Resenha: Oníria - O Reino dos Sonhos


terça-feira, 26 de julho de 2016

Livros de fantasia se popularizaram com o sucesso de Harry Potter e As Crônicas de Nárnia, mas não é tão fácil achar uma narrativa realmente original. Foi por isso que gostei tanto da proposta de Oniria - O Reino dos Sonhos, uma criativa história da escritora francesa B. F. Parry que apresenta todos os elementos típicos dos livros de fantasia, mas que é literalmente movida pela imaginação.

Resenha Oníria - O Reino dos Sonhos
Título: Oníria - O Reino dos Sonhos
Autor: Parry, B. F.
Editora: Verus
Páginas: 252 páginas
Comprar: Compre o livro pela Amazon ou Saraiva


Eliott é um garoto de doze anos que leva uma vida normal até acontecer uma grande tragédia: seu pai está hospitalizado e sua madrasta resolve se mudar com a família para Londres. Os médicos não sabem diagnosticar a doença e nem como curá-la, mas a avó de Eliott, Mamilou, desconfia que seja algo no Reino dos Sonhos e entrega à Eliott uma misteriosa ampulheta, permitindo que o menino visite Oníria e salve seu pai. O objetivo de Eliott é apenas encontrar o Mercador de Areia, mas, ao visitar Oniria, Eliott se vê no meio de uma futura guerra entre Sonhos e Pesadelos, onde seus poderes podem fazer toda a diferença. Assim, todas as noites Eliott parte numa verdadeira aventura, descobrindo mais e mais sobre Oniria, o Mundo dos Sonhos.

Oniria é o mundo em que nossos sonhos e pesadelos ganham vida, sendo um local extremamente lúdico no qual qualquer coisa pode ser criada pela imaginação de Eliott, já que ele tem poderes de um Criador. O fato de a história se passar no Reino dos Sonhos evita que a presença de criaturas mágicas seja considerada clichês - afinal, são sonhos! - e dá espaço para ambientes fantásticos terem credibilidade, o que é uma excelente sacada. A princípio, achei que Oníria seria tão nonsense quanto o País das Maravilhas, mas novamente o livro surpreende, pois tudo é bem estruturado e explicado ao longo do livro. Há diferenças bem estabelecidas entre Eliott e sonhadores comuns, os Onirianos têm leis inequebráveis e os problemas entre os sonhos e os pesadelos são bem delineados, de modo que entendemos os motivos do conflito.

Resenha Oníria - O Reino dos Sonhos


O livro é narrado em terceira pessoa e, por ser infanto-juvenil, a linguagem é clara e objetiva, com parágrafos curtos e comentários bem-humorados. Dessa forma, as descrições não são tão detalhadas e muitos personagens são estereotipados, mas isso não chega a ser negativo: a princesa, o mascote amigo, o mentor, todos estão ali para acompanhar Eliott, numa aventura que segue o modelo da Jornada do Herói. Por sua vez, o protagonista é muito carismático e sua personalidade se encaixa bem no papel de 'Criador', pois ele gosta de desenhar e é muito imaginativo. Creio que ele amadurecerá muito ao longo da saga - e esse é o único problema do livro, nos deixar ansiosos pelo segundo volume.

Oníria - O Reino dos Sonhos é um excelente livro de fantasia, que nos envolve em uma aventura mágica e nos encanta com os detalhes, com as peculiaridades que encontramos no novo mundo. É um livro divertido e intrigante, que nos deixa curiosos para saber o que acontece em cada capítulo e ainda, empolgados em participar daquela aventura. Adorei!

Esse exemplar foi carinhosamente cedido pelo Grupo Editorial Record, que durante 2016 promoverá ações especiais em conjunto com o blog Finding Neverland. Curta a página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Postagens Relacionadas

12 comentários

  1. Esse livro parece ser BEM viajado, hahaha. Mas não posso fazer nada, adoro umas coleções infanto-juvenis bem brisadas e mágicas, são o melhor tipo <3
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, ele não chega a ser psicodélico, mas é bem mágico sim <3 Eu achei que ia ser um livro bobinho mas me apaixonei <3

      Excluir
  2. Ainda não conhecia. Parece ser um livro bem gostoso de ler, sabe aqueles livros que a gente lê nas férias? hahahaha

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, dá pra ler em um ou dois dias <3 É muuito gostoso mesmo! <3

      Excluir
  3. Não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou com vontade de ler, parece ser bem doido, tipo aqueles livros que nos fazem entrar na história e viajar junto, sabe? haha adorei!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Dá muita vontade de ter uma ampulheta mágica e controlar os sonhos também, HASIUDHAU
      Beijos <3

      Excluir
  4. Eu gostei bastante de oníria e to muito ansiosa pelo próximo! *O*

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! O defeito do livro pra mim foi deixar me esperando o próximo, HASIUDHAUI

      Excluir
  5. Oiii! Faz pouco tempo que comecei a ler o gênero fantasia, mas me apaixonei! Gostei muito do enredo do livro. E adorei o seu blog, já estou seguindo.

    *Beijokas -Hellen Barros.

    http://www.apenasgiz.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro livros de fantasia, espero que tu gostes do gênero também <3 Vou conhecer seu blog :D

      Excluir
  6. Oi Vick! Não conhecia esse livro e adoro livros desse gênero! Fiquei muito curiosa com Oníria e já fiquei com inveja do Eliott, ter o poder de criador num mundo de sonhos! Achei a capa linda! Já foi para a lista de desejados!

    beijos
    Livromaníaca / Tielle So

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tielle! Tenho certeza que você vai gostar do livro, então, é uma leitura realmente prazerosa que te faz entrar naquele mundo de sonhos! <3

      Excluir