Crítica: O Hobbit - Uma Jornada Inesperada


domingo, 16 de dezembro de 2012


Depois de muitos meses acompanhando as notícias relacionadas ao filme, imaginando como seria a adaptação e claro, ansiosa pela estreia nos cinemas, finalmente fui assistir O Hobbit, cuja jornada, se me permitem o trocadilho, já era mais do que esperada. Felizmente, posso dizer que minha espera foi compensada com um bom filme, que com certeza marca o início de uma ótima trilogia.


Aventura anterior ao aclamado O Senhor dos Anéis, o filme conta a história de Bilbo Bolseiro, um tranquilo e acomodado hobbit que um belo dia tem sua casa invadida pelo mago Gandalf e vários anões que, além de estarem lá para jantar, querem também convidar Bilbo para participar de uma grande jornada, para recuperar seu antigo lar na Montanha Solitária e também o tesouro de Smaug, um temível dragão. Nisso, temos uma sequência bem divertida (e infelizmente, muito demorada) com os anões até que Bilbo resolve se juntar à comitiva, dando início a uma aventura que envolve perseguições de orcs, batalhas e muito mais.



Assim como o livro, o roteiro segue uma linha mais cômica e de mais aventura, intercalando cenas de batalha com momentos engraçados e por esse motivo, ficando bem mais infantil que O Senhor dos Anéis, fato que não agradou a todos. Outro ponto bastante polêmico foi a duração do filme: algumas cenas ficaram extensas demais e ainda outras foram acrescentadas. Acredito que isso seja graças a decisão de dividir o filme em três partes, que permitiu desenvolver várias passagens de O Silmarillion e do apêndice de O Senhor dos Anéis. Muitas dessas cenas, como a reunião com Saruman, foram importantes para introduzir personagens como O Necromante na história, fazendo uma ligação com a sequência de filmes anteriores, mas nada explica a enrolação que fizeram nas cenas de Radagast, um personagem caricato que se acrescenta algo na história, certamente não será por ter salvo um ouriço, como foi apresentado em longos minutos. Azog, o Orc Pálido, é outro personagem incluso apenas para preencher tempo e gerar um maniqueísmo para este filme. A própria cena dos anões na casa de Bilbo, por mais divertida que tenha sido, não precisava durar quase quarenta minutos.


Quanto ao design gráfico e fotografia, quero deixar claro que nos primeiros cinco minutos do filme já estava arrependida de ter comprado meu ingresso para uma cópia dublada e ainda por cima, convencional. Desde o início, o filme mostrou ter uma fotografia perfeita, cenários bem construídos que aposto que seriam melhor aproveitados por mim se eu tivesse conferido com a nova tecnologia HFR, como pretendo ver ainda esse ano. Nos deparamos com o aconchegante O Condado e a casa do Bilbo, com a magnificência dos reinos dos elfos, Valfenda e até mesmo com a morada dos Orcs. Infelizmente, não consigo elogiar a própria figura do Grão-Orc, que curiosamente me pareceu bem engraçada, para dizer o mínimo. Há também três momentos em que são cantadas canções,provavelmente, bem melhores na língua inglesa. A trilha sonora era bem parecida com a de O Senhor dos Anéis, proporcionando um momento de nostalgia principalmente no encontro de Bilbo e Sméagol.

A cena em que Bilbo encontra Sméagol foi sem dúvida a melhor do filme, e é com surpresa que afirmo que conseguiram aperfeiçoar o já perfeito Gollum, que agora apresenta muito mais naturalidade do que nos filmes anteriores. Infelizmente, apesar de ser um ótimo filme, O Hobbit ainda não consta com a grandiosidade e O Senhor dos Anéis, e mesmo se tratando de obras diferentes, ainda há uma expectativa que essa trilogia se compare à anterior. O Hobbit peca pelo exagero e pelas sequências demoradas. É claro, mesmo assim estou na espera novamente pelo segundo filme dessa aventura, reconhecendo que O Hobbit não foi um filme perfeito, mas tem grande potencial.

>> Confira também a resenha do livro O Hobbit clicando aqui!

