Crítica: Frozen - Uma Aventura Congelante


domingo, 16 de fevereiro de 2014



Assim como muitas crianças, cresci assistindo os filmes da Disney. Talvez pela minha idade, isso resulta em uma nostalgia quanto aos filmes antigos e certa decepção com os mais novos, que não tem uma história tão elaborada e não são tão instigantes quanto os da minha época. Finalmente, um pouco disso mudou ao assistir Frozen – Uma Aventura Congelante, e posso afirmar que há tempos eu não via um desenho tão bom quanto os de antigamente.



Frozen é uma adaptação do conto A Rainha da Neve, em que duas irmãs chamadas Anna e Elsa são separadas na infância por conta da intensidade e do perigo que os poderes de Elsa apresentam, podendo controlar e criar neve e gelo. Na verdade, elas são separadas de qualquer contato humano, de forma que quando Elsa vai se tornar rainha e é promovido um grande baile no reino, ela se desentende com Anna que quer casar com um príncipe que conheceu no mesmo dia (!) e acaba revelando seus poderes. Elsa então se refugia numa montanha criando seu próprio castelo de gelo, e cabe a Anna e seu novo amigo Christoff resgatarem a irmã e retomar o verão, já que ela condenou todo o reino ao inverno.



A história é encantadora e é desenvolvida de uma forma dinâmica, compreensiva e deliciosa de acompanhar, com várias canções (ora gente, é um desenho da Disney!) super divertidas e bem feitas. Nisso, não temos apenas a ‘aventura’ como tema, mas o amor, o medo, o relacionamento familiar, a superação e a liberdade. Todos os personagens são muito bem trabalhados e enquanto a desastrada Anna nos encanta ao longo do filme pela sua espontaneidade e simpatia, Elsa nos conquista em uma única cena ao soltar o cabelo. Também os coadjuvantes têm seu espaço, de forma que rimos várias vezes do simpático boneco de neve Olaf que sonha com o verão. Além de tudo, a animação é simplesmente fantástica, nos levando a vários cenários invernais, castelos e muita magia.



Assim como A Pequena Sereia, A Bela e a Fera e outros clássicos aos quais Frozen está sendo comparado, Frozen – Uma Aventura Congelante é um filme lindo em todos os aspectos: tem uma história linda, um visual lindo, um desenvolvimento lindo. É impossível não nos encantarmos com as personagens e pasmem, até com as músicas na cabeça iremos ficar. Superando em muito as minhas expectativas, Frozen é impecavelmente bem feito, e uma das melhores animações dos últimos anos.

Postagens Relacionadas

15 comentários

  1. Hey, realmente é um filme que vem pra salvar algumas animações sem conteúdo que tem sido lançadas. Antes de assistir tinha lido uma crítica sobre o filme e ouvido falar no Olaf e pensei, será mesmo que ele é tão encantador? Então, quando vi o filme, me vi encantada com aquele bonequinho querido e sonhador *-* , me surpreendi muito e positivamente com esse filme! Até pensei em escrever sobre ele, mas não consegui escrever nada bom =/ ...! Ah, eu vi uma montagem da música let it go, que tem trechos em vários idiomas, tudo muito bem sincronizado, ficou demais! ;*
    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse filme simplesmente perfeito. A história é incrível e todos os personagens são cativantes, principalmente o Olaf! <3

    www.voamari.com

    ResponderExcluir
  3. Ora ora, com essa crítica concordo completamente, muito boa menina =D
    Sem dúvida as músicas muito bem feitas, diversificadas e bem adequadas aos momentos, combinadas com o visual e com o enredo em "conto de fadas" - com partes meio bobas e outras emocionantes - fizeram relembrar bem os filmes mais antigos deles. O próprio Enrolados até que tava se aproximando, mas faltava alguma coisa que o Congelados conseguiu preencher.

