Visita Guiada pelo Majestoso Teatro Colón


sexta-feira, 27 de julho de 2018

Quando resolvemos viajar para Buenos Aires, estava decidida a visitar o Teatro Colón, a mais importante casa de ópera da cidade. Achei que seria um passeio interessante, mas tinha colocado no roteiro mais por obrigação do que por empolgação, afinal, era uma atração que não gostaria de perder. No final, foi o lugar mais impactante que visitamos na nossa viagem.

Teatro Colon Buenos Aires


O Teatro Colón é o principal teatro de Buenos Aires e, acusticamente, um dos cinco melhores do mundo. O teatro atual foi inaugurado em 25 de março de 1908 (após vinte anos de obra) e foi reformado várias vezes, tanto que esteve fechado entre 2006 e 2010 para reformas. Ele já foi visitado por grandes artistas de ópera, foi um importante centro artístico da sociedade e até hoje é palco de muitas peças de teatro, concertos e apresentações.

Teatro Colon Buenos Aires Teatro Colon Buenos Aires

Dizem que uma das melhores maneiras de conhecer o Teatro Colón é assistindo uma apresentação, já que é uma experiência única e os ingressos são acessíveis para todos os bolsos - o que sempre foi, já que o teatro sempre foi frequentado pela mais alta sociedade, mas vendia também ingressos populares. Como não nos programamos para tanto, resolvemos fazer uma das visitas guiadas, que duram cerca de uma hora e nos contam toda a história do teatro.

Teatro Colon Buenos Aires


A guia era uma funcionária do teatro e, apesar do idioma utilizado ser espanhol, as informações eram muito claras e havia vários brasileiros no grupo. Nosso tour começou pelo hall principal do teatro, no qual há uma grande escadaria, com a guia nos explicando sobre a construção do Teatro Colón e várias curiosidades, como o fato de terem sido utilizados diversos tipos de materiais diferentes, de várias partes do mundo, e uma maldição envolvendo a construção do teatro, já que os dois primeiros arquitetos, italianos, morreram tragicamente, até que um belga assumiu o desafio de terminar a construção. Tudo isso mostra que o teatro teve várias influências diferentes na sua construção, resultando nessa arquitetura tão bonita e invejável.

Teatro Colon Buenos Aires


Além de ser um dos mais importantes centros culturais de Buenos Aires, o Teatro Colón era um importante ponto de encontro da alta sociedade, frequentado por políticos, artistas, empresários e a alta burguesia. Um dos lugares mais bonitos do teatro é o Salão Dourado (Salão Francês), na época tão importante quanto a plateia, que mostra todo o fascínio e elegância em cada mobília, cada obra de arte, em cada detalhe em dourado.

Por fim, depois de passarmos por corredores, salões e vários cômodos lindos do teatro Colón, chegamos no impressionante salão com o palco e a plateia, que é tão belo e tão grandioso que mal sabemos por onde olhar. A guia nos explicou mais detalhes sobre a elogiada acústica do lugar, onde cada classe social ficava (havia um lugar "escondido" reservado para as viúvas, olha só que curioso) e outras curiosidades, mas o que mais impressiona mesmo é a arquitetura e decoração do lugar. Por todos os lados há detalhes em dourado e, perdoem se a comparação não é artisticamente acurada, mas parece que estamos em um salão da belle époque. É simplesmente deslumbrante!

Teatro Colon Buenos Aires
Algumas pessoas não gostam de visitar museus e teatros, mas mesmo para estas, eu recomendo muitíssimo a visita guiada ao Teatro Colón, porque foi um dos passeios mais impressionantes da minha viagem. Espero que com essa postagem eu tenha convencido vocês a darem uma chance e conhecerem também, afinal, é um lugar imperdível!

Postagens Relacionadas

7 comentários

  1. Parece ser um lindo lugar, tenho muita vontade de assistir uma peça teatral, conhecer um lugar assim, lugares novos para mim rs. Quem sabe um dia neh rs

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito bacana conhecer de perto! A arquitetura realmente é linda! Os ornamentos dourados deixam o lugar lindo!

    ResponderExcluir
  3. Um dia, quando estava programando um post, iria falar sobre ele em meu blog, mas não achei textos interessantes sobre e fiquei com medo de usar. Amo teatro e já quero conhece-lo, mas por enquanto, fico com o Palácio das Artes, aqui em BH mesmo rs. Adorei a forma que você contou, estruturou e expôs sua opinião quanto ele.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo visitar museus e teatros, às vezes mais para admirar a arquitetura do que para ver as exposições em si! Infelizmente, ainda não conheci nenhum fora da minha querida BH - e mesmo assim, visitei pouco daqui. Adorei a dica, porém, não me esquecerei caso tenha a oportunidade!
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  5. Que vitrais maravilhosos! Eu tô BEM envergonhada porque nunca tinha ouvido falar desse teatro e ele é incrível! Muito bacana esse mix de influências, a construção demorou mas, olha que lindeza, valeu a pena!
    Adorei sua foto no final, toda sorridente!

    ResponderExcluir
  6. Adorei ler seu post. As fotos estão lindas, e o texto faz com que a gente se sinta fazendo o tour com você, fora que dá pra perceber o quanto você gostou. Já devo ter dito por aqui em algum post o quanto amo lugares assim, que carregam tanta história :) o cenário dessa última foto me fez pensar em cenas que já li em livros de época e que se passam em teatros hehe.

    ResponderExcluir
  7. Que lugar mais lindo! Eu queria muito conhecer Buenos Aires, e o teatro cólon seria um dos lugares para onde eu iria!

    ResponderExcluir