Postagens Relacionadas

25 comentários

  1. Oi Vic!
    Pena que tu assistiu ao filme dublado, eu vi legendado e em 3D, sem comparações, foi bem melhor. Claro que nada será como O Senhor dos Anéis, mas gostei bastante do filme.
    Tu escreve muito bem, eu já te disse isso? Hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tô com a maior vontade de assistir a esse filme, mas meus amigos nem vão, e ir ao cinema sozinha é um saco.
    Claro que nem pensarei em compará-lo ao Senhor dos Anéis, que é perfeito em muitos sentidos. Mas... dá uma nostalgia. ♥
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. eu vi o filme e gostei muito ,também achei muito demorada a cena dos anoes na casa do bilbo ,confesso que não conheço a historia toda dos senhor dos aneis ,mas agora vou ver todos os filmes com certeza .linda sua resenha . beijos flor

    ResponderExcluir
  4. Oi Vic,
    Confesso que não é muito o tipo de filme que me atrai, embora todo mundo esteja comentando tanto!
    Mas tenho que admitir que sua resenha está ótima!!
    Beijo, tenha uma ótima terça-feira
     Just Carol

    ResponderExcluir
  5. Nunca canso de falar que suas resenhas são as melhores! huaihoiauho :)
    Esse eu assistiiii antes de comentar! Sempre comento que voltarei depois pra falar minha opinião! :P

    Então... concordo em muitos pontos. Achei que as cenas foram muito demoradas! Mas, não achei que isso foi de todo terrível não. Esse livro realmente não precisava de três filmes de três horas cada. Mas, enfim... vamos aproveitar e nos deliciar com as cenas mega bem feitas.
    E claro, você preciiiisa assistir legendado. Uma das músicas, uma mais lenta, mais tristinha, é super maravilhosa!!

    Eu assisti em 3D, mas não achei MEGA impressionante como falaram que iria ser, pelo fato de ele ter sido gravado para ser 3D, coisa que normalmente não acontece..

    Mas, gostei demais do filme e quero ver de novo em 48 fps! Hhuiahoai :D

    ;*

    ResponderExcluir
  6. uau, adorei a sua resenha Vick *-*

    você escreve muito bem e realmente todos estão falando hiper bem sobre esse filme, ainda não assisti, mas provavelmente só assistirei quando sair pra baixar, porque irei viajar, não vai dar mais pra assistir :D

    mas estou esperando um grande filme ^^ mesmo eu não tendo assistido o Senhor dos anéis ;s ahuaha

    beijinhos :*
    http://japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ver.
    Mas só deve chegar no cinema da minha cidade daqui mais de um mês :/
    É triste morar em cidade pequena.

    Beijos

    Moda na Janela

    ResponderExcluir
  8. Sim sim! Eu sou quase uma Yoda na Internet xD . Vivo nesse mundinho Blogueiro desde 2004/2005 :33Mas nos primórdios tinha o apelido de Biah Lee. Lá pra 2008/2009 que escolheram junto comigo um apelido melhor (o outro era uma longa história ) :333

    A treta do facebook é mais a "perda de calor humano" . Nada contra ele , confesso que não é necessáriamente ele, mas tem alguns recursos loucos dele que pessoas acabam misturando com a realidade :s .

    E to doida pra ver Hobbit ,mas o cinema está LOTAAAAAAAAAADO . Vou tentar pegar uma sessão em um cinema que a galera nem se lembra que existe mais aqui perto de uma facul xD

    Ouunt <3 obrigada pela "identificação" <3 Ambas com mesmo sentimento !

    bjbj <3 :*

    ResponderExcluir
  9. A sua resenha ficou muito bem feita, flor! Parabéns!!
    Preciso assistir esse filme urgentemente!
    Beijinhos :3

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  10. é uma das poucas críticas que eu tive o prazer de ler inteira, parabéns. você escreve muito bem. eu queria ter visto o filme na estreia, mas mesmo assim continuo querendo um tempinho pra ver. cenas extensas? hm, desanimei um pouco, não gosto de lenga lenga. mas mesmo assim.. quero ver *-*

    www.bygarotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu não costumo assistir a esse tipo de filme, mas fiquei com vontade de vê-lo por causa da resenha!! Sério! E eu sou dessas que prefiro não julgar antes de assistir, mesmo não curtindo o estilo, pois muitas vezes me surpreendo!
    beijo beijo :*

    ResponderExcluir
  12. Não li o livro, mas amei o filme, sempre gostei de Senhor dos Anéis e tive certeza que esse seria tão bom quanto, vou ficar esperando a sequencia ansiosa. *.*

    ResponderExcluir
  13. Adorei o livro, mas estou louca para ver o filme. E irei, pode escrever que irei ahahahah *-*

    ☠ ‏Vitamina de Pimenta ☠

    ResponderExcluir
  14. eu não li o livro e também nem vi o filme (ainda) eu gostei da historia e é bom que quando eu vejo eu vejo o filme legendado mesmo que parece ser bem melhor que dublado né, mas esse filme parece ser ótimo assim como o livro também >.<
    Saudades daqui também *--* voe sumiu, desaparece não em rsrs
    E também quero te desejar um ótimo natal viu ♥ que esse dia seja maravilhoso para você.
    bjinhos
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ahh, eu estou louca pra ver esse filme, mas o cinema aqui de Varginha é atrasado, nunca começa a passar os filmes no dia de sua estreia :\
    Todas as críticas que li sobre o Hobbit falaram exatamente isso: que tem cenas demasiado longas, o que foi desnecessário, mas que mesmo assim é um ótimo filme e que vale a pena ir ao cinema assistir. =)

    ResponderExcluir
  16. Ainda não vi, então nem vou ver a crítica pois quero muito assistir xD

    pinkpimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. AHH eu gostei mas eu não li o livro talvez por isso não sei dizer ao certo uma visão,ainda bem que você gosta de coisas boas #perfeccionismo eu também gosto.
    Beijão linda e Feliz Natal :D

    http://pancakesandrock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Realmente suas resenhas são ótimas, amei a forma como você descreve as coisas.
    Eu ainda não assisti esse filme, mas pretendo assistir com certeza!

    victory-blog1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Um ótimo filme para passar na Sessão da Tarde, dentro de alguns anos. E vai ser devidamente picotado para regozijo geral da nação.

    ResponderExcluir
  20. mttt bom o trocadilho! hahaha

    é, realmente não precisava ser dividido em três partes, mas eu achei bem bommm que fizeram, assim dá pra aproveitar o filme aos pouquinhos *-*
    e o encontro de bilbo com smeagol foi demaiss, mas podiam ter mantido todas as adivinhaaaas :P
    e, a respeito de enxertarem partes de outras histórias no filme, achei bem interessante - principalmente a richa entre thorin e azog :B -, mas concordo a respeito da 'enrolação' da cena de Radagast.

    vic, lembrando: faça um post sobre across the universe! sajodjiasf
    muuuuito boa a crítica, pena que não cabe nos temas de ics hehe

    ResponderExcluir
  21. AEEE, curti a resenha. sobre o filme, acho que ficou um pouco longo demais também, ficaria muito melhor se tivesse uns 40 minutos a menos, mas curti bastante, me surpreendi porque nao esperava muito, não. Como sempre, Ian McKellen e Cate Blanchett mostrando serem excelentes atores. Sobre a nova trama do Thorin e do Azoh, achei que foi uma boa, pois deu uma emoção a mais ao filme e criou um certo drama que aproxima o espectador.

    aaah e, Victória, ainda to esperando o post do "tudo pelo poder", com o ryan gosling e de e com o George Clooney.

    ResponderExcluir
  22. Bom, eu não gostei de senhor dos anéis...
    Então nem to afim de ver esse D:
    sapatilhadecristal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Eu AMEI "O Hobbit" mas não li o livro e depois da sua crítica é que eu ponderei sobre alguns pontos que concordo com seus comentários - em parte. Sou péssima crítica de filmes por não saber criticá-los, só gostar ou desgostar. Assim que me divirto. Mas de qualquer forma, a postagem está ótima. Esperarei ansiosamente pelas próximas dos outros filmes (e mais ainda pelos próximos filmes). Beijos, boas festas!


    Chel Lima - http://corujando.org

    ResponderExcluir
  24. Eu amei o filme, mesmo achando-o muito longo. Mas mesmo assim, ainda prefiro o livro, rs.
    Adorei a forma de como você escreveu! <3

    Beijos e sorrisos.

    http://stefhanief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Adorei seu blog e resenhas!
    Parabéns!
    Beijinhuss
    Tami

    ResponderExcluir