Coup, um card games de intrigas e manipulação


domingo, 17 de setembro de 2017

Oi, pessoal! Para quem está procurando um bom party game, gostaria de indicar um excelente jogo de cartas: Coup, um jogo de intrigas e manipulação que consiste em dar um golpe nos outros jogadores, desmascarando suas intenções e sendo o último a sobreviver.



Coup é um jogo de cartas no qual somos membros de uma corte corrupta e cada jogador deve blefar e manipular os outros em busca do poder. A corte é composta por cinco personagens de diferentes habilidades e cada jogador recebe duas personagens e deixa as cartas viradas para baixo: são as chamadas influências. O objetivo do jogo é descobrir as influências dos outros jogadores e ser o único a sobreviver. Quando todos os outros jogadores tiverem as suas influências (personagens) reveladas, o jogo acaba.

Leia também:
Dixit, um jogo para a imaginação
The Resistance, um jogo de dedução


A mecânica do jogo é bastante simples e fácil de memorização. Em cada turno, o jogador pode realizar uma das ações gerais (coletar uma moeda, coletar duas moedas - o que pode ser impedido caso alguém tenha o duque - e, pagando sete moedas, dar um "golpe de estado" e revelar automaticamente a influência de outro jogador) ou alguma habilidade específica de um personagem. O duque pode coletar três moedas, o embaixador trocar duas cartas, o capitão pegar duas moedas de outro jogador (caso esse jogador não tenha o capitão ou embaixador), o assassino pode revelar uma influência ao pagar três moedas, mas a condessa bloqueia o assassino. A grande sacada é que não é necessário ter a influência para praticar a ação, e aí que vem a grande questão: quem garante que o jogador de fato possui a influência que alega ter?



É possível ficar o jogo inteiro coletando três moedas por ter o duque e ninguém desconfiar que, na verdade, você não tem essa carta. É possível você escapar de uma tentativa de assassinato alegando que tem a condessa quando, na verdade, possui o duque e o embaixador. O jogo fica muito interessante porque não sabemos se o outro jogador está falando a verdade, e temos que usar toda a nossa percepção para descobrir. Sempre que alguém alega ter determinada influência, é possível "contestar", ou seja, dizer que o outro está mentindo e não possui essa influência. Se o jogador realmente estiver mentindo, ele perde uma das influências, mas, se estiver falando a verdade, é o contestante que perde.



Coup é um jogo para três a dez jogadores, mas possui variantes que permitem jogar mais de dez pessoas ou um contra um. A arte das cartas é belíssima - e feita por um brasileiro! - e, apesar de parecer confuso, é bastante simples e dinâmico, sendo rápido de se adaptar e indicado para grupos grandes, ainda que alguém não saiba jogar. O jogo é tão rápido que acabamos jogando várias partidas consecutivas, e todas elas trazem novas surpresas. Recomendo!

Postagens Relacionadas

8 comentários

  1. Não gosto muito de jogos, principalmente de cartas, mas achei esse intrigante, parece fácil de jogar.
    A arte das cartas são lindas mesmo. Vou pesquisar mais sobre o jogo, quem sabe comece a gostar.
    Beijos

    Blog Vic Israel / Facebook / Instagram

    ResponderExcluir
  2. EU PRECISO DESSE JOGO! Sou apaixonada por cartas e esse ta muito incrível ❤❤❤ Lembrou um pouco Detetive, que eu adoro, mas nele não pode mentir. Eu amei demais esse, sério. Vou comprar! Onde? Não sei. Mas vou comprar kkk

    ResponderExcluir
  3. Ooh, eu amo cartas de todos os tipos, mesmo não sabendo jogar nada hehe. Nunca havia ouvido falar desse jogo, mas logo de cara fique interessada por saber que os jogadores são membros de uma Corte... e também por conta do design das cartas, que são lindas. Parece ser um jogo muito inteligente e que nos fazem usar bem nossa cabeça :) gostei!

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAA EU QUERO ESSE JOGO AGORAAAAAA!!!!!! Eu nunca tinha ouvido falar, mas amei!!! Parece ser incrível, e olha que eu nem curto muito esses jogos de cartas... Preciso conhecer esse!!!!!

    ResponderExcluir
  5. oiê!

    confesso que não conhecia o jogo, mas já quero essas cartas aqui pra jogar durante as farrinhas em casa com os amigos. <3 durante a bebedeira, tenho certeza de que o game fica mais animado. hahaha.

    ele me pareceu ser um pouquinho complicado, mas acho que é só burrice mesmo. tive que ler duas vezes o post pra entender a proposta do jogo. cuidado com a burra. hauahhau.

    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Que máximo! Gosto muito de jogos de cartas mas os únicos que jogo são os mais comuns como 21, black jack e paciência haha Achei a proposta desse bem interessante e fiquei curiosa pra jogar. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Adoreeeei, amo jogos e nunca tinha ouvido falar desse, valeu a dica! ♥

    ResponderExcluir
  8. Oiee!
    Não conhecia o jogo, mas gostei dele.
    Obrigado pela indicação!

    ResponderExcluir