    O filme é tão bom que me inspirou na minha nova canção: "Um vilão narigudo feliz!"
    Hohoho

    ResponderExcluir
  4. Assisti o filme em um cinema Lumière, mas o som estava muito ruim então não gostei muito do filme nessa primeira vez, mas quando assisti o filme em inglês, nossa, me apaixonei, pelas músicas, pelo visual (é incrível como os nossos sentidos estão interligados, na primeira vez no cinema só prestava atenção no som ruim e nem olhei a fotografia perfeita do filme floquinhos de neve na cara <3 ). Adorei também a questão de ter um príncipe vilão e uma princesa com irmã e que nenhuma casa durante o filme. A Disney realmente criou um clássico com toda a mágica e musicalidade esperada!
    Meu Filme virou Livro

    ResponderExcluir
  5. Nossa pensei exatamente isso quando vi Frozen senti mesmo encantamento que senti quando vi Cinderella ou Branca de Neve pela primeira vez e que já nao sentia há anos com as atuais animações. Fiquei realmente bem satisfeita!

    ResponderExcluir
  6. Gosto da sua critica ainda não assisti o filme e fiquei ainda mais com vontade
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii Vick!! \o/
    Own, quero ver Frozen, todo mundo fla que é lindo! <3 E a msuica ja me ganhou, é um amor, tanto com a Idina Menzel, quanto com a Demi.

    Beijos,
    Nina Xaubet
    Storytime, storyteller

    ResponderExcluir
  8. A o verãããããoooo...
    Muito bom o filme. Realmente fazia tempo que a Disney não me surpreendia tanto. As músicas são as melhores e também bem colocadas. Vale a pena assistir.
    Muito boa crítica também.

    Douglas Kuamoto

    ResponderExcluir
  9. Tu gostu mesmo desse filmoso! Vamos ver um dia :D

    ResponderExcluir
  10. Teu post me deu mais vontade ainda de ver esse filme. Aliás, os filmes da Disney = amor. :)

    ResponderExcluir
  11. Amei Frozen, sério! Muito mesmo. Assisti há mais de 1 mês e as músicas ainda estão na minha cabeça. É uma animação linda e que as crianças realmente merecem assistir.

    Amei sua crítica :D Já tinha sido sobre a inspiração em A Rainha da Neve, mas é sempre bom se informar mais :)

    ResponderExcluir
  12. Eu AMEI esse filme!! Ok, é difícil um filme da Disney que eu não ame, mas esse me conquistou por muitos aspectos! Amei o fato da Disney estar se atualizando à realidade que nós vivemos agora. "Não pode casar com alguém que acabou de conhecer!" isso é completamente contrário aos desenhos de princesas mais antigos, é uma Disney reiventando Disney, fazendo arte de verdade ao incorporar os valores da nossa época nas suas tramas, isso é mágico! E eles já vem fazendo isso, sutilmente há algum tempo, com Enrolados e especialmente Valente também, por exemplo.
    Também AMEEEEI a cena que o trenó do Kristoff cai do penhasco e pega fogo!! Quer dizer, era um trenó, não tinha porque pegar fogo, vi ali uma crítica ao cinema onde qualquer acidente sempre resulta em explosões improváveis. Outra coisa bacana é o dono do mercadinho onde a Anna conhece o Kristoff, tem uma hora que ele fala sobre a família dele e eles aparecem e dá pra ver que são 4 crianças, acho, e outro cara! É rápido e super sutil, mas mais um motivo para amarmos Disney!
    Por essas e outras que me irrito quando alguém fala mal de animações, quando me chamam de infantil por curtir.. sei lá, qualquer um com um pouquinho de senso crítico percebe que as animações da Disney vão muuuuito além de musiquinhas e vestidos bonitos..
    Enfim, acho que falei demais, né? Haha! Beijos!

    http://amandainacio.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu to com vontade de assistir pq amo animações, mas foram poucas pessoas que me falaram bem desse filme :c

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/2014/02/descreva-o-coffee-drop-em-uma-frase.html
    Você pode me ajudar com uma TAG lá no meu blog? thx :3

    ResponderExcluir
  14. Fiquei até com vontade de assistir depois dessa indicação! *-*

    www.lilasesol.com

    ResponderExcluir
  15. Congelado acho que é uma proposta incrível da Disney veio para conquistar jovens e velhos. Agora é um dos mejores películas disponible en HBO não perca a oportunidade de ver e desfrutar a magia da Elsa e Anna, nesta história de amor pouco convencional

    ResponderExcluir