Conhecendo a nova Orla do Guaíba, em Porto Alegre


sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Que saudades estava daqui! A vida anda muito corrida e estou com pouco tempo livre para blogar e passear por aí. Para vocês terem ideia, apenas no início de outubro eu finalmente fui conhecer a nova Orla do Guaíba, em Porto Alegre. A Orla do Guaíba, especificamente o trecho próximo à Usina do Gasômetro, sempre foi um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre, mas devo confessar que eu sempre achei o lugar estava meio "caidinho". Nunca me animei a passear por lá, sabe? Mas desde o início do semestre a Orla do Guaíba está revitalizada, linda, cheia de gente e opções de lazer.

Orla do Guaíba Porto Alegre


Para quem não sabe, Porto Alegre é banhada pelo Lago Guaíba e, por conta disso, a capital gaúcha realmente ostenta o título de "pôr-do-sol mais bonito do mundo". A Nova Orla do Guaíba compreende um trecho de 1,3 km que vai desde a Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias, com ciclovias, passeio público, decks e várias alternativas de lazer. Em basicamente toda a Orla há vários bancos e arquibancadas para facilitar a observação do por do sol, que muito provavelmente é o mais belo de Porto Alegre.

Orla do Guaíba Porto Alegre Orla do Guaíba Porto Alegre Orla do Guaíba Porto Alegre

A Orla do Guaíba tem alguns bares e restaurantes pela volta, mas por enquanto, o que faz sucesso são os food trucks (também é moda na cidade de vocês?), que reúnem bastante gente ao redor e com sorte dá para assistir a alguma banda se apresentado por ali. Tinha muita gente sentada, passeando, praticando esportes, enfim, aproveitando um final de tarde. São várias as opções de lazer na volta, como passeio de barco e a visita à própria Usina do Gasômetro, que é um centro cultural que constantemente tem exposições e atividades. Quando visitei a Orla estava com a família do meu namorado, então passeamos pelo entorno, fizemos um lanche, fomos até o mirante e depois, ainda andei de bicicleta. Fazia tantos anos que eu não andava de bicicleta, mas próximo ao Gasômetro ficam as bicicletas do Itaú para alugar (R$ 8,00 a diária) e aproveitamos. Foi muito divertido e uma maneira muito bonita de aproveitar o final de tarde.

Orla do Guaíba Porto Alegre Orla do Guaíba Porto Alegre Orla do Guaíba Porto Alegre

Visitar a Orla do Guaíba é uma ótima opção para quem vai viajar para Porto Alegre e quer conhecer o melhor pôr-do-sol da cidade, sendo um ponto turístico imperdível. No entanto, minha dica não se direciona apenas aos viajantes, e sim a nós, moradores: temos lugares tão lindos em Porto Alegre, espaços públicos de grande importância esperando para serem ocupados. Eu sempre sou a primeira a criticar a cidade pelas 'poucas atrações' que ela oferece, mas a verdade é que aproveitamos muito pouco do que a cidade tem a oferecer. Fiz um passeio incrível, andei de bicicleta pela orla do Guaíba, passeei em um lugar bonito com uma atmosfera legal, uma atmosfera viva. Sugiro a todo mundo fazer isso também!

Postagens Relacionadas

1 comentários