser muito mágico. E que museu de arte lindo, hein?!
    Suas fotos são tão lindinhas.
    Beijos,
    Amanda
    http://h-ellorosie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que coisa mais incrível! Muito legal a ideia de um evento visitação de locais históricos na cidade. As vezes passamos tantas vezes no mesmo local que nem nos damos conta de como não paramos para visitar e apreciar a arte e cultura que cada um tem a nos oferecer.

    Adorei as fotos que você tirou. Deve ter sido uma noite muito legal pra vocês.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Moça, como você passeia hein?
    Que delicia!
    Amo ver suas fotinhas, lugares sensacionais! <3

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
  5. Também participei da Noite dos Museus, mas fui pra o Iberê. Amei tudo ♥ A CCMQ e o MARGS já me são espécies de segundas casas, ou seja: acabei passando.

    Lindas suas fotos, Vic!

    ;*

    ResponderExcluir
  6. eu moro exatamente do lado da pinacoteca rubem berta e mesmo assim não fui PQ NÃO SABIA e vi toda uma movimentação aqui na frente e pensei QUE QUE É ESSA GENTE TODA e agora to arrasada :~

    ResponderExcluir
  7. Oi oi,

    nossa, que evento legal! Acho muito bacana quanto surgem iniciativas assim e a população participa! Todos os museus parecem ser bem bacanas, se algum dia visitar a sua cidade, vou passar por eles, com certeza! Adorei as fotos!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir