Orquestra Unisinos: Classical Beatles


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012



Aqui em Porto Alegre sempre estão promovendo algum evento cultural, como peças teatrais, concertos e afins. Nessa quarta tive a oportunidade de ir ao Theatro São Pedro para apreciar a Orquestra Unisinos, que homenagearam a melhor banda do mundo no espetáculo Classical Beatles. Como foi um passeio muito bacana e uma apresentação fantástica, cá estou eu para compartilhar esse passeio com vocês.

Foto dos Ingressos e do Theatro aqui


Eu gosto de música clássica, mas não costumo parar para ouvir e muito menos, ir em concertos. Quando soube que teria uma orquestra tocando Beatles, fiquei muito interessada e com vontade de ir, mas ainda assim espera que fosse uma apresentação "normal", que eles tocassem as músicas e pronto. Não contava que eu fosse voltar tão impressionada: desde os primeiros acordes de Penny Lane, que abriu a apresentação, tive certeza de que o ingresso valeu à pena. Eles não reproduziam simplesmente as músicas, mas faziam uma interpretação que as deixavam lindas. Eles tocaram Ticket to Ride de uma forma lenta e com direito à harpa, e quando tocaram a terceira música, All My Loving, já estava emocionada com a beleza dos instrumentos, daquele conjunto e daquela energia que me passava.

Lustre do Teatro e plateia lotada.


Além dos belos arranjos e grande variedade de instrumentos (eu sei que é o normal para uma orquestra, mas mesmo assim impressiona lol), a orquestra contou com um coral e mais três cantores. Me impressionei quando a soprano começou a cantar Let it Be, que graças à voz dela ficou bem diferente do original e muito bonita. Ela também cantou The Long and Windy Road, For no One, Blackbird e outras em conjunto. O segundo cantor deu uma identidade bastante interessante para músicas como Here Comes the Sun (que ficou linda com o Coral) e Help, mas acho que a participação mais significativa dele foi em Helter Skelter, que céus, eu não imaginava sendo tocada por uma orquestra. Helter Skelter é barulho, minha gente! É considerada a primeira canção de Heavy Metal da história, e foi interpretada de uma maneira muito animada e alegre por essa orquestra! Sério, muito legal.


A Orquestra Unisinos também tocou Yellow Submarine, All You Need is Love e encerrou com um bonito medley de Eleanor Rigby, She Loves You e Yesterday, com participação do coro e dos cantores, além de um curto "Hey Jude" nesse medley. Contudo, mesmo que não tenha me impressionado devido ao tom da voz, a participação mais marcante foi da terceira cantora, uma menina chamada Kirya que, se muito velha, devia ter uns dez anos. Ela cantou All My Loving junto do Coral Allegro, também formado só por crianças, e esse foi um dos momentos mais emocionantes do show. Pelo que eu entendi, o coral fazia parte de um projeto de solidário da Unisinos que entre outras coisas, ajuda crianças a terem mais oportunidades, dentre elas, aprender música. Eu gostei muito da ideia e pelo que constatei, já saíram grandes talentos do projeto. Todos apreciaram a música e aplaudiram de pé ao final, acredito que a orquestra, a Kirya e as outras crianças devem ter se sentido muito feliz.

Sei que por ser beatlemaníaca, sou suspeita para falar, mas voltei encantada com a apresentação e só tenho elogios à Orquestra Unisinos. No final, o concerto foi muito mais do que eu esperava, não só pelo nível do espetáculo ser maior do que o imaginado mas por eu ter me sentido muito envolvida, feliz também de estar ali. Acho que esse é o grande ponto alto da música em geral, transmitir emoções e também, dar significados novos e especiais para determinadas situações. A Orquestra fez isso ao transmitir os sentimentos que os Beatles tentaram nos passar e dar uma característica nova a alguns deles, e por isso estão de parabéns por essa belíssima homenagem.

Postagens Relacionadas

8 comentários

  1. Beatles + Música clássica = Épico :D
    Praticamente todo rock ou metal de boa qualidade fica sempre MUITO incrível quando tocado em orquestra, vide Apocalyptica+Mettalica ou o Kiss in Concert, quanto mais Beatles.
    Curti MUITO esse post, é um assunto muito legal e foi bem retratado, melhor só seria se tivesse vídeo dessa apresentação XD. Queria muito ter ido se soubesse antes, mas pelo menos deu pra saber bem como foi :D

    ResponderExcluir
  2. Aaah, que TUDOOO esse concerto! Que pena que eu não fiquei sabendo antes, senão teria ido.

    ResponderExcluir
  3. Oie! Nossa, aqui em brasília não tem nada disso ))): e eu achei tão bonita a foto e sua descrição da orquestra! eu acho que eu só não iria porque não curto muito Beatles! haha :)
    ---
    Tá rolando sorteio lá no anime oishii, um mangá! Confere lá http://www.animeoishii.com/2012/12/seja-bem-vindo-dezembro-sorteio.html beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que perfeito! *.* Adorei teu blog, linda! Bisous
    http://tobelegant.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho que dizer que estou encantada com a arquitetura do lugar, pelo que pude ver nas fotos, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente perfeito ! Fiquei encantada =)

    passos-encantados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Além de ser uma ótima música, o lugar também parece ser incrível.
    Pena que na minha cidade não tem nada do tipo :/

    Beijos

    Moda na Janela

    ResponderExcluir
  8. deve ter sido bonito.nunca ouvi uma orquestra de verdade,assim ao vivo. *-*
    b l o g

    ResponderExcluir