Casapueblo


sexta-feira, 7 de abril de 2017

Na minha viagem para o Uruguai tive a oportunidade de conhecer um dos lugares mais bonitos que já vi em toda minha vida: a Casapueblo, antigo repouso de verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró.

Casapueblo


Localizada em Puntaballena, a Casapueblo é um conjunto arquitetônico desenhado pelo pintor e escultor Carlos Paéz Vilaró, que durante muitos anos podia ser visto pelos turistas que visitavam sua casa. A construção é predominantemente branca e lembra muito as casas de Santorini, porém, tem um estilo único, com uma estrutura desencontrada, assemelhando-se à um castelo ou cidadela, saída totalmente da imaginação do artista. A ideia era criar uma escultura habitável, e a Casapueblo se encaixa bem nesse conceito.

Casapueblo Casapueblo Casapueblo


Vocês conhecem a música infantil era casa muito engraçada, de Vinícius de Moraes? É sobre a Casapueblo, que começou a ser construída em 1958 com muito esmero e foi finalizada 36 anos depois. Por sinal, o Vinícius era amigo íntimo do Vilaró, assim como muitos outros artistas. Entre os primeiros hóspedes da casa podemos citar Pelé, Brigitte Bardot e Robert DeNiro.

CasapuebloCasapuebloCasapueblo


Além de funcionar como hotel, a Casapueblo possui um espaço aberto para visitação e, por 240 pesos, podemos conhecer o museu, galeria de arte, a cafeteria e os terraços, que nos permitem uma vista deslumbrante de vários pontos da casa. A arquitetura da casa é deslumbrante e várias pessoas estavam no terraço tomando seus cafés ao som de uma música muito agradável. A arte de Vilaró estava presente em todos os cantos, seja no ateliê propriamente dito, seja nas esculturas espalhadas pela casa. O curioso é que o artista adorava gatos, e havia alguns gatos na lojinha simplesmente descansado em cima dos desenhos à venda. Para quem quiser, em um dos cômodos fica uma espécie de cinema, no qual se exibe um documentário de trinta minutos sobre Carlos Paéz Vilaró.

CasapuebloCasapuebloCasapueblo


A entrada na Casapueblo vale muito à pena e a maioria das fotos desse post foram tiradas de algum dos terraços, mas é pelo lado de fora da casa, na parte de baixo de um morrinho, que temos uma vista deslumbrante do conjunto. Segundo o próprio Vilaró, a dimensão da Casapueblo só pode ser medida pelo voo dos pássaros, de tão grandiosa e impressionante.

Casapueblo Casapueblo


A Casapueblo fica à aproximadamente 16km de Punta del Este e é um local de fácil acesso, imperdível para quem está na região. Foi o lugar que eu mais gostei de conhecer do Uruguai e, de alguma forma, despertou ainda mais minha vontade de conhecer o mundo.

Endereço: Mar Mediterraneo, 20003, Punta Ballena - Uruguai
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h até o pôr do sol :)
Ingresso: 240 pesos / 30 reais (Dezembro 2016)

Postagens Relacionadas

26 comentários

  1. Que graça de lugar, né? Sei que a referência maior é a Grécia, mas eu acho que tem tudo a ver com castelinhos de areia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Castelinhos de areia? Que bacana a sua interpretação! Pensando bem, combina sim, principalmente pelas formas mais arredondadas haiuhsuia

      Excluir
  2. Lindo demais, ir no Uruguai e não fazer esse passeio é um pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que teve gente que foi e não quis entrar? Fiquei pasma hueiheui, é muito lindo!

      Excluir
  3. Que lugar lindo, realmente é uma escultura habitável. Amei os gatos em cima dos desenhos à venda, de boa, na deles... Não sabia que a música do Vinícius de Moraes era sobre essa casa. Fiquei com muita vontade de conhecer.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei encantada com a história da casa, com a referência do Vinícius e como até o fato do Vilaró gostar de gatos "foi preservado" husihuiasd, já que tinha um monte de gatinhos por ali <3

      Excluir
  4. Acho a casa um chaaaarme, mas confesso que não tive coragem de pagar quase 30 reais para entrar. Quem sabe na próxima...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii Mariana, valia à pena! É verdade que a melhor vista era de fora, mas dentro tinha outros ângulos, tinha o museu, o cafezinho...Na próxima, não deixa de ir, vale à pena <3

