Crítica: Forrest Gump


sexta-feira, 26 de setembro de 2014



Fiquei muito empolgada quando soube da brilhante iniciativa do Cinemark, que tem exibido uma série de filmes clássicos em sessões especiais, viabilizando esses filmes para um público novo ao mesmo tempo em que chama os velhos fãs ao cinema. Sendo assim, fiquei muito feliz de poder assistir meu filme preferido no cinema: Forrest Gump, O Contador de Histórias.



Estrelado por Tom Hanks, o filme inicia com o próprio Forrest Gump contando sua história em um ponto de ônibus, narrando ingenuamente acontecimentos da sua infância e como participou de diversos fatos históricos do século XX. Acompanhamos o personagem quando criança na icônica cena em que descobre gostar de correr, como ele foi para a faculdade e se tornou um dos melhores jogadores do time de futebol americano, como ele virou um herói da Guerra do Vietnan, como virou capitão de um navio pesqueiro, como ele conheceu diversas personalidades (Elvis Presley, John Lennon) e presidentes (Kennedy, Johnsonl, Nixon) e como influenciou desde frases de para-choque até o caso Watergates.



Todos esses acontecimentos vivenciados por Forrest ganham uma interpretação nova, já que o Q.I do personagem é abaixo do normal e por isso, Forrest não entende a dimensão das coisas que presencia e acata com obediência tudo que lhe é dito, irritando-se apenas quando é chamado de idiota: “idiota é quem faz idiotice”. Além de apresentar um inteligente panorama dos anos sessenta e setenta, Forrest também conta uma interessante história pessoal e é bonito ver como ele interfere na vida das pessoas ao seu redor e principalmente, como se desenvolve seu relacionamento de Jenny, por quem nutre um amor tão puro mesmo tendo vidas totalmente diferentes.



Impossível eleger apenas uma característica marcante deste filme. Se analisarmos friamente os aspectos técnicos, nos surpreenderemos nas diversas montagens que resultaram nos encontros de Forrest com icônicas personalidades do século XX. Também ficaremos maravilhados com a direção sensível, com as belíssimas paisagens pelas quais Forrest corre e pelo simples flutuar de uma pena, todas as cenas entrelaçadas com uma excelente trilha sonora refletindo o espírito dos anos sessenta. Contudo, não é isso que faz de Forrest Gump um dos melhores filmes já produzidos: somos envolvidos por um delicioso roteiro, inteligentíssimo e muito bem elaborado, que nos faz rir a cada “mudança” que Forrest provoca, nos atinge em momentos dramáticos, enfim, nos desperta diversas emoções.



Em Forrest Gump, não apenas o protagonista como toda a galeria de personagens nos envolve e cativa de alguma forma. Rimos do Bubba e suas explicações sobre “camarão” e torcemos pelo destino do Tenente Dan, mas certamente a mais impactante é Jenny: amiga de infância de Forrest Gump (que, nas palavras dele, tinha “um pai muito carinhoso que gostava de tocar nela”), a jovem é totalmente perdida e infeliz, passando pelas piores situações possíveis. Entretanto, todas essas situações são vistas pela ótica de Forrest, que a ama sinceramente e nos faz torcer muito pelos dois.



Forrest Gump é um filme maravilhoso que, mesmo após ver duas, três, cinco vezes, continua a nos encantar e encontramos novos detalhes a cada vez que assistimos. É inteligente, divertido e inspirador, retratando assuntos sérios com uma sensibilidade acima do normal, sempre sob a ótica desse icônico personagem. Nesta quinta vez que assisto, meu único arrependimento é não ter visto pela primeira vez no cinema, porque esse é um filme para se apreciar da melhor maneira possível.

Postagens Relacionadas

13 comentários

  1. Olá.
    Também achei interessante o Cinemark apresentar sessões com filmes antigos e que fizeram muito sucesso. Atualmente, ainda tem pessoas que não sabem como encontrar esse clássicos, e por quê não assisti no cinema? Gostei mesmo e Forrest Gump é ótimo.

    =D
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Agora que eu li a sua resenha me deu vontade de assistir o filme agora, haha
    O filme parece ser realmente bom, ainda não assisti, mas já anotei aqui ♥

    Beijoss
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, lhe garanto, jamais se arrepemdera. É um filme maravilhoso, e faz parte da minha lista pessoal de um dos melhores filmes já vistos. E excepcional.

      Excluir
  3. Que legal essa ideia do Cinemark, nota 10 pra eles! Sou fã do Tom Hanks, mas nunca terminei de assistir Forrest Gump. :(

    Beijão,
    Boneca de Pano Rosa

    ResponderExcluir
  4. Olha tenho que me segurar, senão meu dinheiro fica todo com a Cinemark sério hahahaha
    AMO esse filme

    ResponderExcluir
  5. Flor que mega post! Adorei, nunca assisti esse filme, adoro filmes sensíveis que sejam inspiradores também, anotei a dica! Parabéns pelo texto!
    Resenha: Arma de Vingança - Danilo Barbosa
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/resenha-arma-de-vinganca-danilo-barbosa.html

    ResponderExcluir
  6. Já falei sobre esse filme no meu blog, acho ele simplesmente INCRÍVEL! Se eu soubesse que passaria no cinema tinha assistido lá. :(

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  7. Que iniciativa legal do Cinemark, não tava sabendo disso! Pena que aqui na minha cidade não tem... aliás, tá dureza esses cinemas daqui, viu, não chega nada novo e quando chega, tá super atrasado já... um saco!
    Mas sim, Forrest Gump é amor! Acho que assisti apenas uma vez quando eu era bem mais nova, mas é uma história que marca, né?
    :*

    ResponderExcluir
  8. Amo esse filme!
    Sempre gostei do Tom Hanks, e esse é um dos melhores filmes que ele já fez, e isso foi no começo da carreira dele, o que é ainda mais surpreendente.
    Se analisarmos o filme além do óbvio podemos nos surpreender com a narrativa.
    Esse é um daqueles filmes que não me importo nem um pouco em assistir muito mais de uma vez.
    É uma ótima dica, principalmente agora que está passando no Cinemark.


    Beijos e até mais


    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter
    Instagram: @ooutroladodaraposa

    ResponderExcluir
  9. Me lembro de ter assistido esse filme há muuuuuuito tempo atrás rs mas é realmente um filme excelente, amo o Tom Hanks!
    Bjos
    www.camillanunes.com

    ResponderExcluir
  10. Oii,

    Eu conhecia o filme com o meu namorado que já gostava da história, e eu AMEEEEI! Muito bom o filme, e sim vou assistir novamente!!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Que iniciativa maravilhosa do Cinemark! Adoraria rever alguns clássicos no cinema, vou procurar saber mais sobre essa novidade.

    ResponderExcluir
  12. Essa proposta do cinemark é muito bacana mesmo! Pena que eu não tenho tempo pra ir ao cinema nos dias que eles dispõe para ver o filme :(
    Esse que você citou parece bacana! Eu gosto dos clássicos! =)

    ResponderExcluir