      Excluir
  5. Casa Pueblo é tão singular, tão lindinha, morro de vontade de conhecer. Lembro da primeira vez que vi fotos dela, tive a sensação de que ela estava derretendo rs.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Derretendo huaihda, que curioso! Quando eu decidi que ia para o Uruguai o passeio que mais me deixou animada foi a Casapueblo, era linda nas fotos e é mais linda ainda ao vivo! <3

      Excluir
  6. casa pueblo é fantastica né! que bom q vcs pegaram um dia lindo para visitar! eu fiz algumas aquarelas dela antes e na entrada mostrei pras gurias que pegavam o ingresso...gostaram tanto que me deixaram entrar de graça ahuehaue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vou tentar essa técnica na próxima HAIUSDHAUI. As aquarelas estão no teu blog? QUero ver <3

      Excluir
  7. amei a relação a casinha om Vinícius e Moraes <3 viagem proporciona belezas e conhecimentos incríveis mesmo ne? beeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei apaixonada pela "história" da Casapueblo <3 Viajar é tudo de bom!

      Excluir
  8. Sem ler o título e nem nada primeiro eu pensei que tu tinha visitado a Grécia, mas é ótimo saber que temos um lugar tão lindo como esse bem mais pertinho do Brasil. O Uruguai nunca foi um dos destinos que sempre tive vontade de visitar, mas vendo essas fotos e esse lugar já dá pra pensar em dar sim uma chance de visita .


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que podia ser a Grécia, né? HUAISHDAI Eu também queria! Olha, Uruguai nunca esteve na minha lista de destinos "indispensáveis" por assim dizer e eu fui mais porque surgiu a oportunidade de uma viagem bacana e relativamente barata. Achei que seria "legal", mas só. Voltei apaixonada pelo país e com vontade de visitar novamente <3

      Excluir
  9. Um pedaço da Grécia na América do Sul <3 adorei! Fez com que eu me lembrasse muito da casa do Pablo Neruda que visitei em Valparaíso no Chile, porque é um desses lugares tão cheios de personalidade que são quase vivos.

    www.coadjuvando.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que lugar lindo! Parece que tem uma influência daquelas cidadezinhas gregas, com as casas construídas em morros bem em frente ao mar. Quem sabe um dia eu faço a visita :)

    ResponderExcluir
  11. Estou em choque, que lugar maravilhoso!
    Me lembrou muito a arquitetura das ilhas gregas, só que mais pertinho da gente.
    vou colocar na minha lista de lugares para conhecer <3

    ResponderExcluir
  12. Vendo apenas as fotos achei que poderia ser um lugar do mediterrâneo, talvez a Grécia? Mas quando li que é um lugar perto de Punta del Este(um lugar que quero conhecer) fiquei maravilhada.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  13. Quando vi a primeira foto pensei que o lugar ficava na Grécia por me fazer lembrar das casas brancas que tem por lá.
    A Casapueblo é linda, parece que é feita de neve! *-*
    Adorei o post (bem informativo) e as fotos (que ficaram lindas), parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Que incrível! A casa parece até um castelinho de areia com esses detalhes arredondados! A ideia de "escultura habitável" realmente fala tudo sobre o lugar, acho que ele conseguiu concretizar exatamente o que tinha em mente. E tem até gatinhos andando por ali <3 hahahaha Achei um passeio super bacana, e a paisagem local é LINDA! Não tenho ideia se 240 pesos é um valor alto, mas parece valer super a pena!
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
  15. QUE LUGAR LINDOOOO! Faz tempo que eu quero começar a conhecer os países da América do Sul e nunca tinha ouvido falar de Casapueblo, mas agora já está na minha listinha ;D (adoro arquitetura <3)

    Beijos, Ju!
    http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Victória estou adorando as tuas postagens sobre a viagem! Já queria muito conhecer Casapueblo e depois das tuas fotos fiquei com ainda mais vontade de conhecer!

    ResponderExcluir
  17. Olá! Nossa, que lugar lindo, me lembrou aquelas casas que tem lá na Grécia (que eu nunca fui, mas vi na foto kkkkkk), deve ser muito interessante né? Adorei as fotos! Abraços e sucesso!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  18. Assim que vi a imagem me lembrei de Santorini na hora e sou apaixonada por aquele lugar, apesar de nunca ter ido lá. Fiquei encantada com esse lugar e com muita vontade de conhecer!
    Skyscrapers

    ResponderExcluir